quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Aula Inaugural de Arquitetura e Urbanismo

Por Selí Teresinha Leite (Geografia-Licenciatura/Erechim)

Aula Inaugural de Arquitetura e Urbanismo

Na quarta feira (17/8/2011), às 14h, na UFFS Campus Erechim, realizou-se a Aula Inaugural de Arquitetura e Urbanismo que contou com a participação aproximada de 100 acadêmicos que ouviram atentamente a palestra do professor Dr. Reginaldo Ronconi, membro da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP). Por sua experiência com o Canteiro Experimental da FAU-USP, o professor dissertou sobre o tema: “O Canteiro Experimental e a Formação do Profissional de Arquitetura”.

Durante a “aula”, Ronconi afirmou que o Canteiro Experimental é de suma importância na formação do estudante de Arquitetura, pois além de viabilizar ao aluno a oportunidade de colocar em prática a parte teórica-reflexiva vista em sala de aula, permite a inovação e o uso de materiais e técnicas construtivas, fazendo com que o educando tenha uma melhor percepção das possibilidades de atuação do curso.

Diante da importância do canteiro experimental, a professora Nauíra Zanardo Zanin, lembrou que na 3ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo foi implantada a disciplina de ‘Canteiro Experimental I’, com o objetivo de proporcionar ao aluno um contato mais estreito com as ferramentas que usarão no futuro. Para a 4ª fase do curso, há a disciplina de ‘Canteiro Experimenta II’, na qual os estudantes iniciarão protótipos de diversas estruturas. Para o desenvolvimento dessa disciplina, enquanto se aguarda a construção definitiva no Campus da UFFS, os professores estão utilizando um espaço na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, que conta com um depósito para os materiais e ferramentas, com cerca de 10m² e uma área coberta com cerca de 60m², equipada com instalações hidráulicas e energia elétrica para a realização das atividades práticas. Futuramente, está prevista uma área livre de 2500m² e uma área coberta de 380m² a ser construída no Campus de Erechim.

Espaço aberto, espaço coberto e depósito - aula prática de 'Canteiro Experimental I'. 
Foto: Nauíra Zanardo Zanin

O canteiro experimental, como afirma a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Nauíra Zanardo Zanin, “trata-se de um espaço aberto para a criatividade, sendo construído conjuntamente por estudantes, técnicos e professores. É o local ideal para experimentar a forma, o peso, a resistência e todas demais características das soluções propostas, incluindo a possibilidade de reinventá-las conforme a situação”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário