segunda-feira, 17 de junho de 2013

Curso de Geografia da UFFS-Erechim é reconhecido pelo MEC

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental/Erechim)


A regulamentação dos cursos de graduação é feita pelo Ministério da Educação (MEC), para isso, são realizadas avaliações conduzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Em universidades federais, os procedimentos regulatórios dos cursos de graduação (presencial) incluem o reconhecimento de curso e a renovação de reconhecimento, que são as condições obrigatórias para a validação dos diplomas. Esse processo de reconhecimento é feito quando o curso atinge entre 50% e 75% de integralização da sua carga horária.

Na UFFS-campus Erechim, o curso de Licenciatura em Geografia foi o primeiro a ser regulamentado pelo Ministério da Educação. Parte dessa avaliação ocorreu entre os dias 19 e 22 de maio de 2013 quando uma comissão veio à Universidade para avaliar critérios exigidos pelo MEC. Para ser regulamentado, os seguintes critérios são observados: organização didático pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

Para a Professora Coordenadora do Curso, Juçara Spinelli, o reconhecimento do Curso de Geografia “[...] representa o resultado de um esforço conjunto para oferecer aos alunos excelência no ensino superior. Ao curso foi atribuída nota 4, em uma escala de 0 a 5. O resultado do reconhecimento do curso expressa que o Ministério da Educação (MEC) avaliou, sob critérios legais, que a Instituição atende as normas exigidas, que o Curso está plenamente apto à formação na área e que o egresso possui todas as prerrogativas para uma formação de qualidade. Portanto, ao concluírem seus estudos, os alunos terão o diploma validado pelo MEC.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário