quinta-feira, 24 de março de 2011

Você sabe o que é Extensão na Universidade?

Por Eloir Faria de Paula (Engenharia de Aquicultura/Laranjeiras do Sul)

As Universidades concentram suas atividades em três grandes aspectos: Ensino, Pesquisa e Extensão. Os dois primeiros, até pelo próprio nome, são geralmente mais conhecidos do público acadêmico. Já em relação à Extensão, grandes dúvidas cercam os alunos, principalmente os calouros. Então, vamos à dúvida: o que é Extensão na Universidade?

Extensão é a relação entre universidade e sociedade. Nesta relação, há sempre um caráter transformador, que possibilita, de um lado, a produção de conhecimento, resultante do confronto com a realidade, e, por outro, a efetiva participação da comunidade no seu processo de desenvolvimento social, cultural, econômico, ambiental e humanístico.

A Extensão, assim, é um dos espaços que proporciona a realização de atividades acadêmicas de caráter interdisciplinar, prevendo, inclusive, interação entre áreas distintas, sempre com foco na interação com a sociedade.

Diferentemente do Ensino e da Pesquisa que, por vezes, voltam-se exclusivamente para os espaços acadêmicos, a Extensão objetiva estabelecer um diálogo com a comunidade, voltando-se para seus interesses e suas necessidades e aliando-se aos seus movimentos (quase sempre de superação das desigualdades e da exclusão).

Por isso, Extensão é atividade essencial em uma Universidade que se queira democrática e inclusiva, e que deseje uma produção de conhecimento que ultrapasse os limites da relação professor/aluno e alcance a sociedade.

Conheça, a seguir, os projetos de Extensão desenvolvidos no Campus Laranjeiras do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário