quinta-feira, 31 de março de 2011

Filosofia em discussão

Por Andrei Pedro Vanin e Fernando Falkoski (Filosofia/Erechim)

Tendo em vista uma formação mais abrangente a UFFS, campus Erechim, vem desenvolvendo grupos de pesquisa nas mais diversas áreas. Na área de Filosofia, a iniciativa teve início no semestre passado, quando o coordenador do curso, professor Márcio Soares, desenvolveu em parceria com o professor Thiago Soares Leite um grupo de estudos com o intuito de analisar a “Teoria Platônica das Ideias” no diálogo Fédon de Platão. Participaram vários alunos do curso, bem como técnicos e professores. Neste ano, ocorrem vários outros grupos.

A começar por Platão. Neste semestre – dando continuidade aos estudos do semestre passado – também será estudada a “Teoria Platônica das Ideias”, só que desta vez tendo o diálogo Parmênides de Platão como norteador da discussão. Os encontros ocorrem quinzenalmente nas tardes de quinta-feira. Outra oportunidade é o grupo de estudos sobre Aristóteles, que tem como tema “A Metafísica de Aristóteles: o conceito de substância e filosofia primeira”, sendo o texto para análise a Metafísica de Aristóteles. Os encontros também são quinzenais só que nas quintas-feiras pela tarde.

Acontece ainda um grupo de estudos sobre Filosofia Moderna, com o objetivo de “investigar o conceito de justiça a partir de sua intrínseca relação com a moralidade através da leitura da obra Metafísica dos Costumes de Immanuel Kant”. Os encontros deste grupo ocorrem mensalmente nas tarde de segunda-feira.

Para fechar a semana, acontecem todos os sábados à tarde um grupo de estudos sobre Língua Latina, com o intuito de apresentar a língua aos participantes, bem como sua crucial importância para a leitura de textos clássicos da Idade Antiga, Medieval e até alguns textos escritos pelos Modernos. Cabe ressaltar que esses grupos são abertos aos alunos que tiverem interesse em aprofundar seus conhecimentos. Embora alguns já estejam em andamento, se houver interesse (da comunidade acadêmica) em participar é só procurar a turma de filosofia ou os professores responsáveis no campus Erechim.

3 comentários:

  1. Olá, bem cabe ressaltar a importância da participação nesses grupos como forma de complementar a formação, visto que muitas vezes, não existe a oportunidade de aprofundar um tema na aula. Com esses grupos e leituras feita em casa e discutidas no grupo, existe uma maior oportunidade de apreensão dos conceitos e de aprofundamento da teoria, sem falar da possibilidade de comparar traduções e fazer uma análise diretamente na língua escrita pelo autor, seja no grego ou latim. Fica aí a dica para quem puder participar desses grupos e também se esses existem nos outros campi para que todos que puderem participar no intuito de complementar a formação, visto a demasia de temas que a filosofia agrega.

    ResponderExcluir
  2. Valeu a dica, Andrei, principalmente para que a tarefa chegue aos demais campi.


    Coordenadora do Projeto Comunica no
    Campus Laranjeiras do Sul-PR.

    ResponderExcluir