segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Programa Cultural SINESTÉSICOS retornará em 2012

Por: Selí Teresinha Leite (Geografia/Licenciatura-Erechim)


Dentre os programas de extensão inscritos para serem executados a partir de março 2012, está o Sinestésicos: arte, cultura & comportamentos altissonantes, cujo objetivo principal é “estabelecer um ciclo de atividades acadêmicas, com periodicidade regular e ênfase em manifestações artístico-culturais, a fim de incentivar circulação de informações e fomentar a formação de público para manifestações artísticas.” (fonte: programa Sinestésicos).

Este programa foi o primeiro de extensão da UFFS e sua primeira edição aconteceu de agosto à dezembro de 2010, com grande apreciação e envolvimento da comunidade acadêmica e comunidade externa. Por conta do grandioso sucesso dessa primeira edição, a partir do dia 10 de março do ano vindouro o programa estará novamente inserido nas pautas de eventos da UFFS-Erechim e toda comunidade interna e externa estão desde já convidadas a participarem e interagirem no decorrer das atividades propostas pelo projeto.

Primando pela diversidade e qualidade, o cronograma da segunda edição foi estruturado em cinco eixos (ou projetos) que ficaram assim distribuídos:

1) ALTISSONÂNCIA: formado por oficinas de formação, com o propósito de promover o desenvolvimento da produção artística local;

2) CINEMA E SABER: sessões de cinema e debates que façam analogias com o saber e o conhecimento.

3) DIÁLOGOS: composto por palestras e mesas redondas com o objetivo de discutir a intermediação entre os saberes acadêmicos e os saberes empíricos;

4) FESTIVAL INTERMITENTE DE BANDAS: constituído pela apresentação de bandas locais e da região para encontros com a comunidade em espaços públicos da Cidade de Erechim;

5) PARTILHANDO LEITURAS: formado por conversas e debates sobre autores e livros, para propiciar o acesso ao “círculo do livro”.

A equipe colaboradora do programa é formada por professores, técnicos e voluntários, sob coordenação do prof. Atílio Butturi Junior. Mais informações estarão disponíveis, em breve, no blog no projeto 

http://sinestesicosuffs.blogspot.com/ e no twitter http://twitter.com/#!/Sinestesicos. Todas as atividades da primeira edição podem ser encontradas nesses links.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Comunica Erechim apresenta trabalho no 5º CBEU em Porto Alegre

Vanessa Luisa Freiberger (Engenheria Ambiental e Energias Renováveis/ Erechim)

O projeto Comunica, no campus Erechim, está em andamento desde março de 2011 e nesse período foram produzidos mais de cem textos por acadêmicos bolsistas e voluntários, gerando mais de 5.500 acessos ao blog do Comunica Erechim. 

Com o intuito de expor as atividades realizadas no projeto Comunica Erechim, os acadêmicos que fazem parte do projeto participaram do 5º CBEU – Congresso Brasileiro de Extensão Universitária / As Fronteiras da Extensão, que ocorreu entre os dias 8 e 11 de novembro de 2011. O título do trabalho foi Comunica: Laboratório de Produção Textual – UFFS / Campus Erechim, apresentado na sessão de comunicação oral pelas acadêmicas Darline Balen, Jéssica Amroginski e Vanessa Freiberger,  no dia 10 de Novembro, nas dependências da PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Além das apresentadoras, também participou do Congresso a acadêmica do Comunica, Selí Leite.


Imagem: as acadêmicas do Comunica no 5° CBEU


Nova Pós-Graduação em Erechim

Andrei Vanin (Filosofia/ Erechim)

A UFFS campus Erechim abre as inscrições para o curso de Pós-Graduação Latu Sensu em Processos Pedagógicos na Educação Básica. O curso é totalmente gratuito e são ofertadas 35 vagas. Segundo o edital Nº 164/UFFS/2011 (Disponível no site: http://www.uffs.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=553&Itemid=899 ), “as vagas destinam-se a candidatos portadores de diploma de cursos superiores de graduação, em cursos de licenciatura ou áreas afins, devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), preferencialmente professores e gestores que atuam na Educação Básica.” 

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Salsa, Son y Rumba!

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental/Erechim)

Na próxima sexta-feira, 25, será realizada, no auditório da UFFS-Erechim a  II Oficina de Dança: Esto es Salsa, Son y Rumba! ministrada pelos professores Anderson A. Genro Alves Ribeiro e Rafaela Bressan. A oficina terá início às 18 h e término às 20 h. 


A primeira oficina foi realizada em setembro como parte alusiva da programação de aniversário da UFFS. Devido ao número de solicitações por parte dos participantes para a realização de uma nova oficina e visto que os professores Anderson e Rafaela participaram do Congresso Internacional de Salsa em São Paulo, decidiu-se realizar a segunda oficina de dança.

Conforme Anderson, “O objetivo principal é divulgar um pouco da dança de salão, em especial a Salsa e seus assemelhados como a Rumba, o Cha-cha-cha, o Son, o Merengue, entre outras”. Ele também comentou sobre a possível formação de um grupo de danças.

Uma das recomendações para quem pretende participar é usar roupas e calçados confortáveis. Não será exigida vestimenta especial. Também vale ressaltar que o curso está aberto a todos os públicos, não sendo necessário ter participado da I oficina de dança e nem possuir um companheiro de dança.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail andersonalvesribeiro@gmail.com.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011


Primeiro SEPE em Erechim e suas atividades



Andrei Vanin (Filosofia/ Erechim)

A Universidade Federal da Fronteira Sul promoveu o Primeiro Seminário de Ensino, Pesquisa e extensão (SEPE), entre os dias 17 e 18 de novembro de 2011. O Seminário tinha como objetivo, segundo os organizadores, “incentivar a apresentação das pesquisas realizadas pelos acadêmicos”. A apresentação de trabalhos para os acadêmicos que eram bolsistas (remunerados) de pesquisa e de extensão era obrigatória. Já a apresentação dos bolsistas voluntários ou de outra modalidade de bolsa era facultativa. Também acadêmicos ouvintes poderiam se inscrever.

O Seminário começou com uma mesa redonda no dia 17,  pela  manhã, com dirigentes da Fundação Araucária, do Paraná, e da Fapesc, em Santa Catarina, transmitida por vídeoconferencia para os outros campi, cujo titulo era As políticas de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação no Sul do Brasil. À tarde, aconteceu a apresentação de trabalhos. No campus Erechim, nessa primeira tarde,  foram apresentados onze trabalhos, todos eles ligados a algum projeto de pesquisa ou extensão. Foi uma atividade interessante, pois os alunos apresentavam o projeto ou os resultados já alcançados com as pesquisas e depois abria-se para um debate com professores convidados que compunham a mesa.

III NED – Uma troca de saberes e aprendizados entre docentes e futuros docentes


Por Willian Moura e Jessica Pauletti (Ciência/Realeza)

Realizou-se na segunda-feira, 07 de Novembro, o terceiro evento do NED (Núcleo de Estudos em Docência) na UFFS/Realeza. Ocorreram duas palestras que contaram com a presença de acadêmicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e de Licenciatura em Letras/Espanhol de Realeza, além da participação especial dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação no Campo, da UFFS/Laranjeiras. 

Na palestra da tarde, ministrada pela professora Maria Eliza de Mattos Pires Ferreira, da Universidade Anhembi Morumbi, foram enfatizadas questões como a Pedagogia, que nada mais é do que a ciência da educação, e o momento em que ocorre uma inversão nos papéis de teoria e prática. Segundo a palestrante, a “teoria é construída a partir da prática”. Foram explanados os pensamentos de autores como Dewey, Durkheim e Herbert. A professora falou sobre a forma como estão sendo usados conceitos de forma errônea nos dias atuais. Um exemplo deles é o conceito de educação, que acaba sendo utilizado de maneira ampla e complexa, como se todos entendessem de forma coerente o que seus vários sentidos querem dizer. No senso comum, os alunos são como “seres não iluminados”, e o professor “passa o conhecimento, o saber”. Assim, a escola se torna um espaço aberto, no qual interagem alunos e professores. 

                                                                                                                              Maiara Vissoto/UFFS
A Palestra contou com a participação de acadêmicos,
professores e técnicos da UFFS.


Despedida com chave de ouro!

Projeto de extensão realiza sua última oficina do ano focando na obra de Chico Buarque de Holanda
                                                                                                                       Juciane Fornal/Comunica
Professor Sérgio iniciando último o encontro do ano do projeto.

 Por Vanessa Pagno (Ciências/Realeza)

Na tarde do último dia 05 de novembro, muitos apaixonados pela música popular brasileira (MPB) se uniram para assistir à última oficina do projeto de extensão “História, Cultura e Poesia das letras na Música Popular Brasileira”, coordenado pelo Professor Dr. Sérgio Massagli.
 Após o sucesso das oficinas voltadas para o “Samba”, “Bossa Nova” e “Tropicália”, o projeto decidiu apostar na obra de Chico Buarque de Holanda, grande cantor e compositor brasileiro. Como era de se esperar, este último encontro foi um verdadeiro show, teve de tudo, desde músicas de Chico Buarque até vídeos de obras do cantor, com direito a interpretação da música “Meu refrão”, de Chico Buarque, feita pela acadêmica do curso de Ciências, Ana Paula Ghizzo, acompanhada pelo som de violão tocado pelo comerciante César Detoni.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Final de semestre movimenta Curso de Letras do Campus Cerro Largo – parte I


por Kátia Fernanda Gauer (Letras Português e Espanhol / Cerro Largo) 

Com o objetivo de contribuir com a formação dos acadêmicos e com o processo de construção do Curso de Letras da UFFSCampus Cerro Largo, foram desenvolvidas diversas atividades / eventos entre os dias 19 de outubro e 11 de novembro.

19 e 20 de outubroCurso de Letras da UFFSCampus Cerro Largo recebeu professores e estudantes da Universidade de Kiel da Alemanha

Nos dias 19 e 20 de outubro de 2011, ocorreu a atividade de intercâmbio entre professores e estudantes de língua portuguesa e língua espanhola da Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, da Alemanha e professores e estudantes do Curso de Letras da UFFS- Campus Cerro Largo. Organizada pelos professores Cristiane Horst e Marcelo Krug, a atividade teve o intuito de proporcionar troca de experiências em relação ao ensino,  pesquisa e extensão nas universidades envolvidas.
No que diz respeito à programação, podemos destacar a palestra ministrada pelo professor Harald Thun, “Contatos do português brasileiro em áreas de fronteira”, que abordou três projetos de pesquisa que combinam a dialetologia pluridimensional e contatual com a sociolinguística. Houve também a troca de experiências em momentos de integração, oportunidade em que os participantes se comunicaram em português, alemão, inglês e, principalmente, em espanhol.
A acadêmica Marciele Marques (UFFSCerro Largo) relata "Fue una experiencia maravillosa! ,destacando as diferenças culturais existentes entre os dois grupos,uma experiência de trocas, aprendizagens e muito conhecimento adquirido acerca do todo. Espero que tenhamos outras oportunidades como essa, levando em conta a situação de interação que foi vivida."
Outro momento significativo foi a visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Schardong, que tem a língua alemã e a língua inglesa como línguas estrangeiras em seu currículo. Além de assistir aulas, ocorreu um diálogo sobre o ensino nas escolas no Brasil e na Alemanha, como também uma conversa sobre o trabalho que a escola vem realizando em relação ao ensino de línguas estrangeiras e suas perspectivas para o futuro. 
Fonte: Serviço de Apoio à Comunicação

25, 26 e 27 de outubro - Curso de Letras da UFFS - Campus Cerro Largo realizou a I Semana Acadêmica de Letras

Entre os dias 25 e 27 de outubro ocorreu a I Semana Acadêmica do Curso de Letras da UFFSCampus Cerro Largo, sob a coordenação dos professores Ana Beatriz Ferreira Dias,  Demétrio Alves Paz e Marcelo Jacó Krug. O evento abarcou  três grandes áreas do conhecimento pertinentes às Letras, em forma de mesas redondas, comunicações e oficinas: Linguística, Língua Espanhola e Literatura.
 Na primeira noite, a mesa redonda de Linguística, coordenada pela professora Cristiane Horst (UFFS), teve como participantes as professoras Cláudia A. Rost Snichelotto (UFFS – Campus Chapecó) e Tatiana Keller (UFSM). Podemos destacar as discussões acerca da variação e mudança linguística, possibilitando reflexões e questionamentos referentes à polêmica do livro didático Por uma vida melhorde Heloísa Ramos, e também sobre a própria prática em sala de aula, considerando toda inversão que a mídia provocou sobre o tema.
Na segunda noite, o tema da mesa redonda foi Língua Espanhola, que foi coordenada pela professora Neiva Maria Graziadei Fernandes, teve como palestrantes, Ana Carolina Teixeira Pinto (UFFS – Campus Realeza) e Santo Gabriel Vaccaro (UFFS – Campus Chapecó). Os integrantes da mesa lançaram um olhar ao trabalho de literatura e língua espanhola simultaneamente, fazendo reflexões sobre essa possibilidade e defendendo-a, pois segundo eles através da literatura é possível conhecer a cultura, língua e história de um povo. Ainda nesta noite tivemos a apresentação do grupo de teatro La Broma (UFFS - Campus Realeza) e do grupo de teatro Españarte (UFFS - Campus Cerro Largo).  
            Na noite de encerramento, a área do conhecimento da mesa redonda foi Literatura, que foi coordenada pelo professor Demétrio Alves Paz e teve como convidados Valdir Prigol (UFFS – Campus Chapecó), Luciano de Melo de Paula (UFFS – Campus Chapecó) e Eni de Paiva Celodonio (UFSM). Pelo que foi observado, as reflexões sobre o tema “Eu quero ler, mas minha profe não deixa...”, provocaram grande interesse do público presente, levando os ouvintes a pensarem alternativas a fim de tornar a leitura dos livros clássicos mais instigante para os estudantes do ensino médio e fundamental, sem estigmatizar outras leituras.

terça-feira, 15 de novembro de 2011


Propriedades medicinais da Carqueja: pesquisa 

no campus Erechim



Por Jessica Amroginski (Engenharia Ambiental/ Erechim) 


As Ciências Biológicas têm desenvolvido variadas pesquisas no campus Erechim. Dentre as iniciativas, destaca-se o projeto de pesquisa científica coordenado pela Professora Dra. Denise Cargnelutti, cujo tema é a planta Baccharis trimera, popularmente conhecida como “carqueja”. De acordo com a Professora, a carqueja apresenta muitos benefícios para o ser humano. Segundo ela, “ a Baccharis trimera é uma planta utilizada na medicina tradicional principalmente para a solução de problemas hepáticos, disfunções estomacais e intestinais. Análises químicas de B. trimera indicaram a presença de terpenóides, flavonóides, ligninas, carquejol e cumarinas. Estes compostos secundários observados em B. trimera seriam os responsáveis pelas suas propriedades medicinais potenciais”. 


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Inclusão Digital

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental/Erechim)

Inclusão Digital em Espaços Públicos Informatizados da Região do Alto Uruguai é um projeto de extensão da UFFS-Erechim coordenado pelo professor André Gustavo Schaeffer e tem como objetivo proporcionar a oportunidade de explorar a tecnologia através de atividades lúdicas e interativas.

O projeto foi implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa localizada no Bairro Presidente Vargas. Essa escola foi escolhida por ser a primeira a receber um computador por aluno. O projeto iniciou suas atividades na escola em outubro, porém ele vem sendo trabalhado desde agosto no sentido de conhecer o material, explorar e avaliar os jogos etc. Futuramente, o projeto prevê a sua aplicação em mais escolas que disponham de computadores.

A estudante do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Andressa Morgana Zortéa, é bolsista do projeto. Ela vai à escola nas quartas-feiras à tarde, auxiliando duas turmas que foram divididas pela faixa etária: pré-adolescentes e adolescentes. As turmas contemplam alunos do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental que possuem necessidades especiais como: deficiência física, auditiva, visual, intelectual e hiperatividade.

Geografia/Licenciatura-2010


Campi Erechim e Chapecó Viajam em Trabalho de Campo


Por Selí Teresinha Leite (Geografia/Licenciatura-Erechim)

Do dia 28/10 a 30/10 de 2011, os acadêmicos do curso de Geografia/Licenciatura turma 2010, dos Campi Erechim/RS e Chapecó/SC, participaram do trabalho de campo programado na grade curricular como complemento dos estudos feitos em sala de aula para as disciplinas de Geomorfologia, Geografia Rural e Cartografia Temática. Os professores da UFFS, Márcio Eduardo, Paula Lindo, Juçara Spinelli, Éverton Kozenieski, Dilermando Cattaneo e Ani Carla Marchesan do Campus Erechim, juntamente com Gisele Lima e Marlon Brandt do Campus Chapecó, acompanharam os acadêmicos na atividade.

A programação teve início às 2h do dia 28/10, com saída do Campus Erechim passando por Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Vacaria e Bom Jesus. Em Bom Jesus, houve a primeira parada para que os acadêmicos pudessem analisar, observar e questionar temas discutidos teoricamente em sala de aula. Na manhã seguinte, 29/10, os acadêmicos rumaram a São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Parque Nacional dos Aparados da Serra, Praia Grande e Torres. No domingo, seguindo a viagem passaram por Lauro Müller, Serra do Rio do Rastro, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Lages, Concórdia e chegaram em Erechim por volta das 2h da manhã.
Visita à Empresa Sanjo em São Joaquim - SC

Torres - RS
Parque Nacional dos Aparados da Serra - RS



sábado, 5 de novembro de 2011

  ENEM: entrada para a UFFS


Por Vanessa Luisa Freiberger (Engenharia Ambiental/Erechim)


O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi aplicado nos últimos dias 22 e 23 de novembro e contou com aproximadamente 5 milhões de candidatos inscritos. Como em anos anteriores, no sábado foram aplicadas as 90 questões referentes a ciências da natureza e ciências humanas e, no domingo, mais 90 questões de matemática e linguagens, além da redação que teve como tema Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado. 


De acordo com dados do INEP, registrou-se abstenção média de 26,4%, nos dois dias de avaliação, ou seja, 1.416.912 candidatos não fizeram as provas. 

Da perspectiva do ingresso na Universidade Pública, é importante pensar na importância que o ENEM adquiriu nos últimos anos. Segundo o coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFFS, Prof. Thiago Ingrassia Pereira, o ENEM é a "porta de entrada" para o Ensino Superior. Adquiriu importância com as políticas de expansão do Ensino Superior, tendo em vista as bolsas do ProUni. 

Na UFFS, o ingresso é feito exclusivamente pela nota do ENEM e ocorre uma política de incentivo chamada "fator escola pública", que significa que os estudantes recebem uma bonificação em sua nota do ENEM de acordo com os anos que cursou escola pública no Ensino Médio. Dessa forma, um estudante que fez os três anos do Ensino Médio em escola pública tem a sua nota do ENEM multiplicada por 1,3, o que significa 30% de "incremento". 

Finalmente, é bom lembrar que o "fator escola pública" tem incidido no perfil dos estudantes da UFFS, pois mais de 90% dos alunos da instituição são provenientes da escola pública, fato que reverte uma tendência histórica de primazia dos estudantes de escola privada nas instituições públicas federais.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O Lado “B” do Comunica

Conhecendo os integrantes do jornal UFFSense.


Por Willian Moura (Ciências/Realeza)

Clóvis Alencar Butzge.

Clóvis é o “Todo Poderoso”, ou melhor, o coordenador do Projeto Comunica e, também, do Curso de Letras da UFFS/Realeza. Após fazer um ano de Ciências Contábeis, decidiu que sua paixão não eram os números, mas, sim, as letras. Ah, e, é claro, sua esposa, a Graci. Como um bom homem convencional, gosta de jogar futebol, ler sites de jornalismo e procurar novas bandas de rock no youtube.com. Um segredo contado: adora filmes de super-herói. Super-herói preferido: Space Ghost. Nunca teve um ídolo, mas confessa que lê biografias, pois adora histórias de vida e busca nelas inspiração para a sua vida. Vive o futuro antes do tempo, sempre faz algo planejando o que virá depois. Odeia tirar fotos, mas, com custo, encontramos essa.

UFFS realizará III Seminário do Núcleo de Estudos em Docência

 

Para receber certificação de participação do evento,
       os interessados devem se inscrever no site
http://www.neduffs.org/, até o dia 06 de novembro

Por Vanessa Pagno (Ciências/Realeza)

No próximo dia 07 de novembro, acontecerá, na UFFS campus de Realeza, o III Seminário do Núcleo de Estudos em Docência. O Núcleo de Estudos em Docência (NED) é uma iniciativa dos cursos de licenciatura da UFFS, o qual pretende estabelecer uma articulação entre professores formadores, professores em atuação na educação básica e estudantes das licenciaturas, além de qualificar o processo formativo desencadeado nas licenciaturas da universidade. Esse núcleo da UFFS foi criado no ano de 2010, a partir de um projeto institucional para concorrer ao edital do programa PRODOCÊNCIA (Programa de Consolidação das Licenciaturas) da CAPES (028/2010).

O Comunica conversou com a professora Me. Caroline Heinig Voltolini, uma das coordenadoras do NED e responsável pela organização deste evento, que nos esclareceu o que é o evento do NED e como estão sendo as preparações para o mesmo.

Vai ter bisss!!??

Com o sucesso da primeira confraternização do curso de Ciências, professores e acadêmicos aguardam novo encontro.

                                                                                                                      Maiara Vissoto/Ciências
Integração entre professores e acadêmicos
do Curso de Ciências.

Por Jéssica Pauletti (Ciências / Realeza)

Nada melhor que começar a semana desse jeito! Foi isso que os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia, Física e Química puderam dizer depois da noite de segunda- feira, 24 de outubro de 2011. A confraternização entre acadêmicos e professores deste curso ocorreu na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) de Realeza e foi recheada de muito churrasco, saladas e altos papos.