sexta-feira, 23 de março de 2012

DCE UFFS- Erechim, breve histórico e perspectivas.

Por Everton Trentin Zoraski (Filosofia-Erechim)

O DCE da UFFS foi criado em julho de 2011 com intuito de se tornar o órgão capaz de representar os interesses dos estudantes da UFFS-Erechim. Organiza-se na forma de colegiado, com membros dos diversos cursos, e possui nove coordenadorias: Finanças e Patrimônio; Ensino e Pesquisa; Cultura e Eventos; Formação Política; Movimentos Sociais; Comunicação; Integração Estudantil; Extensão e Assistência Estudantil.

Segundo os integrantes, as principais dificuldades enfrentadas são a falta de estrutura física adequada, material de escritório e computadores. A isso, pode-se acrescentar a necessidade de registrar formalmente o Diretório, que demanda tempo e dinheiro. Apesar dos percalços, disseram que o apoio dado pela universidade, ao conceder-lhes um espaço, mesmo que pequeno, tem sido fundamental para o desenvolvimento das atividades.

Equipe DCE-Erechim. Fonte: facebook DCE

Neste ano, 2012, as atividades iniciaram-se antes do período letivo, através da organização e convocação de Assembleia Geral para o primeiro dia letivo. Naquela ocasião, o tema em pauta foi a discussão acerca da melhor forma de sucessão discente no CONSUNI. Por “votação aberta”, ficou estabelecido que seria por indicação e, aproveitando o ensejo, foram indicados, votados e definidos os nomes.

Outra atividade do DCE é o projeto para a confecção das “carteiras estudantis”, que tem sido alvo de elogios e críticas desde o segundo semestre de 2011. Na época, a polêmica ficou por conta do símbolo (caricatura de Che Guevara) escolhido para estampá-las. Depois de dialogar com a comunidade acadêmica, chegou-se ao consenso de que aquela não era a melhor imagem.

O DCE está envolvido, também, na organização de atividades de integração. Uma delas é o InterSul intersul2012.blogspot.com.br, que objetiva reunir os acadêmicos oriundos de todos os campi da UFFS em atividades esportivas e culturais. O evento se realizará nos dias 14 e 15 de Abril, em Laranjeiras do Sul-PR, e os participantes terão apoio financeiro (transporte e alimentação) da própria Universidade. Outra atividade já prevista é a festa de recepção dos “calouros” a ser realizada no Leprechaun Pub, sob o título: “Festa dos Riscados”. A data será divulgada em breve.


Logo Intersul. Fonte: intersul2012.blogspot.com.br

Por fim, a ação mais reivindicada do DCE, a cantina, foi atendida e está em pleno funcionamento. “[…] foi conquistada através de solicitação do DCE junto ao corpo administrativo da UFFS Campus Erechim”, afirma Nubia Raquel Lyneburguer, Coordenadora Geral do DCE. (ver Adaptações do Campus Erechim para o primeiro semestre de 2012).

Alguns endereços úteis:

E-mail do DCE dceuffs_erechim@hotmail.com
Blog: http://dceuffserechim.blogspot.com

Esses endereços servem para que os alunos da instituição possam enviar dúvidas, pedidos de esclarecimento, sugestões etc. Quem desejar conversar pessoalmente com o DCE é só procurá-los na sala do diretório, terceiro andar do Seminário ou pelos corredores da UFFS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário