domingo, 11 de maio de 2014

Docentes de Erechim lançam Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades



Jéssica Amroginski  (Engenharia Ambiental- Erechim)

O Grupo de Trabalho (GT) para a criação do Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Erechim lançou nesta semana a Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades. Trata-se de um periódico científico que publica uma série de artigos de diferentes autores, que abordam pesquisas e debates relativos às Humanidades. 

Imagem: capa da primeira edição de Gavagai.

O principal objetivo da revista, que terá edições semestrais, é promover a divulgação de novos trabalhos que apresentam caráter teórico ou aplicado das diversas áreas interdisciplinares e das mais diversas perspectivas teóricas, das ciências humanas e de suas abordagens.

Nessa primeira edição, a Gavagai traz textos com diversas temáticas. São abordadas as relações que criam a identidade “político-pastoral” entre os anos 60 e 90. Já em outro texto, apresenta-se a importância dos periódicos oitocentistas brasileiros como um marco inicial para a leitura de romances no Brasil. Há também um artigo que debate a apropriação e ocupação de espaços públicos, caso ocorrido numa praça no centro de Florianópolis. Esses são apenas alguns dos temas presentes na revista, que conta, ainda, com outros artigos que retratam diferentes esferas do conhecimento.

De acordo com os editores do periódico, “O esperado é que a revista possa se tornar um periódico relevante em sua empreitada de discutir os diversos campos que compõem as Humanidades, seja em suas especificidades, seja em sua complexidade e em seus muitos vértices”.

Além do português, a revista possui resumos traduzidos para o espanhol e inglês. A partir do dia 16, estará disponível online, no endereço: www.gavagai.com.br. O próximo número está previsto para o segundo semestre e as normas estarão no site.

Para conhecer e ler a Gavagai, acesse: http://issuu.com/revistagavagai/docs/gavagai_-_grande



Nenhum comentário:

Postar um comentário