quinta-feira, 24 de março de 2011

UFFS faz novas parcerias com instituições de ensino

Por Elder A. Tomacheski (Agronomia/Laranjeiras do Sul)

Intitulado Evolução e Análise dos Indicadores Educacionais da Região Sul, a UFFS, em parceria com a UFSC, desenvolverá um projeto que objetiva estruturar e desenvolver uma base de dados sobre a Educação Básica na Região Sul para monitoramento e subsídio na avaliação de Políticas Públicas em Educação.

Tendo um período de execução de dois anos, o projeto contará com uma equipe prática de quatro integrantes, sendo eles: Profº. Drº. Erni J. Seibel – UFSC (coordenador); Profº. Ms. Felipe Mattos Monteiro (UFFS); Mestranda Lucimara Rodrigues (UFSC) e o graduando André Felismino (UFSC), além de mais duas gradundas da UFFS, Micheli Machry (Licenciatura em Educação no Campo) e Valdirene Dombroski (Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial).

Para obter resultados precisos, a metodologia aplicada está voltada para aspectos como organização de bancos de dados educacionais (considerando evolução das taxas de aprovação, desempenho e rendimento escolar e desempenho na Prova Brasil), suas implicações estatísticas e a cobertura regional dos dados, no âmbito Municipal e Estadual da Região Sul.

Para o desenvolvimento das atividades, o projeto prevê cursos de formação e treinamento, revisão literária, relatórios anuais, produção de artigos e, ainda, a divulgação de dados. Com isso, os resultados esperados pela equipe vão, desde a formação de um grupo de pesquisa no campo da educação, até a produção de um banco de dados precisos que forneçam informações coerentes e coesas.

Nesse espaço de tempo, a equipe irá interagir com essas instituições (municipais e Estaduais), promovendo e desenvolvendo novas formas de trabalhar pedagogicamente. Além disso, o projeto promoverá a inclusão dos acadêmicos nesse tema de pesquisa, estimulando-os a estudarem a Evolução e a Análise dos Indicadores Educacionais da Região Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário