quinta-feira, 28 de junho de 2012

La Broma grava radionovela


Grupo de Teatro La Broma realiza gravação de radionovela em Ampére – PR


Por Eduardo Alves dos Santos (Letras Português e Espanhol/ Realeza)

Na manhã do dia 21 deste mês, o já conhecido Grupo de Teatro La Broma, do qual faço parte, se deslocou da UFFS - Campus Realeza até a cidade de Ampére, a qual faz divisa com o município de Realeza, para realizar, na Rádio Comunitária Interativa 91,7, a gravação da radionovela que o grupo vinha organizando há aproximadamente três meses. A radionovela pode ser considerada como sendo uma parte do espetáculo encenado pelo grupo, Marcelo, Membrillo, Martillo: Marcelo, Marmelo, Martelo. Este espetáculo faz parte da programação que o grupo organizou para o primeiro semestre deste ano.


                                                                          Éder Damer/ UFFS

Renata Orlandi, Denise Felicetti e Pedro Dettoni, realizando a 
gravação de uma das cenas da radionovela




Cabe ressaltar que Marcelo, Membrillo, Martillo trata-se de uma adaptação que o grupo fez da obra escrita por Ruth Rocha, chamada Marcelo, Marmelo, Martelo. A princípio, a ideia era a de apenas realizar a organização de uma peça teatral destinada ao público infantil utilizando-se como base o texto da escritora brasileira. Mas no momento em que chegou a coordenação do grupo o convite para criar algo com o intuito de ser exposto na região, através do rádio, logo o grupo teve a ideia de transportar a história que se estava organizando para os palcos também para a forma de radionovela.
                                                                                Éder Damer/ UFFS

Membros do Grupo de Teatro La Broma que participaram da gravação
 
Para muitos do grupo, foi o primeiro contato que tiveram com a forma que se faz uma gravação para um programa de rádio. Como se pode presumir, a atividade foi realizada sob um clima de descontração total, com muitos risos e piadas sobre os pequenos erros de gravação que iam acontecendo. Clima este que contagiou até os dois funcionários da Rádio Comunitária Interativa FM, a qual tem convênio firmado com a UFFS – Campus Realeza, que auxiliaram o grupo na gravação e que também são os responsáveis pela edição do material gravado.
 
 
                                                                              Éder Damer/ UFFS

Integrantes do Grupo de Música que gravaram a música tema da radionovela
 
O Grupo de Teatro La Broma contou com um reforço importante neste dia, foi a participação do Grupo de Música, também da UFFS – Campus Realeza, coordenado pela professora Ms. Cassiane Gotâma Tasca Pedroso. O grupo da professora Cassiane auxiliou ao La Broma ficando responsável pela gravação da música tema da radionovela, a qual também será utilizada na peça teatral. A música foi gravada antes que o Grupo La Broma chegasse ao local, porém, pelas informações passadas pelo professor Marcos Roberto da Silva, integrante do Grupo de Música e também do La Broma, a gravação foi um sucesso.

Quanto à encenação da peça, o Grupo La Broma está na fase final dos preparativos, dando ênfase ao posicionamento dos atores no palco e à articulação das palavras. Este último aspecto é muito importante, uma vez que a peça, da mesma maneira que a radionovela, é construída em dois idiomas, o português e o espanhol. A peça será encenada na Casa da Cultura de Realeza – Paraná possivelmente na segunda semana de agosto para crianças das escolas públicas do município. Àqueles que ficaram com curiosidade de saber como ficou o resultado final, a radionovela Marcelo, Marmelo, Martelo: Marcelo, Membrillo, Martillo irá ao ar na Rádio Interativa FM 91,7 Mhz às 11h00 de sábado, dia 30 de junho.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário