segunda-feira, 19 de março de 2012

Projetos de Extensão, Ensino e Pesquisa do campus Erechim


Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental – Erechim)


As atividades na Universidade Federal da Fronteira Sul nesse primeiro semestre de 2012 iniciaram para a comunidade acadêmica no fim de março, e com elas vieram também os Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão que são propostos pelos professores, e tratam de assuntos relacionados com a área de formação de cada um. Os Projetos de Extensão – que serão detalhados neste texto – são de extrema importância para a comunidade acadêmica e também para a sociedade em geral, pois são uma forma de “troca de informações”, em que há socialização do conhecimento e uma interação entre a Universidade e o meio em que ela está inserida.


O Edital N° 09/PROEC/UFFS/2011 selecionou os projetos que serão realizados durante o ano de 2012. Abaixo seguem os títulos de cada um com um breve resumo* sobre os assuntos que serão abordados:



Café com Memória: as narrativas na construção do espaço urbano e social de Erechim 
Coordenadora: Daniella Reche 
Objetivo: "[...] reconstituir elementos fundamentais à construção e consolidação do patrimônio histórico e arquitetônico de Erechim, através da narrativa de agentes que participaram de sua formação. Os encontros serão realizados no auditório do Castelinho e pretendem estimular às possibilidades de troca de conhecimento entre acadêmicos, convidados e a comunidade.”

Arquitetura discutida e vivida: experimentações entre o teórico e o real. Grupo Viver AU 
Coordenador: Murad Jorge Mussi Vaz. 
Objetivo: “Essa atividade [...] compreende uma abordagem experimental de atividades teóricas e práticas, com encontros semanais para debates e/ou ações prático-experimentais. Para tanto, preconiza-se uma série de debates realizados em grupo, com temas escolhidos por um coletivo, através de conteúdos afins à arquitetura, às novas linguagens da arte e às cidades, que fomentem a discussão teórica e sua efetiva aplicação real.”

Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (ano 2)
Coordenador: André Gustavo Schaeffer
Objetivo: “[...] contribuir para o estreitamento da relação entre professor, aluno e tecnologia, visando sempre o melhor aprendizado e nunca se desligando dos métodos pedagógicos que permeiam esse caminho.”

Atividade leiteira em Erechim, RS – Desenvolvimento e difusão de conhecimentos
Coordenador: Fernando Reimann Skonieski
Objetivo: “[...] debater com o agricultor familiar as principais deficiências inerentes ao processo de produção de leite observadas em Erechim, RS, propondo ações que possam auxiliar no desenvolvimento da atividade leiteira regional, seja por meio de visitas técnicas às propriedades ou ciclo de palestras.”

Formação continuada de professores: caminhos para a inclusão digital na escola pública
Coordenador: Adriana Richit
Objetivo: “[...] é voltado à formação pedagógico-tecnológica de professores da rede pública municipal de Erechim/RS, vinculados ao programa Um Computador por Aluno – Pro-UCA. Por meio dessa ação formativa busca-se promover a formação continuada docente para uso pedagógico das tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem na educação básica.”

O uso da Robótica nos processos educativos de alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental
Coordenador: Anibal Lopes Guedes
Objetivo: “[...] visa desenvolver experimentos educativos usando o robô Lego Mindstorms NXT no aprendizado de crianças da Educação Infantil e no primeiro ano do Ensino Fundamental. Como agentes deste projeto escolheram-se três escolas situadas no Rio Grande do Sul, duas na cidade de Erechim e outra na cidade de Passo Fundo.”

LEMA – LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Coordenador: Denise Knorst da Silva
Objetivo: “[...] a proposta é participar, mediante ações de extensão articuladas ao ensino, do desenvolvimento de novas posturas para os sujeitos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem [...].”

Promovendo a Segurança e a Soberania Alimentar através da Agricultura Urbana Agroecológica no município de Erechim (RS)
Coordenador: Ulisses Pereira de Mello
Objetivo: “ [...] realizar atividades com o objetivo de apoiar o desenho agroecológico dos lotes e despertar novos olhares para a questão da segurança e da soberania alimentar. O grande propósito do projeto será auxiliar efetivamente a construção de estruturas produtivas [...] priorizando a produção de alimentos saudáveis para o autoconsumo e, eventualmente, para as trocas solidárias. Além de sensibilizar os trabalhadores ligados ao sindicato da alimentação e ao sindicato dos metalúrgicos de Erechim para a temática da agricultura urbana agroecológica.”






*Os resumos foram fornecidos pela Secretaria de Extensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário