sexta-feira, 7 de junho de 2013

III Encontro Regional de Agroecologia – Sul em Erechim

Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)


O último “feriadão” - dias 30 e 31 de maio e 1 e 2 de junho - de diversos acadêmicos de universidades federais do Sul do Brasil, foi destinado a participação no III Encontro Regional de Agroecologia – Sul (III ERA-Sul), ocorrido no Colégio Agrícola Estadual Emílio Grando em Erechim.

O evento, organizado por universitários da UFFS que fazem parte da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), uniu estudantes de diversos cursos da UFFS, justificando o caráter interdisciplinar do evento. O encontro contou com aproximadamente 250 estudantes advindos das Instituições de Ensino: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; Universidade Federal do Paraná - UFPR, Campus Curitiba e Litoral; Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Erechim, Cerro Largo e Laranjeiras do Sul; Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Campus Santa Maria e Frederico Westphalen e Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Além disso, também participaram agricultores, profissionais técnicos e professores.

No primeiro dia (30 de maio), aconteceu a abertura oficial do evento. E, posteriormente, iniciou-se o Painel Principal 1, Agroecologia: contraponto ao modelo atual, cujo objetivo foi contrapor a Agroecologia ao modelo convencional predominante de agricultura, bem como debater sobre os desafios da assistência técnica e extensão rural para modelos de agricultura baseados na Agroecologia.

O Painel Principal 2, no dia seguinte (31 de maio) pela manhã, teve como foco o diálogo sobre Juventude Rural. Neste, foram propostas soluções para a permanência do jovem no campo e foram discutidas questões sobre as políticas públicas de desenvolvimento rural e de que forma os incentivos contribuem - efetivamente - para a sucessão familiar. À tarde foi destinada para oficinas e vivências: Produção de morangos orgânicos; Agrofloresta com laranjeiras; Aquecedor solar comercial; Cromatografia; Agricultura biodinâmica e bioconstrução e Produção Agroecológica Integrada e Sustentável.

O terceiro dia de Encontro - sábado (1 de junho) - “acordou” mais agitado. No início da manhã, os participantes foram destinados para o centro de Erechim com o objetivo de realizar um diálogo com a sociedade – mesmo com o tempo chuvoso. O diálogo ocorreu na Feira Ecológica do bairro São Cristovão, na feira da Cooperativa Nossa Terra. Depois disso, os encontristas realizaram um manifesto (veja algumas fotos abaixo) em frente ao Mc Donald’s em defesa da Soberania Alimentar e também em crítica às propagandas enganosas realizadas pelas empresas “Fast Food” em geral. Já no período da tarde, aconteceram três mesas redondas tratando dos temas: Experiências de cooperativas e de agricultores; Diálogo com o Movimento das Mulheres Camponesas; Histórico da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB).

 
Manifestação em defesa da Soberania Alimentar. (Foto: arquivo pessoal)




Finalizando o III ERA-Sul, o quarto dia (2 de junho) foi destinado para o Painel Principal 3: Universidade Popular, que foi ministrado pelo vice reitor da UFFS, Antônio Inácio Andrioli e pelo membro da Coordenação Nacional da FEAB – gestão 2012/2013 Cruz das Almas, Bahia -, Jefferson Duarte Brandão.
 
Painel III. Antônio I. Na mesa, da esquerda para a direita: Andreoli e Jefferson Brandão. (Foto: arquivo pessoal)

Parafraseando um post antigo (Clique aqui para ver o texto) que informava que o III ERA-Sul seria sediado em Erechim, conclui-se: “Encontros como esses, de estudantes, justificam que a formação profissional dos acadêmicos não acontece somente através de aulas, dentro na universidade. ‘Se iremos trabalhar com, e para a sociedade, nada melhor do que estudar e agir junto com.”

Como mensagem final do encontro, entendendo que como estudantes temos muito o que apreender, mas também muito a construir socialmente: "Jovens, não criem barreiras, apenas quebrem as que já existem na sociedade". (Micael M. Dutra, acadêmico de Agronomia da UFFS/Erechim).

Nenhum comentário:

Postar um comentário