Daniê Regina Mikolaiczik (Pedagogia - Erechim)
Aconteceu, no dia 9 de junho, no salão de eventos da UFFS-Campus Erechim, a exposição de Jogos de Alfabetização que foram produzidos por alunas da 5ª fase do Curso de Pedagogia. Os jogos foram produzidos na disciplina de Alfabetização: teoria e prática II, ministrada por Marilane Wolff Paim.
Imagem: jogos produzidos pelas alunas da 5ª fase do curso de Pedagogia. Foto: Daniê Regina Mikolaiczi |
Foram produzidos cerca de 50 jogos voltados para letra, fonética, silábico, palavração, texto e global. O objetivo da atividade é compor um leque de recursos para serem utilizados em sala de aula, principalmente por crianças em processo inicial da leitura e escrita. Objetivou-se, também, qualificar a prática pedagógica, desafiar e permitir que os alunos construam seu conhecimento dentro de um contexto fundamentado e lúdico, e não fragmentado e superficial, e viabilizar o aprendizado como um processo de alfabetização e letramento para o aluno compreender, produzir e testar suas hipóteses.
Michele Vargas Bueno, aluna da disciplina, afirmou: “Sinto-me satisfeita e impulsionada a realizar efetivamente auxílios didáticos pedagógicos para a prática docente. Enfatizo que projetos como esse desenvolvem conceitos e permitem-nos uma reflexão-ação-reflexão (Paulo Freire) da fundamentação que construímos aliadas com a prática que muitas de nós já vivenciam e para as que estão por vir”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário