quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo vence concurso de redação na UFFS-Erechim
 
Por Selí Teresinha Leite (Geografia-Licenciatura/Erechim)

A semana de aniversário da UFFS será comemorada também com a divulgação do texto vencedor do concurso “Minha história na UFFS”. O resultado foi divulgado no último dia 5 de setembro, tendo como vencedora a acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo Elisete De Toni com o título “A minha História na UFFS”. O texto será apresentado nas comemorações alusivas ao 2º aniversário da Universidade e divulgado nos veículos de comunicação da Instituição e imprensa da cidade de Erechim.

O concurso foi proposto pela professora Helena de Moraes Fernandes, da UFFS-Campus Erechim, que com os professores Alessandra Ávila Martins, Ani Carla Marchesan e Atilio Butturi Junior avaliaram os textos inscritos escolhendo a redação vencedora. A ideia para o nome do concurso partiu do professor Cléber Ori Cuti Martins. Ao todo, sete trabalhos foram apresentados por acadêmicos de diversos cursos. O concurso objetivou fazer parte das comemorações do 2º aniversário da UFFS- Campus Erechim.

Hoje, graças aos esforços conjuntos de muitos, frequentar uma Universidade Federal perto de casa deixou de ser uma utopia; é um sonho alcançável para tantos quantos estiverem dispostos a encarar tal desafio, independente de idade, cor, raça, credo ou situação financeira. Como pontua muito bem Elisete, ao final de sua redação: “É tão gratificante ver que o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade é viável [...]. Almejar uma faculdade não é mais um sonho, é possibilidade”.


Confira, abaixo, o texto vencedor na íntegra:
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________


A minha História na UFFS
 
Autora: Elisete Verginia De Toni (Arquitetura e Urbanismo/UFFS-Erechim)

Comecei na UFFS pelos bastidores, pois era professora estadual e como integrante do sindicato de professores, estive em todas as lutas da categoria e também da comunidade. Lembro-me de uma audiência pública pela implantação da universidade, no Centro de Cultura e nós, professores, estávamos reunidos com lideranças políticas, comunitárias e alunos.

Dois anos depois de me aposentar, despretensiosamente, fiz o ENEM e para surpresa de todos, principalmente de meus filhos, realizo um sonho adiado por mais de 30 anos: Ingressar no curso que sempre quis. E o melhor, novamente numa federal, na UFFS, aqui em Erechim. Minha idade? 52 anos. Dá para imaginar a surpresa de meus colegas, uma meninada de 17/18 anos? Se me senti deslocada? Nem um pouco! Penso que até hoje nunca fui tão bem recebida. Sou o motivo de muitas brincadeiras, que adoro! Queriam chamar-me “tia”, mas pedi que me chamassem “vovó”, porém me chamam “véia”. Tenho aprendido muito com eles, nos divertimos e essa diferença de gerações só tem acrescentado. São adoráveis! Somos uma turma ímpar, nosso curso é puxado, forte e estou tendo uma segunda chance de juventude e conhecimento. Agora, minha perspectiva não é envelhecer, é aprender.

Esta universidade precisa ser o cartão de visita de Erechim. Temos professores tão apaixonados pelo que fazem que até nos atrapalham. Esquecem-se de nos dar intervalo, nos atrasam as refeições e estamos mais na faculdade do que em casa. Praticamente deixei de ser mãe e passei a ser colega de “república”. Sim, pois meus filhos e eu dividimos os afazeres domésticos e também compartilhamos uma vida universitária, entre resenhas, fichamentos, croquis e lanchinhos.

Tive muitas alegrias ao retornar à universidade nessa fase de minha vida. Tenho até ex-alunos como colegas. É tão gratificante ver que o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade é viável a todos. Almejar uma faculdade não é mais um sonho, é possibilidade. E está aqui, na minha cidade. Agora, a cidade de muitos estudantes, de outras cidades e de outros estados, novos costumes, novas culturas, novas oportunidades.

Estar na faculdade é como retornar a um tempo excelente que voltou a fazer parte de meus dias. Acordar cedo, aulas, trabalhos, pesquisas, grupos de estudos, tudo tão conhecido e tudo tão novo, de novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário