quinta-feira, 31 de março de 2011

Comunica Laranjeiras é premiado pelo trabalho desenvolvido em 2010

Por Silvana de C. Castilho (Engenharia de Alimentos/Laranjeiras do Sul)

Equipe Comunica recebendo premiação

Durante o ano de 2010, no Campus Laranjeiras do Sul, foram desenvolvidos 23 projetos de iniciação acadêmica, que culminaram, no fim do ano, na I Mostra de Iniciação Acadêmica da UFFS (I MIA UFFS). A Mostra, realizada nos dias 2 e 3 de dezembro, contou com apresentação de pôsteres e de comunicações orais. Reveja notícia publicada na época:(http://comunicauffs.blogspot.com/2010/12/i-mostra-de-iniciacao-academica-em.html).

Neste ano, durante a acolhida dos calouros do Campus Laranjeiras do Sul, tivemos uma grande surpresa, pois 5 projetos foram premiados, cabendo ao Comunica o segundo lugar. Alunos bolsistas e voluntários dos projetos receberam uma menção honrosa. Além disso, os alunos bolsistas dos três primeiros projetos receberam um outro prêmio: um livro de referência da área de seu curso.

Como aluna bolsista do projeto, além da menção honrosa que os demais alunos participantes receberam, recebi como prêmio um livro sobre Tecnologia de Alimentos, que vai ser útil durante todo meu curso.

Os projetos foram avaliados por uma comissão de professores em alguns critérios, como (1) Breve descrição do trabalho (domínio do trabalho), (2) Metodologia, (3) Pertinência do projeto, (4) Perspectivas para o projeto e (5) Organização das etapas da pesquisa. O projetos receberam notas de 0,0 a 2,0 em cada um dos quesitos e, ao fim dessa avaliação, foram escolhidos os 5 primeiros.

O Comunica conquistar o segundo lugar dessa premiação foi uma surpresa gratificante. O reconhecimento pelo bom trabalho realizado, apesar das dificuldades iniciais, proporcionou a todos nós do projeto grande satisfação e motivação para as atividades de 2011, que tendem a ser mais amplas, como Comunica na Escola, uma parceria entre a UFFS e a Escola Pública José Marcondes Sobrinho.

Os demais projetos premiados foram:

1º) Mulheres assentadas e participação política: análise dos condicionais individuais, sociais e institucionais da participação política do público feminino nos assentamentos de Ireno Alves e Xagu.

3º) Coletar, identificar, reproduzir e mensurar a biomassa, em matéria verde, de variedades de mandioca cultivadas regionalmente com o objetivo de aproveitamento da parte aérea para uso em ensilagem na produção leiteira.

4º) Educação ambiental e problemas sociais: o caso dos catadores de papel da cidade de Laranjeiras do Sul.

5º) Tilápia em tanques redes: Legislação.

Parabéns à equipe Comunica Laranjeiras do Sul.

2 comentários:

  1. Parabéns ao Projeto Comunica, e que este ano seja de muitos prêmios também!

    ResponderExcluir
  2. "Comunicantes" de Laranjeiras, parabenizo-os também pelo trabalho de 2010 e conto com toda a equipe de 2011, muito maior, mais jovem, com mais energia, para deslindarmos novos horizontes.

    ResponderExcluir