quinta-feira, 31 de março de 2011

Conheça Nosso Aluno!

Por Projeto Comunica (Laranjeiras do Sul)

 Cheilon Fabiano Maczewski
Toda semana através da seção “Conheça nosso aluno!”, juntamente com as postagens habituais, o Comunica de Laranjeiras do Sul estará apresentando um dos alunos do nosso campus, com o objetivo de fazer uma integração entre os acadêmicos da UFFS.

Nesta semana o aluno é Cheilon Fabiano Maczewski, 18 anos, do curso de Engenharia de Aqüicultura. Cheilon veio de Florianópolis, SC, para estudar na UFFS. “Estou hoje no curso de Aqüicultura, porque já tinha conhecimento do curso pela UFSC.  Tive conhecimento da UFFS em 2009. Gostei da cidade por ser pequena, quero ficar aqui na UFFS e fazer meu mestrado e doutorado nessa área.”
Comunica Laranjeiras é premiado pelo trabalho desenvolvido em 2010

Por Silvana de C. Castilho (Engenharia de Alimentos/Laranjeiras do Sul)

Equipe Comunica recebendo premiação

Durante o ano de 2010, no Campus Laranjeiras do Sul, foram desenvolvidos 23 projetos de iniciação acadêmica, que culminaram, no fim do ano, na I Mostra de Iniciação Acadêmica da UFFS (I MIA UFFS). A Mostra, realizada nos dias 2 e 3 de dezembro, contou com apresentação de pôsteres e de comunicações orais. Reveja notícia publicada na época:(http://comunicauffs.blogspot.com/2010/12/i-mostra-de-iniciacao-academica-em.html).

Neste ano, durante a acolhida dos calouros do Campus Laranjeiras do Sul, tivemos uma grande surpresa, pois 5 projetos foram premiados, cabendo ao Comunica o segundo lugar. Alunos bolsistas e voluntários dos projetos receberam uma menção honrosa. Além disso, os alunos bolsistas dos três primeiros projetos receberam um outro prêmio: um livro de referência da área de seu curso.

Como aluna bolsista do projeto, além da menção honrosa que os demais alunos participantes receberam, recebi como prêmio um livro sobre Tecnologia de Alimentos, que vai ser útil durante todo meu curso.

Os projetos foram avaliados por uma comissão de professores em alguns critérios, como (1) Breve descrição do trabalho (domínio do trabalho), (2) Metodologia, (3) Pertinência do projeto, (4) Perspectivas para o projeto e (5) Organização das etapas da pesquisa. O projetos receberam notas de 0,0 a 2,0 em cada um dos quesitos e, ao fim dessa avaliação, foram escolhidos os 5 primeiros.

O Comunica conquistar o segundo lugar dessa premiação foi uma surpresa gratificante. O reconhecimento pelo bom trabalho realizado, apesar das dificuldades iniciais, proporcionou a todos nós do projeto grande satisfação e motivação para as atividades de 2011, que tendem a ser mais amplas, como Comunica na Escola, uma parceria entre a UFFS e a Escola Pública José Marcondes Sobrinho.

Os demais projetos premiados foram:

1º) Mulheres assentadas e participação política: análise dos condicionais individuais, sociais e institucionais da participação política do público feminino nos assentamentos de Ireno Alves e Xagu.

3º) Coletar, identificar, reproduzir e mensurar a biomassa, em matéria verde, de variedades de mandioca cultivadas regionalmente com o objetivo de aproveitamento da parte aérea para uso em ensilagem na produção leiteira.

4º) Educação ambiental e problemas sociais: o caso dos catadores de papel da cidade de Laranjeiras do Sul.

5º) Tilápia em tanques redes: Legislação.

Parabéns à equipe Comunica Laranjeiras do Sul.

Vantagens de usar o BrOffice.Org Writer

Por Alini Cristina Benderovicz (Licenciatura em Ed. do Campo/ Laranjeiras do Sul)

O editor de texto do BrOffice.Org Writer tem revolucionado a área da informática, trazendo inúmeras vantagens se comparado ao MS Word. Um exemplo disso é a compatibilidade, pois o BrOffice.Org Writer pode ser utilizado em vários sistemas operacionais, desde o Windows até o Linux, além de ler textos de diferentes extensões, como .doc, .docx, PDF, gravando também ficheiros no formato PDF, sem a necessidade de instalar nenhum software adicional. Além disso, conta também com um instalador de fontes gratuitas.

Outra grande vantagem é que este pacote de programas pode ser baixado gratuitamente, pois é um software-livre, através do endereço: http://www.broffice.org/download.

Uma das dificuldades que as pessoas têm em usar o Writer é com relação às teclas de atalho, pois são diferentes das do MS Word. Por isso, confira abaixo, uma tabela com as principais teclas de atalho e bom trabalho.

Filosofia em discussão

Por Andrei Pedro Vanin e Fernando Falkoski (Filosofia/Erechim)

Tendo em vista uma formação mais abrangente a UFFS, campus Erechim, vem desenvolvendo grupos de pesquisa nas mais diversas áreas. Na área de Filosofia, a iniciativa teve início no semestre passado, quando o coordenador do curso, professor Márcio Soares, desenvolveu em parceria com o professor Thiago Soares Leite um grupo de estudos com o intuito de analisar a “Teoria Platônica das Ideias” no diálogo Fédon de Platão. Participaram vários alunos do curso, bem como técnicos e professores. Neste ano, ocorrem vários outros grupos.

A começar por Platão. Neste semestre – dando continuidade aos estudos do semestre passado – também será estudada a “Teoria Platônica das Ideias”, só que desta vez tendo o diálogo Parmênides de Platão como norteador da discussão. Os encontros ocorrem quinzenalmente nas tardes de quinta-feira. Outra oportunidade é o grupo de estudos sobre Aristóteles, que tem como tema “A Metafísica de Aristóteles: o conceito de substância e filosofia primeira”, sendo o texto para análise a Metafísica de Aristóteles. Os encontros também são quinzenais só que nas quintas-feiras pela tarde.

Acontece ainda um grupo de estudos sobre Filosofia Moderna, com o objetivo de “investigar o conceito de justiça a partir de sua intrínseca relação com a moralidade através da leitura da obra Metafísica dos Costumes de Immanuel Kant”. Os encontros deste grupo ocorrem mensalmente nas tarde de segunda-feira.

Para fechar a semana, acontecem todos os sábados à tarde um grupo de estudos sobre Língua Latina, com o intuito de apresentar a língua aos participantes, bem como sua crucial importância para a leitura de textos clássicos da Idade Antiga, Medieval e até alguns textos escritos pelos Modernos. Cabe ressaltar que esses grupos são abertos aos alunos que tiverem interesse em aprofundar seus conhecimentos. Embora alguns já estejam em andamento, se houver interesse (da comunidade acadêmica) em participar é só procurar a turma de filosofia ou os professores responsáveis no campus Erechim.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Universitários promovem mobilização contra corte de verbas


Por Andrei Vanin e Vanessa Freiberger (Filosofia e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)

O dia 21 de março de 2011 foi marcado por mobilizações na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, isso em virtude da redução do orçamento para diárias e locações de veículos para viagens, divulgado pelo Ministério da Educação.

Com faixas e cartazes, os estudantes percorrem a avenida principal da cidade até a prefeitura, para pedir o apoio dos órgãos do município. Com a redução da verba para viagens e diárias dos alunos e professores em 50%, as aulas em laboratórios e cursos em outros campi podem ser canceladas, gerando risco aos cursos, que podem até ser invalidados pela falta de horas extra-campi.

Imagem: Foto do protesto ocorrido em Erechim (disponível no site: http://www.clicrbs.com.br/)

O corte no orçamento é uma forma de o governo tentar atingir a meta cheia de superávit primário (economia para pagar juros da dívida pública e tentar conter o crescimento da mesma) do setor público neste ano. Nos últimos dois anos a meta não foi atingida. O diretor do campus Ilton Benoni da Silva, afirmou que os estudantes não terão nenhum prejuízo com isso, pois a universidade fará o possível para tudo voltar a normalidade. Nesta terça 22 de março, as manifestações devem continuar.

O decreto número 7.446, que anuncia esses cortes, afirma que somente os ministros e em ocasiões especiais, os dirigentes de entidades subordinados, bem como secretários executivos, poderão conceder as diárias e locações de veículos para viagens. Visto deste viés, Helena B. Hader, presidente da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência, afirma que “qualquer pessoa que saia do País, com passagem paga pelo governo federal, inclusive bolsistas de pesquisa, deverá ter sua despesa autorizada previamente pelo ministro a que está subordinado.” Tendo em vista que, atualmente, existem cerca de 15 mil bolsistas no exterior, fica difícil crer que o ministro de estado conceda autorização para a renovação dessas bolsas, visto tamanha demanda.

Para a SBPC(Sociedade Brasileira de para o Progresso da Ciência) essa medida, “inviabiliza o trabalho das agências federais de fomento à pesquisa e de formação recursos humanos, como a Capes, do Ministério da Educação; o CNPq e a Finep, do Ministério da Ciência e Tecnologia.”

