domingo, 18 de dezembro de 2011

Práticas de Letramento

Andrei Vanin (Filosofia/ Erechim)

De 31 de outubro a 8 de novembro estiveram abertas as inscrições para o curso de extensão Práticas de Letramento na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental: desafios, propostas e perspectivas para atuação docente. O curso, que ofereceu 250 vagas, aconteceu entre os dias 9 de novembro e 7 de dezembro, às quartas-feiras, das 19h10min às 22h10min, no auditório da UFFS, campus Erechim, totalizando 20 horas/aula.

Os organizadores foram os professores Rodrigo Saballa de Carvalho e Zoraia Aguiar Bittencourt, que trabalham no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFFS. O curso foi voltado para professores – da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental –, coordenadores pedagógicos, alunos do curso de Pedagogia e demais profissionais ligados à formação de estudantes, na abrangência da 15ª Coordenadoria Regional de Educação.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Saída de campo das turmas da UFFS

Por Jéssica Amroginski e Vanessa Luisa Freiberger (Engenharia Ambiental/ Erechim) 


As turmas de Engenharia Ambiental 2010 e Arquitetura e Urbanismo 2010 e 2011 do campus Erechim que cursam a disciplina de História da Fronteira Sul realizaram no dia 2 de dezembro uma viagem até São Miguel das Missões, a fim de visitar os locais históricos que fazem parte dos conteúdos abordados em sala de aula. 

A saída de Erechim foi às 6h30min e o roteiro de viagem incluiu paradas no caminho, para visitar outros locais como o Museu Otávio Otto, na cidade de Carazinho. Lá, os estudantes puderam visualizar diversos artefatos indígenas, muitos deles produzidos pelos antigos povos guaranis; além do Museu, visitaram a praça histórica e o centro daquela cidade. 

Depois disso, grupo seguiu viagem até a cidade de Santo Ângelo. Na cidade, foram conduzidos por uma guia turística que os levou para visitaram as reduções jesuíticas, o museu de Santo Ângelo e a igreja construída por povos missioneiros. 


Imagem: Igreja de Santo Ângelo

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Projetos Leituras de Foucault, um convite ao debate


Por Everton Zoraski (Filosofia/ Erechim) 


Nas dependências da UFFS, campus Erechim, em novembro de 2011, ocorreu o primeiro encontro do grupo de estudos intitulado Leituras de Foucault: Problematizações Contemporâneas, sob a coordenação do professor Fábio Feltrin, do curso de História.

A estrutura do grupo é um tanto quanto diferenciada: os encontros acontecerão quinzenalmente, sempre às sextas, com a peculiaridade de serem “repetidos” aos sábados utilizando o mesmo conteúdo; isso possibilita que os estudantes com vínculo empregatício tenham acesso e compareçam regularmente. Tem previsão de duração até outubro de 2012, respeitando os recessos de janeiro, fevereiro e julho. Os participantes receberão certificado de 320 horas oferecidos pela UFFS. 

sábado, 3 de dezembro de 2011

Papai Noel que me aguarde!


Por Jéssica Pauletti (Ciências Naturais/ UFFS)

Aos queridos colegas e professores que se identificam com essa passagem...

Final do ano chegando...contagem regressiva para as férias, festas, casa da avó e família. Ótimo pensar assim! Mas antes de chegar tudo isso, tem o fim de semestre na universidade. Medo!! Parece que é um combinado das disciplinas, elas pensam assim “vamos sugar todas as energias desse povo”. E como sugam. Para completar, estamos em pleno verão, apesar de ser primavera, e esse sol caprichosamente aparece com força às seis horas da manhã e só me dá um tchauzinho às oito da noite. Portanto, passo a maior parte do tempo em sua companhia, assim, nas idas e vindas da universidade para casa, o sol faz questão de iluminar nossas cabeças.

Infelizmente esse sol maravilhoso, que em Janeiro talvez eu aproveite verdadeiramente, não me ilumina na hora da prova ou da apresentação de um seminário, o que ele provoca é uma tremenda dor de cabeça. Quando eu coloco a cabeça no travesseiro, não sei quem dói mais: minhas pernas de tanto caminhar ou minha cabeça de tanto ler, analisar, pensar. Já dizia a professora Neide em suas aulas de Didática: “pensar dói, dá fome, cansa”, e a cada dia me certifico mais disso.


"Energias renováveis" é tema de discussão na UFFS/Realeza

Professores e técnicos da UFFS se reúnem semanalmente para discutir questões referentes às energias renováveis

                                                                                            Vanessa Pagno/Comunica
Professores, técnicos e acadêmicos, em reunião para discutir
 questões sobre energias renováveis.



Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/UFFS)

O desenvolvimento sustentável é algo de que se fala muito na contemporaneidade. Discutem-se medidas que diminuam os impactos ambientais, provocados, especialmente, por fontes não renováveis de energia. Uma saída para a diminuição da degradação do meio ambiente é o uso de energias renováveis, que são, em pequena escala, não poluentes.

Há cerca de dois meses, professores e técnicos da UFFS campus Realeza formaram um grupo de estudos para discutir as questões referentes às energias renováveis. As reuniões do grupo consistem em seminários explicativos, nos quais, semanalmente, os participantes apresentam suas propostas de trabalho e, logo após, realiza-se um debate.