terça-feira, 9 de agosto de 2011

Curso de Engenharia realiza trote ambiental

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)

Nem mesmo as chuvas da semana atrapalharam a programação do trote ambiental realizado pela turma de Engenharia Ambiental da UFFS Campus Erechim na última quinta-feira, 4 de agosto. O trote de recepção aos calouros foi realizado no terreno do Campus onde encontra-se, em fase de construção, o Bloco A .
Construção do Bloco A do Campus Erechim ao fundo.
As atividades começaram às 9h com uma dança para a integração das duas turmas, no Campus provisório localizado no Seminário Nª. Sra de Fátima. Logo em seguida, os alunos e coordenador do curso, prof. Dr. Anderson Ribeiro, seguiram para o terreno do novo Campus, para apresentá-lo aos calouros e para plantar 10 mudas de Araucárias. Para tornar a atividade mais marcante, os buracos foram cavados com colheres.

Calouros plantando araucárias sob a supervisão dos veteranos.

Conforme relato dos calouros do curso, o trote proporcionou, de uma forma divertida, a integração entre as duas turmas e ainda representou uma atitude de preservação ambiental. “Foi uma atividade de integração, que além de descontrair, demonstrou a preocupação com o meio ambiente, foi legal, uma brincadeira 'saudável'” Walisson Walisson Vogt, calouro do curso.

Para os veteranos do curso, esta atividade é um bom começo para quem deseja cursar Engenharia Ambiental. “Eu gostei, pois como são alunos do curso de engenharia ambiental foi interessante ver eles plantando árvores já que, no futuro, pretendemos ver eles como engenheiros formados cuidando do meio ambiente.” Marcos Andrei Parmigiani, veterano do curso.

Depois de conhecerem o Campus, as duas turmas voltaram para a Universidade. Porém, o trote não foi finalizado neste momento. Até o dia 12 de agosto, os “bixos” deverão ir à aula com os materiais dentro de um balde, caso contrário a “multa” será de 1kg de alimento não perecível por dia, o qual será doado para uma instituição de caridade.

Calouros e veteranos do curso Engenharia Florestal e Energias Renováveis.

O principal objetivo dos trotes é a integração e a confraternização entre os alunos do mesmo curso e, também, o registro do início de uma grande escolha na vida do estudante. O trote realizado pelo curso Engenharia Ambiental teve como objetivo contemplar isso, agindo de uma forma solidária com o meio ambiente e com alguma instituição de caridade. Essas práticas devem ser incentivadas para, assim, criarmos uma nova cultura no meio acadêmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário