domingo, 18 de dezembro de 2011

Práticas de Letramento

Andrei Vanin (Filosofia/ Erechim)

De 31 de outubro a 8 de novembro estiveram abertas as inscrições para o curso de extensão Práticas de Letramento na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental: desafios, propostas e perspectivas para atuação docente. O curso, que ofereceu 250 vagas, aconteceu entre os dias 9 de novembro e 7 de dezembro, às quartas-feiras, das 19h10min às 22h10min, no auditório da UFFS, campus Erechim, totalizando 20 horas/aula.

Os organizadores foram os professores Rodrigo Saballa de Carvalho e Zoraia Aguiar Bittencourt, que trabalham no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFFS. O curso foi voltado para professores – da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental –, coordenadores pedagógicos, alunos do curso de Pedagogia e demais profissionais ligados à formação de estudantes, na abrangência da 15ª Coordenadoria Regional de Educação.


O objetivo do curso, segundo os coordenadores, era “contribuir para a qualificação pedagógica dos professores da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental da região da AMAU”. Para tanto, os encontros foram realizados a partir de diversos temas. No dia 9 de novembro, trabalhou-se o tema “Os significados da alfabetização e do letramento na Educação Infantil”. Já no dia 16, o assunto foi “Lendo e contando histórias: brincando com palavras e livros na Educação Infantil”. No dia 23, “Jogos e brincadeiras envolvendo leitura e escrita na Educação Infantil e no 1º ano do Ensino Fundamental”. No dia 31, “Projetos de Trabalho: brincando as crianças aprendem a falar e a pensar sobre a língua”. No último encontro, dia 7 de dezembro, “Projetos envolvendo o trabalho com a língua materna”. Também no dia 7, de acordo com os coordenadores, “os professores apresentaram trabalhos que desenvolveram com seus alunos em sala de aula a partir das questões discutidas durante o curso e também realizaram uma exposição da documentação dos materiais produzidos".

Imagem: os professores falam no curso
Fonte: Setor de Comunicação do campus Erechim

Os encontros foram desenvolvidos através de oficinas, sessões compartilhadas de leituras, análises de práticas de letramento realizadas em sala de aula pelos professores que atuam na área, planejamento de projetos de trabalhos envolvendo leitura/escrita e a produção de materiais didáticos pedagógicos para serem utilizados nas escolas pelos participantes do curso. Com isso, buscou-se uma melhor formação e práticas de ensino que possam contribuir de forma qualitativa na vida dos estudantes.

Ainda segundo os coordenadores, Prof. Zoraia Aguiar Bittencourt e Prof. Rodrigo Saballa de Carvalho, o objetivo principal era o de “articular ensino, pesquisa e extensão, atendendo o maior número possível de docentes, já que as formações destinadas à Educação Infantil, muitas vezes, não são priorizadas.” Ao finalizar o curso, eles avaliam que este “possibilitou um debate intenso com os professores a respeito das possibilidades de serem desenvolvidas práticas de letramento na Educação Infantil que tenham significado para as crianças.” Tendo em vista o número de professores que não puderam participar, tem-se a proposta de que, no segundo semestre de 2012, aconteça uma 2ª edição deste curso de extensão.





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