sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Campus Erechim inicia aulas de Pós-Graduação

Por Darline Balen e Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)


A UFFS já esta disponibilizando diversos cursos de Pós-Graduação nos seus 5 campi. O campus de Erechim iniciou em agosto deste ano, na área de História, as aulas de Pós-Graduação Lato Sensu em História da Ciência.

O curso abrange diversas áreas: História da Ciência, Filosofia da Ciência, Lógica, Ciência e Sociedade, Ciências da Terra em Perspectiva Histórica, Tópicos em História da Matemática, História e Fundamentos da Física Moderna, Noções de Astronomia e Astrofísica, História da Química, História da Biologia, Ciência e Religião e Representações da Ciência na Literatura e no Cinema, Metodologia de Pesquisa.

As aulas são ofertadas nas sextas-feiras à noite e nos sábados, sendo direcionadas a pessoas que já concluíram algum curso de nível superior, especialmente relacionados a cursos de licenciatura e professores que lecionam para os níveis fundamental e médio.

No curso, estão matriculados 32 alunos de diferentes áreas do conhecimento, como Matemática, Ciências Biológicas, Química, História e Geografia. Na aula inaugural, foi realizada uma palestra via videoconferência com o Prof. Jaime Giolo, Reitor da UFFS, e também com o Prof. Joviles Trevisol, que é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Imagem: aula inaugural da Pós em História da Ciência


Conforme consta o edital do curso (EDITAL Nº 081/UFFS/2011), os objetivos da Pós-Graduação são:
a) promover a formação humana e a capacitação para o mundo do trabalho;
b) potencializar o desenvolvimento humano, científico e tecnológico e
qualificar a presença da UFFS na sua região de abrangência;
c) estimular a produção de conhecimentos e habilidades nas áreas de saber e de
atuação profissional específicas de cada curso;
d) aprofundar a articulação entre o ensino de graduação, a pós-graduação, a
pesquisa e a extensão;
e) proporcionar formação continuada, pública e gratuita.


Esse é o primeiro curso de Pós-Graduação que é ofertado gratuitamente para a comunidade erechinense.  Aos poucos, a UFFS vai proporcionando novos cursos de especialização, com o intuito de promover o desenvolvimento e qualificação regional.




Nenhum comentário:

Postar um comentário