quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sem churrasco, mas com muito aprendizado


Acadêmicos dos 5 campi da UFFS participam de Congresso em Porto Alegre

Por Willian Moura e Jéssica Pauletti (Ciências/Realeza)

Com os pés em Porto Alegre, alguns acadêmicos iniciaram o mês de Setembro. Dos 5 campi da UFFS, partiram corajosos e dedicados alunos para uma discussão sobre Universidade Popular. O I SENUP (Seminário Nacional de Universidade Popular) concentrou suas atividades nos campi da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), contando com a presença de aproximadamente 500 pessoas de todo o Brasil, de várias universidades federais.





A intenção do Seminário foi promover a discussão acerca dos problemas que estão atingindo as universidades públicas brasileiras. Dentre os problemas abordados, podemos citar a privatização do ensino, a fragmentação da educação (levando em consideração o status dos cursos de bacharelado), a articulação entre todos os membros que fazem parte de uma universidade e a universidade popular (seus princípios e concepções).

Ocorreram palestras que tratavam de assuntos como, por exemplo, a palestra “Universidade que Temos e Universidade que Queremos”, proferida pelo professor da UFRJ José Paulo Netto. Ele enfatizou que a educação não deve ser comandada por partidos políticos ou religiões em massa e, sim, por pessoas que saibam discutir educação e, de fato, efetivá-la. Além das palestras, houve grupos de discussões que pautaram os seguintes temas: Ciência e Tecnologia; Autonomia e Democracia; Formação Profissional e Educação Popular; Função Social da Universidade: para que(m)?; Acesso e Permanência: possibilidades e limites.

Em meio a todos esses trabalhos, os acadêmicos da UFFS deram um jeito de desbaratinar e dar uma passeadinha para conhecer o centro portoalegrense. Visitaram inúmeros museus, dentre eles o do legislativo e o de comunicação; além disso, a casa de cultura Mário Quintana, o mercado público, a usina do gasômetro, o estádio beira-rio, entre outros pontos turísticos da capital gaúcha também foram apreciados.


                                                                             Debora Schmidt (Ciências/UFFS)

                Acadêmicos no Memorial do Legislativo


O que mais chamou a atenção do Comunica durante o Seminário foi a integração, tanto dos acadêmicos dos 5 campi da UFFS quanto do pessoal das demais universidades que ali se encontravam. Dalila Kurpel, acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências da UFFS/Realeza, disse o quanto essa socialização foi importante para ela: “para mim, o que mais valeu a pena foi a socialização com o povo que estava ali. Parecia que conhecia essas pessoas há muito tempo. Nos grupinhos que se formavam, conversávamos sobre a sociedade e os problemas atuais”. Finalizando, Dalila diz que ficou surpresa com o que aconteceu durante uma festa: “enquanto muitos achavam que viria um tipo de música (sertanejo ou eletrônica), surgiu MPB e samba. Sambei horrores.”

O Acadêmico do Curso de Ciências Econômicas da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Weslei Machado, conta ao Comunica um pouco sobre o que achou do evento: “participar do I SENUP foi pra mim uma excelente experiência, pois pude compreender o ideal de luta por uma educação popular de qualidade. Passei por momentos de integração interestadual com alunos de vários estados e universidades. Outro momento marcante para mim foi ter conhecido o pessoal da UFFS, alunos de personalidade, potencial, um alto nível de informação e cultura. Pessoas que, com certeza, vão ficar pra sempre na minha vida.”

Michele Peinhopf, acadêmica da 4ª Fase de Arquitetura e Urbanismo da UFFS/Erechim, contou um pouco sobre a sua participação no evento: “a experiência de fazer parte de um movimento que está iniciando não tem preço. A busca por novas universidades populares e o conhecimento adquirido nos três dias em que o I SENUP ocorreu foram, sem dúvida, fatos marcantes para mim. Porém, o que guardo com mais carinho é a oportunidade que tive em poder conhecer os outros acadêmicos da UFFS, já que houve representantes de todos os cinco campi da universidade no evento.”

Animada, Michele finaliza dizendo que “com certeza, este será um final de semana difícil de esquecer; mas as lembranças que ficam guardadas, essas aguardam ansiosas pelo seminário do ano que vem.”

No domingo, alguns acadêmicos participaram de oficinas, dentre elas, uma sobre Acessibilidade na Educação Superior, na qual foi realizada uma dinâmica para que os participantes pudessem ter uma noção de como é a vida de uma pessoa com alguma necessidade especial.

                                                                Mateus Jandrey (Ciências/UFFS)

Acadêmicos da UFFS/Realeza Jéssica, Claudia e
   Willian,sentindo na pele como é a vida de uma
            pessoa obesa e de uma pessoa cega
Durante essa dinâmica, os acadêmicos puderam sentir as dificuldades que pessoas com necessidades especiais passam todos os dias, dentro das universidades, nas ruas ou, até mesmo, dentro de casa. Essa palestra foi de extrema importância para se ter uma noção de que acessibilidade deve existir tanto em termos de estrutura quanto em termos de respeito aos seres humanos.

Infelizmente, existem pessoas que entendem que os recursos de acessibilidade são importantes apenas para os outros, enquanto algumas pessoas, muitas vezes, nem são capazes de entender que a acessibilidade deve existir, não tendo a dignidade de notar que talvez poderão, um dia, passar por situações desse tipo. Exemplos como esses ocorrem dentro da nossa própria Universidade, dentro e fora da sala de aula, e as pessoas não têm o mínimo de consideração e respeito ao próximo.

O primeiro SENUP foi de suma importância para todos os acadêmicos que ali se reuniram nesses 3 dias. O aprendizado foi constante e diferenciado, lidando com temas que abrangiam ao gosto de todos. Todos os acadêmicos da UFFS aguardam ansiosos para o II SENUP. E que venha o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário