Expointer: oportunidades para o curso de Agronomia
Por Darline Balen (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)
Os alunos do curso de Agronomia 2010 e 2011 da UFFS-Erechim participaram da 34ª Expointer, na segunda-feira, 29 de agosto. Participaram da viagem em torno de 40 alunos, com o objetivo de fazer uma visita técnica e de conhecimento. Os professores Gismael Perin e Fernando Reimann Skonieski acompanharam a turma.
Alunos UFFS-Erechim na Feira |
A feira teve sua abertura oficial no dia 27 de agosto e terminou no dia 4 de setembro. Este ano, o tema da feira foi “Qualidade e Inovação para o Rio Grande Crescer”.
A Expointer é uma feira agropecuária realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, RS. Essa feira tem destaque nacional e já é considerada a maior feira de exposição de animais da América Latina.
Segundo a Secretária da Agricultura e Abastecimento de Esteio, a primeira feira foi realizada em 1901, no Parque da Redenção em Porto Alegre. Naquela época era apenas uma exposição estadual, porém, já havia sido considerada um evento de sucesso. A Expointer (Exposição Internacional de Animais) só recebeu esse nome em 1972, quando ocorreu a oficialização de participações internacionais.
Neste ano, a Expointer contou com a inscrição de 5.986 animais, 358 a mais do que no ano passado, sendo 851 de outros estados do Brasil e 13 de outros países. A Expointer, além de ter a maior exposição de animais da América Latina, também é reconhecida pela grande exposição de maquinários. (Fonte: www.paginarural.com.br)
Além das exposições, a Expointer proporciona diversas atividades como: leilões, provas, concursos, julgamentos, shows, seminários, palestras, worshops, entre outros, proporcionando, desta forma, interação e trocas de conhecimentos. Ainda é possível realizar estágios na Expointer, o que pode ser uma oportunidade para os acadêmicos do curso de Agronomia nas próximas edições do evento.
Para um curso de Agronomia é de grande valia a participação em um evento como a Expointer. É uma forma de tirar dúvidas com pessoas que lidam diariamente com o agronegócio, inclusive de outros países, visto que, no Pavilhão Internacional, sete delegações estavam representando os países da Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Equador, Peru e Uruguai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário