terça-feira, 22 de julho de 2014

Alunos do curso de Agronomia apresentam seus trabalhos de conclusão de curso

Jéssica Amroginski – Engenharia Ambiental

O curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS-Erechim) é um dos cursos que está na etapa final da graduação. Os acadêmicos da turma 2010 estão em fase de apresentação de seus trabalhos de conclusão de curso (TCC’s).  O Comunica conversou com a acadêmica Alana Prigol, que foi a primeira aluna do curso que apresentou e teve seu TCC aprovado no dia 14 de julho.

A pesquisa realizada pela acadêmica tem como título Identificação da ocorrência de resistência de leiteiro (Euphorbia heterophylla L.) a herbicidas inibidores de ALS e PROTOX e foi orientada pelo professor Leandro Galon.

A respeito do seu trabalho, Alana afirma que consistiu basicamente em “[...] identificar a resistência da planta daninha (denominada leiteiro) a herbicidas frequentemente utilizados por produtores de culturas, como a soja. Os biótipos testados são oriundos dos estados de Rondônia e Rio Grande do Sul. Os experimentos foram realizados na casa de vegetação pertencente ao grupo Massa (Manejo Sustentável dos Sistemas Agrícolas) localizado na cidade de Erechim, no campus definitivo da UFFS”.

Sobre os resultados obtidos com sua pesquisa ela diz que “O biótipo do Rio Grande do Sul possui sensibilidade aos herbicidas testados e o biótipo de Rondônia mostrou-se mais resistente. Além disso, ressalta-se a importância da rotação de culturas, bem como a rotação de herbicidas como ferramenta para o manejo e prevenção da resistência”.

Questionada a respeito do TCC, a acadêmica afirma que “Foi uma experiência única, que proporcionou maior conhecimento sobre o assunto, pois é uma área relevante na qual tenho interesse de continuar pesquisando, além disso, pude trabalhar com um professor que possui grande conhecimento na área”.
A expectativa dela é que com o “conhecimento adquirido na Universidade eu possa ter um bom espaço no mercado de trabalho”. Alana termina sua fala agradecendo a todos que colaboraram e contribuíram de alguma forma para a realização do seu trabalho.


Depois de apresentar o TCC, a próxima etapa é o estágio, porém ainda não está definido onde acontecerá. Tendo concluído o estágio, deve ser apresentado um relatório e depois só aguardar pela formatura, que será no dia 14 de fevereiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário