sábado, 3 de dezembro de 2011

"Energias renováveis" é tema de discussão na UFFS/Realeza

Professores e técnicos da UFFS se reúnem semanalmente para discutir questões referentes às energias renováveis

                                                                                            Vanessa Pagno/Comunica
Professores, técnicos e acadêmicos, em reunião para discutir
 questões sobre energias renováveis.



Por Vanessa Pagno (Ciências Naturais/UFFS)

O desenvolvimento sustentável é algo de que se fala muito na contemporaneidade. Discutem-se medidas que diminuam os impactos ambientais, provocados, especialmente, por fontes não renováveis de energia. Uma saída para a diminuição da degradação do meio ambiente é o uso de energias renováveis, que são, em pequena escala, não poluentes.

Há cerca de dois meses, professores e técnicos da UFFS campus Realeza formaram um grupo de estudos para discutir as questões referentes às energias renováveis. As reuniões do grupo consistem em seminários explicativos, nos quais, semanalmente, os participantes apresentam suas propostas de trabalho e, logo após, realiza-se um debate.


O grupo já realizou cinco encontros. Neles já foram discutidos assuntos referentes a coletores solares para aquecimento de água, energia eólica, painéis fotovoltaicos e energias renováveis frente à questão da crise ambiental. Os encontros acontecem, na universidade, todas as sextas-feiras, às 15:00, na sala 04, e são abertos a todos. 

Os participantes desses encontros pretendem, com essa iniciativa, desenvolver, no próximo ano, um grupo de pesquisa na área de energias renováveis. 

O professor Dr. Eduardo de Almeida disse, em conversa ao Comunica, que essa iniciativa surgiu depois que professores e técnicos assistiram a uma oficina sobre a construção de painéis para o aquecimento de água, em Francisco Beltrão. “Quando começamos a discutir sobre formas de energias renováveis, percebemos que o nosso grupo é bastante interdisciplinar e que poderíamos estudar outras formas de geração de energia renovável, como eólica, biomassa e fotovoltaica,” completou Eduardo. 

O Comunica acompanhou o quinto encontro realizado pelo grupo, que aconteceu no último dia 25 de novembro. Neste encontro, o biólogo do Campus, Carlos Eduardo Cereto, fez sua apresentação sobre “Energias renováveis e a sustentabilidade no contexto da crise ambiental”. 

Durante o encontro, Cereto explorou alguns conceitos de “desenvolvimento sustentável” e também citou alguns impactos ambientais que são causados pelas principais fontes de energia, sejam elas renováveis ou não. 

Em conversa ao Comunica, Carlos Eduardo Cereto destacou que sua proposta “é inserir essa temática em qualquer linha de pesquisa que o grupo venha a desenvolver”, já que ele considera “essencial que a questão ambiental seja alvo de preocupação constante em todo tipo de desenvolvimento tecnológico, ainda mais envolvendo produção de energia”. 

Ainda foi destacada, durante a reunião do grupo, a viagem que este fará, no próximo dia 01 de dezembro, para a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Cascavel. O técnico do laboratório de física, Orlando De Toni Júnior, contou ao Comunica que, nesta viagem, eles pretendem visitar um grupo de pesquisa, do curso de Engenharia Agrícola, que estuda Energias renováveis, com o professor Dr. Jair Siqueira. O técnico também frisou que eles pretendem, com essa viajem, “conhecer as linhas de pesquisa do grupo, para quem sabe, futuramente, montar uma parceria”. 

Além de técnico-administrativos e professores, também há a participação de alguns acadêmicos, nesses encontros. Conversamos com as acadêmicas do curso de Licenciatura em Ciências, Alessandra Morena e Ariane Norberto Evaristo. 

Alessandra disse que essa ideia do grupo é muito interessante, “pois vem a destacar algo importante para toda a região, tentando buscar uma alternativa de energia mais limpa”. Ela destaca que acha interessante o fato de o grupo primeiro fazer uma discussão sobre todas as energias renováveis, para daí partir para estudos mais concentrados. “É muito interessante essa iniciativa tomada pelos professores e técnicos da UFFS, já que pensar em métodos para ajudar o meio ambiente é um dever de todos”, completou. 

Já a acadêmica Ariane disse que acha "essa iniciativa muito importante, pois ela define algumas das linhas de pesquisa e extensão da UFFS" e visa estender esse estudo para a comunidade, "buscando meios locais que contribuam na implantação desses recursos em nossa região".

Nenhum comentário:

Postar um comentário