segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Grupo MASSA – Manejo Sustentável dos Sistemas Agrícolas

Emanuele P. Cenci (Arquitetura e Urbanismo/Erechim)

O Grupo Manejo Sustentável dos Sistemas Agrícolas (MASSA) é desenvolvido por professores e acadêmicos do curso de Agronomia do Campus de Erechim da UFFS desde 2012 e tem como objetivo a ampliação do conhecimento científico dos alunos com uma visão de agricultura que se preocupa mais com a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

As atividades desenvolvidas pelos acadêmicos do MASSA iniciam com a pesquisa sobre o assunto. Depois disso, são montados e coletados os dados dos experimentos e realizadas análises estatísticas das variáveis e interpretação dos dados. Quando esta etapa é finalizada, os resultados obtidos são convertidos em trabalhos de conclusões de curso, resumos e artigos que são apresentados em congressos e/ou enviados a revistas da área (sempre com orientação dos professores).
 
 
 
Imagem: Experimentos do grupo MASSA. Foto de César Tiago Forte.

Imagem: Experimentos do grupo MASSA. Foto de César Tiago Forte.

Imagem: Experimentos do grupo MASSA. Foto de César Tiago Forte.

Imagem: Experimentos do grupo MASSA. Foto de César Tiago Forte.

Neste mês de setembro, o Grupo MASSA participou do Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, ocorrido entre os dias 1 e 4, em Gramado–RS. Dentre os participantes, havia quatro acadêmicos e três professores da instituição que apresentaram, ao todo, 11 resumos expandidos na forma de pôsteres e apresentação oral. O acadêmico da 10ª fase, César Tiago Forte, comentou:
 
"Além do conhecimento adquirido com a apresentação dos trabalhos, a participação no Congresso foi de extrema importância para os acadêmicos, pois foram apresentadas palestras relacionadas às novas tecnologias de controle de Plantas Daninhas com pesquisadores nacionais e internacionais. Além disso, tivemos oportunidade de entrar em contato com as empresas do setor agrícola, o que fortalece a oportunidade de emprego”.
Imagem: Integrantes do grupo MASSA no Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. Foto de César Tiago Forte.

Os acadêmicos e professores que desejam participar do grupo devem ter interesse em um aprendizado diferenciado e procurar seguir a linha da pesquisa. O Grupo não tem nenhum tipo de seleção e a certificação aos acadêmicos é proporcional a frequência: se o participante for assíduo as atividades desenvolvidas no Grupo, receberá a quantidade de certificação de horas igual a de um bolsista (20h).

Nenhum comentário:

Postar um comentário