quinta-feira, 17 de março de 2011

Dia de Campo mobiliza alunos de Agronomia em Laranjeiras do Sul

Por João Carlos V. Pereira da Silva  (Agronomia/Laranjeiras do Sul)
 
Durante a última sexta-feira, dia 11 de março, foi realizado no assentamento Ireno Alves, no município de Rio Bonito do Iguaçu, um dia de campo sobre sementes de milho crioulo e adubação verde. Esse dia de campo, uma espécie de workshop da área agrícola, contou com a participação da nossa universidade.

Alguns alunos do curso de agronomia tiveram a oportunidade de participar desse dia. Alem dos alunos do terceiro período de agronomia, a técnica, e agora também aluna Clarice Antunes, também participou do evento.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a propriedade de um assentado da reforma agrária que está começando a produzir leite no sistema de Pastejo Racional Voisin (PRV), ou seja, um sistema em que o pasto é dividido em várias parcelas, o que proporciona um aproveitamento intensivo da área e um menor impacto ambiental.

Após a visita ao PRV, diferentes variedades de milho (cerca de 15) foram apresentadas aos participantes, incluindo tanto variedades melhoradas para a produção moderna, quanto variedades históricas, como a 8 carreiras. Nesse ponto, um aspecto interessante foi conhecer uma variedade tão antiga que ainda se parece muito com o teocinto (planta silvestre que tem as sementes empalhadas individualmente e que deu origem ao milho tal como o conhecemos).

Após um belo almoço, os participantes do evento se dirigiram para conhecer a área experimental de pastagens que está sendo construída pela Cooperativa de técnicos (COOPERIGUAÇU) que presta suporte ao assentamento. Vale lembrar que foram esses mesmos profissionais que organizaram e apresentaram esse dia de campo.

Oportunidades como essa para o curso de Agronomia (com ênfase em agroecologia), e também para os demais cursos de nossa universidade, mantêm e reforçam o vinculo da UFFS com o desenvolvimento sustentável dos pequenos agricultores e pequenas agroindústrias das regiões envolvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário