quinta-feira, 28 de junho de 2012

Literatura e Fotografia


Fim de semana com oficinas de literatura e fotografia na UFFS – Campus Realeza


Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/Realeza)

e Vanessa Pagno (Ciências Naturais/Realeza)



No último sábado, 23 de junho, foram oferecidas na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza mais duas oficinas, literatura e fotografia, as quais estão inseridas no cronograma do Festival de Inverno que acontecerá na instituição no mês de agosto deste ano. Antes desse sábado, já havia sido oferecida no campus a oficina de música. As oficinas se estenderam durante todo o sábado, sendo que pela manhã quem conduziu a oficina de literatura foi o professor Ms. Saulo Gomes Thimóteo e à tarde o professor Dr. Sérgio Roberto Massagli; quem ficou a frente da oficina de fotografia, nos dois períodos, foi o fotógrafo profissional Cleiton Piazentini.

Quem participou da oficina de fotografia, ministrada por Cleiton Piazentini, pôde ter uma noção de como antigos fotógrafos trabalhavam com máquinas analógicas, a quantidade de pixels registrados pelas máquinas fotográficas, quantidade de DPIs (número de pontos por polegadas que cada imagem tem), funções das máquinas fotográficas, velocidade, abertura da lente, ISO (sensibilidade dos filmes para tirar fotos em ambientes com pouca ou muita iluminação), foco e enquadramento de uma imagem. Além disso, puderam também ver como se edita fotos no photoshop, para deixar as imagens mais claras ou mais escuras, mudar a cor, tirar olhos vermelhos e pintas, aumentar ou diminuir o tamanho da imagem, dentre outros.

A acadêmica Alexandra do Amaral, 3ª fase de Licenciatura em Ciências, participou da oficina de fotografia e disse, em conversa ao Comunica, que a oficina foi muito proveitosa, já que ela pôde ter uma noção de como eram as máquinas analógicas, que além de antigas e pesadas, não eram tão práticas quanto às de hoje e pôde ter uma noção de como devemos tirar fotos adequadamente, mesmo com máquinas amadoras.
                                                                    Vanessa Pagno/Comunica

Cleiton falando sobre os efeitos das máquinas analógicas, 
durante a oficina



Em literatura, como já dissemos, as atividades se dividiram em dois períodos, nos quais houve o câmbio do professor orientador. Além disso, os temas trabalhados nos períodos também foram distintos. Para nossos postulantes a escritores literários, o dia começou com as falas do professor Saulo a respeito do gênero literário conto. Em síntese, o professor se preocupou em proporcionar aos participantes da oficina um contato com exemplos diversos de contos escritos por autores também diversos.

À tarde, a oficina de literatura retomou as atividades sobre nova direção, com o professor Sérgio. O professor trabalhou nesta tarde outro gênero literário, a poesia. Em conversa com o Comunica, Sérgio nos falou uma coisa que acredita que possa ser aplicado à literatura em geral. Para o professor Sérgio, “não há como ensinar alguém a escrever conto ou poesia” a oficina de literatura para ele, mais especificamente a parte que ele ministrou, teria o intuito de “ver que recursos os autores utilizam para escrever um poema”.

O Comunica Realeza também conversou com a acadêmica da 5ª fase do Curso de Letras, Marinice Artmann, que participou da oficina de literatura nos dois períodos. Para Marinice, “a escolha dos textos foi muito boa, tanto de manhã quanto à tarde, pois os professores trouxeram vários tipos de escrita”. Marinice deixou claro que gostou muito da oficina e que saiu desta com um acréscimo ao seu repertório de leitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário