sábado, 31 de março de 2012

Cursos do campus Erechim sob nova coordenação 

Por Jéssica Amroginski ( Engenharia Ambiental – Erechim) 

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Filosofia, História, Geografia, Pedagogia e Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, terão novos coordenadores a partir do dia 1 º de abril. Os coordenadores que serão empossados nesta data serão, respectivamente, de acordo com a ordem dos cursos acima: Daniella Reche, Thiago Soares Leite, Fábio Feltrin, Juçara Spinelli, Marilane Paim e Cassio Brancaleone. 

quinta-feira, 29 de março de 2012

Viver Au realiza campanha de doações de páscoa

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental – Erechim)

O Projeto Viver AU, coordenado pelo professor Murad Jorge Mussi Vaz, está realizando novamente a Campanha de Páscoa. Na primeira edição da campanha, em 2011, as doações foram entregues à Obra Santa Marta e ao Lar das Crianças de Erechim. Esse ano pretende-se beneficiar uma instituição de menor visibilidade, que ainda não foi escolhida.

Viver Au: doação de Páscoa (2011)

quarta-feira, 28 de março de 2012

Latim alcança recorde de inscritos

Por Everton Trentin Zoraski (Filosofia/Erechim)

Em março reiniciaram as atividades do Curso de Extensão intitulado Leitura, interpretação e tradução de textos filosóficos latinos medievais, cujo objetivo geral é: “Disponibilizar o acesso dos estudantes a textos em língua latina e promover a criação de grupo de tradutores de línguas clássicas na UFFS.”* O curso, que inicialmente estava programado para receber 30 alunos (dos quais aproximadamente 10 vagas se destinavam ao curso de filosofia; 14 à comunidade acadêmica da UFFS; 16 à comunidade externa), teve que ser “reprogramado”.

O popularmente denominado “Curso de Latim”, ministrado pelo segundo ano consecutivo pelo professor Thiago Soares Leite, teve 65 inscritos. Essa procura deixou latente dois fatos: Por um lado, demonstrou que os mais diversos interesses levaram as pessoas da comunidade externa a inscreverem-se no curso; e por outro, evidenciou a falta de estrutura para acolher tal número de indivíduos em uma única sala de aula (no primeiro encontro várias pessoas não conseguiram entrar pois não havia espaço suficiente). Apesar disso, o clima entre os alunos é de muita expectativa, já que para muitos esse é o primeiro contato “efetivo” com uma língua estrangeira.

domingo, 25 de março de 2012

À busca de conhecimento: II Ciclo de Debate Cinema e Sociedade

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)

O II Ciclo de Debate Cinema e Sociedade – Utopia, distopia e heterotopia é um projeto de extensão, coordenado pelo prof. Dr. Fábio Feltrin de Souza, que visa à discussão de temas caros aos cursos de História e Ciências Sociais, mas de interesse de toda comunidade (externa e acadêmica): “[...] modernidade, pós-modernidade, classes sociais, revolução, capitalismo, socialismo, iluminismo, ciência, relações de gênero, comportamento e subjetivações [...]”*.

O primeiro encontro ocorreu no dia 17 de março com a exibição do filme Boa Noite, e Boa Sorte (Good Nigth, and Good Luck, EUA, 2005), dirigido por George Clooney. O filme retrata os anos 50, em um período conhecido como Macarthismo (termo atribuído para criticar as ações do senador americano Joseph McCarthy). Através de um programa de jornalismo investigativo, o See it Now, Edward R. Morrow (David Strathairn), apresentador do programa, tenta mostrar os dois lados do Macarthismo, revelando táticas e mentiras usadas pelo senador McCarthy contra supostos comunistas.


sexta-feira, 23 de março de 2012

DCE UFFS- Erechim, breve histórico e perspectivas.

Por Everton Trentin Zoraski (Filosofia-Erechim)

O DCE da UFFS foi criado em julho de 2011 com intuito de se tornar o órgão capaz de representar os interesses dos estudantes da UFFS-Erechim. Organiza-se na forma de colegiado, com membros dos diversos cursos, e possui nove coordenadorias: Finanças e Patrimônio; Ensino e Pesquisa; Cultura e Eventos; Formação Política; Movimentos Sociais; Comunicação; Integração Estudantil; Extensão e Assistência Estudantil.

Segundo os integrantes, as principais dificuldades enfrentadas são a falta de estrutura física adequada, material de escritório e computadores. A isso, pode-se acrescentar a necessidade de registrar formalmente o Diretório, que demanda tempo e dinheiro. Apesar dos percalços, disseram que o apoio dado pela universidade, ao conceder-lhes um espaço, mesmo que pequeno, tem sido fundamental para o desenvolvimento das atividades.

Equipe DCE-Erechim. Fonte: facebook DCE

quinta-feira, 22 de março de 2012

Projetos de Extensão, Ensino e Pesquisa II

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)

Projetos de Extensão são uma forma de ligação entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e a comunidade local, possibilitando ao estudante colaborar com a sociedade e ao mesmo tempo aprender com ela. De acordo com o Artigo 207 da Constituição Brasileira, a extensão universitária é obrigatória, visto que “As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, [por isso,] [...] obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.

Para suprir essa exigência, a UFFS-Campus Erechim, através do edital 09/PROEC/UFFS/2011, selecionou, para o ano acadêmico 2012, vários projetos e programas de extensão. No post Projetos de Extensão, Ensino e Pesquisa I, estão descritos as atividades da área das exatas. Na área das humanas, as atividades aprovadas que serão desenvolvidas são as seguintes:

terça-feira, 20 de março de 2012

As adaptações do campus Erechim para o primeiro semestre de 2012


Por Vanessa Luisa Freiberger (Engenharia Ambiental/2010) 


No primeiro semestre de 2012, a UFFS Erechim, visando manter a melhor funcionalidade possível, teve que adaptar seus espaços, tanto no Seminário Nossa Senhora de Fátima quanto na Escola Estadual Érico Veríssimo. Essa medida também teve que ser adotada em virtude dos cerca de 1.200 estudantes dos 8 cursos de graduação e os 67 estudantes dos cursos de especialização, além dos 160 servidores. 

Segundo o Coordenador Administrativo do campus Erechim, Dirceu Benincá, de 2011 para 2012, a UFFS obteve a cedência de mais uma sala de aula na Escola Érico Veríssimo. Já no Seminário de Fátima, foram feitas várias modificações. No prédio novo, lateral à entrada da UFFS, o ateliê da Arquitetura foi transformado em uma sala de aula e num segundo ateliê de desenho. O ateliê de desenho da Arquitetura voltou a funcionar na sala locada para este fim, localizada nas proximidades do monumento de Fátima. O auditório foi transformado em 4 salas de aula, uma sala de professores, uma sala para a secretaria geral de cursos e mais um espaço para depósito de materiais de consumo. Além disso, foi construída mais uma sala no hall do terceiro piso, para a armazenagem de equipamentos. Na Biblioteca; foi construído um hall de entrada. Na sala preparada no hall de entrada da Universidade deverá funcionar o serviço de fotocópias, que está em vias de licitação. Na lateral do Santuário de Fátima, está em obras o que será o novo auditório. 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Projetos de Extensão, Ensino e Pesquisa do campus Erechim


Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental – Erechim)


As atividades na Universidade Federal da Fronteira Sul nesse primeiro semestre de 2012 iniciaram para a comunidade acadêmica no fim de março, e com elas vieram também os Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão que são propostos pelos professores, e tratam de assuntos relacionados com a área de formação de cada um. Os Projetos de Extensão – que serão detalhados neste texto – são de extrema importância para a comunidade acadêmica e também para a sociedade em geral, pois são uma forma de “troca de informações”, em que há socialização do conhecimento e uma interação entre a Universidade e o meio em que ela está inserida.


O Edital N° 09/PROEC/UFFS/2011 selecionou os projetos que serão realizados durante o ano de 2012. Abaixo seguem os títulos de cada um com um breve resumo* sobre os assuntos que serão abordados:


segunda-feira, 12 de março de 2012

Sinestésicos está de volta 

Andrei Vanin (Filosofia/ Erechim)

O evento Futebol e Territorialidades marca a volta do programa Sinestésicos. O Programa, neste ano, está com um “espírito” renovado. São cinco projetos vinculados ao Programa Sinestésicos: arte, cultura & comportamentos altissonantes, envolvendo vários bolsistas, muitas pessoas, tudo para garantir um projeto de qualidade, que nos faça refletir sobre arte, cultura e afins. 

O primeiro encontro do Sinestésicos é imperdível: dia 19 de março, na UFFS campus Erechim, às 19h30min, acontece uma conversa, mediada pelo professor Gerson Fraga, com os cineastas Arturo Hartmann, Lucas Justino, José Menzes e João Carlos Assumpção, diretores do documentário que será apresentado, Sobre Futebol e Barreiras.