No intuito de reverter essa situação, os estudantes do campus Erechim, deram continuidade às manifestações realizadas pela parte do dia, fazendo à noite um manifesto nas ruas da cidade com faixas e uma visita a Câmera de Vereadores, pedindo o apoio do município. Houve também a assinatura de um abaixo-assinado contra esse projeto de lei.

Na manifestação, vários estudantes e professores fizeram-se presentes e demonstraram sua indignação. Foram feitos depoimentos, onde se afirmava que reduzir gastos é necessário, mas questionando a redução das verbas da educação, visto sua crucial importância para o desenvolvimento do País.
I Semana Acadêmica em Erechim

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental/Erechim)

Entre os dias 4 e 9 de abril de 2011, o Campus Erechim realizará a sua primeira Semana Acadêmica dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, cuja temática é "Desenvolvimento e Conservação". Com atividades durante o período matutino e vespertino, o evento contará com professores de outras instituições e tem como objetivo aumentar o conhecimento e proporcionar uma visão mais ampla das áreas envolvidas.

Imagem: primeiro dia de inscrições da Semana Acadêmica

Durante a Semana Acadêmica serão ofertados os seguintes minicursos: Fiscalização Ambiental, Lançamento e Pré-dimensionamento de Concreto Armado, Maquete de Projetos Arquitetônicos, Biodiesel, Arquitetura de Baixo Impacto, Georreferenciamento, Manejo e Conservação de solos, Vitivinicultura, Citricultura e Licenciamento Ambiental Municipal. Além dos minicursos, o evento contará com palestras, mesas-redondas e visitas técnicas.

As inscrições internas dos minicursos aconteceram no saguão da Universidade nos dias 17 e 18 de março. As inscrições externas foram realizadas nos dias 23 e 24 de março pelo site http://www.uffs.edu.br. O valor das inscrições foi de R$20,00 para a comunidade externa e para acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis. Para os acadêmicos de Agronomia, a inscrição custou R$25,00 (para os associados do Diretório Acadêmico, o custo foi de R$15,00).

O evento será uma ótima oportunidade para todos que procuram adquirir novos conhecimentos na área desejada e será livre para todas as pessoas que têm interesse nas atividades ofertadas. Mais informações podem ser encontradas no blog da Semana Acadêmica: http://semacademicauffserechim.blogspot.com.



quinta-feira, 24 de março de 2011

Você sabe o que é Extensão na Universidade?

Por Eloir Faria de Paula (Engenharia de Aquicultura/Laranjeiras do Sul)

As Universidades concentram suas atividades em três grandes aspectos: Ensino, Pesquisa e Extensão. Os dois primeiros, até pelo próprio nome, são geralmente mais conhecidos do público acadêmico. Já em relação à Extensão, grandes dúvidas cercam os alunos, principalmente os calouros. Então, vamos à dúvida: o que é Extensão na Universidade?

Extensão é a relação entre universidade e sociedade. Nesta relação, há sempre um caráter transformador, que possibilita, de um lado, a produção de conhecimento, resultante do confronto com a realidade, e, por outro, a efetiva participação da comunidade no seu processo de desenvolvimento social, cultural, econômico, ambiental e humanístico.

A Extensão, assim, é um dos espaços que proporciona a realização de atividades acadêmicas de caráter interdisciplinar, prevendo, inclusive, interação entre áreas distintas, sempre com foco na interação com a sociedade.

Diferentemente do Ensino e da Pesquisa que, por vezes, voltam-se exclusivamente para os espaços acadêmicos, a Extensão objetiva estabelecer um diálogo com a comunidade, voltando-se para seus interesses e suas necessidades e aliando-se aos seus movimentos (quase sempre de superação das desigualdades e da exclusão).

Por isso, Extensão é atividade essencial em uma Universidade que se queira democrática e inclusiva, e que deseje uma produção de conhecimento que ultrapasse os limites da relação professor/aluno e alcance a sociedade.

Conheça, a seguir, os projetos de Extensão desenvolvidos no Campus Laranjeiras do Sul.

Projetos de Extensão desenvolvidos no Campus Laranjeiras do Sul

Por Bruna Zalewski (Engenharia de Alimentos/Laranjeiras do Sul)

A Pró - reitoria de Extensão aprovou, neste ano, cinco projetos no Campus Laranjeiras do Sul, a saber:

1. Aproveitamento da parte aérea de variedades de mandiocas cultivadas regionalmente para uso em ensilagem na produção leiteira, coordenado pelo professor e diretor do campus Paulo Mayer.

2. COMUNICA – Laboratório de produção textual, coordenado pela professora Marcela Langa.

3. Núcleo de Estudo e Pesquisa em Marxismo e Educação (NEPME), coordenado pelo professor e coordenador do curso de Licenciatura em Educação no Campo Joaquim Gonçalves da Costa.

4. Formação continuada de professores e de colaboradores do Colégio Estadual Iraci Salete Strozak, coordenado pela professora Naiara Estela R. Mohr.

5. Transferência de tecnologias para a cadeia de produtos artesanais como fator de promoção regional, coordenado pela professora Cátia Tavares dos Passos.

Estes projetos de extensão, além de proporcionar experiência e conhecimento aos alunos da Universidade, também são de grande importância para a interação entre instituição e comunidade, contribuindo para o desenvolvimento regional.

UFFS faz novas parcerias com instituições de ensino

Por Elder A. Tomacheski (Agronomia/Laranjeiras do Sul)

Intitulado Evolução e Análise dos Indicadores Educacionais da Região Sul, a UFFS, em parceria com a UFSC, desenvolverá um projeto que objetiva estruturar e desenvolver uma base de dados sobre a Educação Básica na Região Sul para monitoramento e subsídio na avaliação de Políticas Públicas em Educação.

Tendo um período de execução de dois anos, o projeto contará com uma equipe prática de quatro integrantes, sendo eles: Profº. Drº. Erni J. Seibel – UFSC (coordenador); Profº. Ms. Felipe Mattos Monteiro (UFFS); Mestranda Lucimara Rodrigues (UFSC) e o graduando André Felismino (UFSC), além de mais duas gradundas da UFFS, Micheli Machry (Licenciatura em Educação no Campo) e Valdirene Dombroski (Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial).

Para obter resultados precisos, a metodologia aplicada está voltada para aspectos como organização de bancos de dados educacionais (considerando evolução das taxas de aprovação, desempenho e rendimento escolar e desempenho na Prova Brasil), suas implicações estatísticas e a cobertura regional dos dados, no âmbito Municipal e Estadual da Região Sul.

Para o desenvolvimento das atividades, o projeto prevê cursos de formação e treinamento, revisão literária, relatórios anuais, produção de artigos e, ainda, a divulgação de dados. Com isso, os resultados esperados pela equipe vão, desde a formação de um grupo de pesquisa no campo da educação, até a produção de um banco de dados precisos que forneçam informações coerentes e coesas.

Nesse espaço de tempo, a equipe irá interagir com essas instituições (municipais e Estaduais), promovendo e desenvolvendo novas formas de trabalhar pedagogicamente. Além disso, o projeto promoverá a inclusão dos acadêmicos nesse tema de pesquisa, estimulando-os a estudarem a Evolução e a Análise dos Indicadores Educacionais da Região Sul.

terça-feira, 22 de março de 2011

Conheça nosso aluno!

Por Projeto Comunica (Laranjeiras do Sul)

Richilheu Richter Casagrande
Toda semana através da seção “Conheça nosso aluno!”, juntamente com as postagens habituais, o Comunica de Laranjeiras do Sul estará apresentando um dos alunos do nosso campus, com o objetivo de fazer uma integração entre os acadêmicos da UFFS.

Nesta semana, o aluno é Richilheu Richter Casagrande, de 18 anos. Ele veio de São Carlos-SC para cursar Engenharia de Aquicultura na UFFS. “Escolhi a UFFS por ela proporcionar fácil acesso de inscrição e de ingresso, por seus professores qualificados e também pela cidade de Laranjeiras do Sul estar se estruturando quanto ao atendimento à comunidade universitária.”

quinta-feira, 17 de março de 2011

Nova etapa do projeto Comunica em Laranjeiras do Sul

Por Elder Tomacheski (Agronomia/Laranjeiras do Sul)

 

Equipe Comunica

Novos horizontes, novos desafios e novos integrantes compõem a atual estrutura do Comunica em Laranjeiras do Sul. Além de continuar sob a coordenação da Professora Marcela Langa e contar com a participação dos estudantes do ano passado, Silvana Castilho (Engenharia de Alimentos), Elder Tomacheski, Leandro da Luz, Janne Karla, Denise Rossoni (Agronomia), o Comunica deste ano conta também com os seguintes integrantes: os professores Bruno Fernandes e Vanda Trombetta; os técnicos administrativos Marcio José de Lima e Gilmar Hellmann; e os alunos João Carlos V. Pereira da Silva (Agronomia), Katiele Cardoso, Eloir Faria de Paula, Hariele Borcath Reis (Engenharia de Aquicultura), Bruna Zalewski (Engenharia de Alimentos), Alini Cristina, Rosana de Freitas (Licenciatura em Educação do Campo).

Institucionalizado no formato Extensão, o cronograma de atividades deste ano está diversificado e dinâmico. Com ideias inovadoras, as atividades desenvolvidas pela equipe estarão centradas não apenas nas produções textuais, mas também em (1) intercâmbios com Escolas Municipais, visto que o projeto também será aplicado nessa esfera, (2) com jornais locais, que desde o ano passado também publicam textos da equipe e (3) na divulgação mais intensa das atividades do campus.

Vale destacar uma das mais importantes atividades do projeto este ano: a Semana Comunica. Essa Semana será destinada a atividades culturais diversas, com destaque para as relacionadas à linguagem. Dentre as atividades previstas, estão apresentações de teatro, música, dança, artesanato e, claro, divulgação de todos os trabalhos desenvolvidos pelo Comunica durante o ano.

O ponto alto da Semana Comunica será a reunião de todos os escritores de Laranjeiras do Sul, dentre eles, poetas, romancistas e contistas. Além disso, a Semana proporcionará a reunião de todos os coordenadores deste mesmo projeto em outros campi.

Dessa forma, o Comunica espera desenvolver um trabalho tão sério e tão vitorioso como no ano de 2010.

A UFFS participa da maior festa regional promovida pelo agronegócio: O Agroshow

Por Denise Rossoni (Agronomia/Laranjeiras do Sul)

Em Laranjeiras do Sul, o Agroshow é o maior evento do agronegócio realizado anualmente, no mês de março. Organizado pela sociedade rural, o evento deste ano, realizado dos dias 3 a 6, teve uma novidade: a presença da UFFS, para a qual foi reservado um stand exclusivo no espaço da Associação Comercial e Empresarial de Laranjeiras do Sul (ACILS), organizadora da exposição de diversas instituições regionais, incluindo o comercio.

O espaço reservado à UFFS, durante todo o evento, contou com a presença de servidores e alunos para a recepção do público, tirando dúvidas sobre a universidade, principalmente sobre sua estrutura e forma de ingresso.

A turma de agronomia teve participação especial no Agroshow, envolvendo-se diretamente com a área agrícola, devido a uma parceria entre o Centro Acadêmico deste curso e a Emater, o que resultou em um stand, que continha uma coleção de diferentes espécies de pastagens mais adaptadas à região. Essas espécies foram apresentadas aos agricultores pelos acadêmicos do 3° período do curso nos dias 4 e 5.

O público da região teve grande participação no evento e, com isso, a universidade teve oportunidade de apresentar seus cursos e esclarecer dúvidas sobre seu funcionamento, além de proporcionar aos alunos e servidores mais um momento de interação.

Dia de Campo mobiliza alunos de Agronomia em Laranjeiras do Sul

Por João Carlos V. Pereira da Silva  (Agronomia/Laranjeiras do Sul)
 
Durante a última sexta-feira, dia 11 de março, foi realizado no assentamento Ireno Alves, no município de Rio Bonito do Iguaçu, um dia de campo sobre sementes de milho crioulo e adubação verde. Esse dia de campo, uma espécie de workshop da área agrícola, contou com a participação da nossa universidade.

Alguns alunos do curso de agronomia tiveram a oportunidade de participar desse dia. Alem dos alunos do terceiro período de agronomia, a técnica, e agora também aluna Clarice Antunes, também participou do evento.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a propriedade de um assentado da reforma agrária que está começando a produzir leite no sistema de Pastejo Racional Voisin (PRV), ou seja, um sistema em que o pasto é dividido em várias parcelas, o que proporciona um aproveitamento intensivo da área e um menor impacto ambiental.

Após a visita ao PRV, diferentes variedades de milho (cerca de 15) foram apresentadas aos participantes, incluindo tanto variedades melhoradas para a produção moderna, quanto variedades históricas, como a 8 carreiras. Nesse ponto, um aspecto interessante foi conhecer uma variedade tão antiga que ainda se parece muito com o teocinto (planta silvestre que tem as sementes empalhadas individualmente e que deu origem ao milho tal como o conhecemos).

Após um belo almoço, os participantes do evento se dirigiram para conhecer a área experimental de pastagens que está sendo construída pela Cooperativa de técnicos (COOPERIGUAÇU) que presta suporte ao assentamento. Vale lembrar que foram esses mesmos profissionais que organizaram e apresentaram esse dia de campo.

Oportunidades como essa para o curso de Agronomia (com ênfase em agroecologia), e também para os demais cursos de nossa universidade, mantêm e reforçam o vinculo da UFFS com o desenvolvimento sustentável dos pequenos agricultores e pequenas agroindústrias das regiões envolvidas.