terça-feira, 17 de junho de 2014

Prova do TOEFL ITP é realizada no campus de Erechim

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental - Erechim)

Aconteceu, no último final de semana (dias 14 e 15), o teste de nivelamento em língua inglesa (TOEFL ITP) na Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Erechim. Essa iniciativa do Governo Federal por meio do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF), Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Ensino Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) possibilita aos alunos de Ensino Superior demonstrar sua proficiência na língua inglesa.

O teste é aplicado gratuitamente para os alunos da graduação, mestrado e doutorado das Instituições Federais de Ensino Superior. De acordo com o resultado da prova, o aluno é classificado como proficiente em língua inglesa e pode usar sua nota para participar do Programa Ciência sem Fronteiras e realizar intercâmbio no exterior.

No campus de Erechim, foi a primeira aplicação do exame. Alunos de diversos cursos realizaram a prova para verificar seus conhecimentos. “O TOEFL foi uma experiência muito significativa, pois além de ser utilizado para a seleção de bolsistas no programa Ciência sem Fronteiras, serviu como uma avaliação própria sobre meu conhecimento da língua inglesa” diz a acadêmica do curso de Engenharia Ambiental Emanuele Salvi.
 
Imagem: alunos UFFS-Erechim durante a prova do TOEFL

Imagem: alunos UFFS-Erechim durante a prova do TOEFL
Imagem: alunos UFFS-Erechim durante a prova do TOEFL

Em entrevista ao Comunica, o acadêmico Eliel Bianchi, que cursa Engenharia Ambiental falou sobre o teste e sobre a bolsa que conseguiu nos Estados Unidos. A previsão é que ele vá para o exterior no segundo semestre de 2014:

“Fiz o TOEFL ITP em duas oportunidades, um na metade e outro no fim de 2013, pois era requisito para o programa Ciência Sem Fronteiras. O teste tem durabilidade 1 hora e 55 minutos separados em 3 áreas: listening (50 questões), structure (40 questões) e reading (50 questões). Ao todo são 140 questões e devido à duração da prova, é um pouco corrido, gerando dificuldade até mesmo para quem possui um bom conhecimento em inglês. Fiz meu primeiro teste com poucos meses de curso particular de inglês e como era meu primeiro contato com a prova acabei sentindo mais dificuldade, principalmente no listening e no structure. Infelizmente, não consegui a nota necessária na primeira vez e acabei sendo desclassificado do edital para os Estados Unidos. Então, quando abriu novo edital para os EUA, me inscrevi novamente e com mais alguns meses de curso, e por já conhecer a prova, achei menos complicado. Consegui, então, a nota necessária para a bolsa de 'graduação-sanduíche' de 1 ano, mas com a ressalva de ter ficado ainda abaixo da fluência, terei que ir 6 meses antes para fazer um curso intensivo de inglês".
"Quanto ao meu processo seletivo recebi um e-mail semana passada informando-me que fui selecionado e que até o fim do mês receberei a indicação da universidade americana em que eu farei meu curso de inglês e posteriormente o curso de graduação. Após os primeiros 6 meses de curso de idioma, terei que prestar novo exame, o TOEFL IBT, que difere um pouco do ITP. Acredito que esta é uma oportunidade única e que tem sido barrada devido ao pouco conhecimento da língua inglesa entre os acadêmicos brasileiros. Por isso, o Governo está realizando testes com todos os estudantes das instituições federais brasileiras para identificar melhor o problema.”

O programa IsF prevê a oferta de cursos presenciais de inglês nas universidades credenciadas. Porém, de acordo com o que consta no site do Ministério da Educação, a UFFS ainda não está na lista dessas instituições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário