segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PIBID: uma iniciativa à formação docente


Por Fernando Falkoski (Filosofia/Erechim)

A UFFS, Campus Erechim, inicia o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), desenvolvido em parceria com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), nos cursos de Licenciatura em Filosofia e Licenciatura em Pedagogia, e todos envolvidos recebem bolsa da CAPES. O processo seletivo para a escolha dos bolsistas ocorreu em junho deste ano. 
 
No PIBID do curso de Filosofia, coordenado pelo Prof. Dr. Márcio Soares, há seis bolsistas: Alexandre Rossi; Daniele Jaqueline Dresseno; Heber Adão Grazik; Henrique de Lima Santos; Monique Moroni; Samanta Krignl Pereira e a supervisora da escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, prof. Adelice Bertuol. O coordenador e o Prof. Ms. Thiago Soares Leite salientaram a importância de um projeto desta natureza para a inserção dos discentes na escola, mais especificamente na sala de aula, visando à qualificação da formação destes alunos, dentro da licenciatura. O programa também tem por objetivo criar um canal entre a universidade e a escola, no intuito de inserir os acadêmicos em seções de estudo, a partir das observações em aulas. Além disso, diante das dificuldades do contexto escolar, serão realizados debates e oficinas que venham a contribuir para a formação dos discentes da UFFS. 
 
No curso de Pedagogia, a Prof. Dra. Marilane Maria Wolff Paim (coordenadora) e a Prof. Dra. Adriana Richit desenvolvem o PIBID juntamente com a coordenadora Prof. Neusa Bento, da Escola Estadual Irani Jaime Farina, com o objetivo de criar modelos de formação para melhorias na participação dos alunos dentro do curso por meio de práticas de ensino. As alunas-bolsistas são: Alicia Barbeirini; Ana Bortolanza; Beatris Fatima Gaik; Carla Marengo; Cidrieli Ribeiro; Karine Kostiscznko; Lisiane Pegorini; Marlene Jost; Maiany Bueno; Patricia Bersntein e Rita Cassia Santin Guglealmoni. O objetivo principal do projeto é a aproximação da universidade da escola de educação básica, por meio da inserção do aluno-bolsista no contexto escolar, estabelecendo um diálogo em regime de colaboração e de partilha de experiências. O projeto prevê, ainda, que os bolsistas sejam capazes de compreender os processos de alfabetização e letramento da leitura e da escrita, bem como os processos de alfabetização e do letramento matemático. 
 
Quanto às escolas participantes, o projeto almeja que os professores, a direção e a coordenação se tornem autores de suas práticas alfabetizadoras numa perspectiva crítica. Além dos objetivos apontados, o PIBID tem por fim elevar, nas escolas envolvidas, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.

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