quarta-feira, 31 de outubro de 2012

“O tempo mudou Erechim”¹: Relato do 3º encontro do projeto “Café com Memória”

Por Everton Trentin Zoraski (Filosofia/Erechim)

Na quarta-feira, 24 de outubro, no Arquivo Histórico Municipal, ocorreu o terceiro encontro promovido pelo projeto de extensão “Café com Memória”. O projeto, coordenado por Daniella Reche, objetiva “reconstruir parte da história local [de Erechim] através do estímulo e registro das narrativas de membros da comunidade que testemunharam o desenvolvimento e as transformações da arquitetura e dos espaços urbano e social da cidade de Erechim ao longo de sua história”²

Folder do evento

Nesse terceiro encontro, o tema “literatura e educação” foi discutido pelo médico e escritor Paulo Dias Fernandes, e pela professora Dalva Isabel Rosa Pereira, ambos residentes em Erechim.

Paulo Dias Fernandes contou um pouco de sua história. Nascido em Santa Maria, saiu de casa aos 18 anos para estudar Medicina no Paraná e, após formado, a convite do Dr. Silveira veio para Erechim em 1957. Dos relatos acerca desta cidade, destacou a relação muito próxima dos profissionais da área antigamente, que reuniam-se todas as primeiras quartas-feiras de cada mês para uma confraternização. Sua trajetória como escritor iniciou-se quando tinha 17 anos. Na ocasião, teve uma novela impressa publicada em Porto Alegre, fato que o motivou a não parar mais de escrever. Depois disso, o escritor teve várias obras publicadas pela Edelbra, de Erechim, destacando-se: "Monarcas do pampa" (1979), "Itinerário da Angústia", "Réquiem para São José" e "São Genaro", tendo este último quase rendido-lhe um processo por parte da Igreja.

Paulo Dias Fernandes e Dalva Isabel Rosa Pereira. Fote de Zoraia Aguiar Bittencourt

Dalva Isabel Rosa Pereira, segunda oradora da noite, cursou magistério no colégio José Bonifácio, Licenciatura Plena a distância pela UNIDERP e Especialização em Educação Infantil na URI - Campus Erechim. Há 25 anos lecionando, é uma das professoras mais antigas da rede municipal de ensino. Seus relatos mostram uma espécie de “mudança de perfil” dos estudantes, tendo em vista que no início da carreira Dalva lecionou no interior do município durante dois anos. Após isso, passou a dar aulas em diversas escolas do bairro Progresso, onde permanece até hoje.

O próximo encontro do “Café com Memória”, será no dia 8 de novembro, durante a Feira do Livro, no “estande” do Arquivo Histórico Municipal. Nessa oportunidade, haverá a fala do patrono da feira, o professor e historiador Enori José Chaparini.
________
¹ Frase do Médico e Escritor Paulo Dias Fernandes.
² Profa. Débora Clasen de Paula por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário