segunda-feira, 11 de junho de 2012

Audiência pública sobre a implantação do curso de Medicina na UFFS


Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia - Erechim)


A tarde de hoje, 11 de Junho, foi de conversa, esclarecimentos e manifestos para as pessoas que participaram da audiência pública dos cinco campi da Universidade Federal da Fronteira Sul. Através de uma videoconferência, a comunidade acadêmica pôde discutir sobre o assunto que surpreendeu muitos desde que fora publicado: a proposta de implantação de um curso de Medicina na UFFS.

UFFS/Erechim na audiência pública. Foto de Kelly Cristina dos Reis

Inicialmente, o Reitor Professor Jaime Giolo comentou brevemente sobre o histórico da expansão do ensino superior no Brasil. E, posteriormente, destacou a necessidade de ampliação dos cursos na área da saúde, tendo como foco a falta de profissionais no ramo. Também foram citados outros fatores negativos, tais como: a grande concorrência de interessados, por conta das poucas vagas disponíveis para os cursos de Medicina no Brasil; e a complexidade no processo de criação deste.

Em um segundo momento, cada um dos campi teve a oportunidade de questionar sobre o projeto e expor as ideias sobre o tema. Uma das principais indagações foi sobre o motivo de o curso ser instalado em Passo Fundo, ao invés de ser implantado em algum campus já existente da UFFS. Ficou claro para os participantes, o repúdio dos estudantes com a forma de desenvolvimento do projeto de expansão, que, de acordo com os representantes do corpo discente, foi construído de uma forma arbitrária e sem participação da comunidade acadêmica.

Intervenção dos discentes da UFFS/Erechim. Foto de Kelly Cristina dos Reis


No final da atividade, foi feita a observação de que esta audiência é apenas o primeiro debate, e que ainda haverá encontros em cada campi – com a presença da reitoria – para discutir o projeto de implantação do curso de Medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário