quinta-feira, 3 de julho de 2014

A Cultura através da Universidade, projetos que são realizados na UFFS são apresentados para comunidade erechinense

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental/Erechim)

Os projetos culturais da UFFS oferecem diversas atividades tanto para o público interno da Universidade quanto para a comunidade externa, possibilitando a participação e a troca de informações com públicos variados, que têm interesse na valorização dessa área.

Um dos projetos aprovados no último edital foi o projeto intitulado “A arte de contar e ouvir histórias na contemporaneidade”, coordenado pelo professor Iloir Gaio. As atividades são desenvolvidas desde o início do semestre pelo coordenador que conta com o auxílio de acadêmicos de diferentes cursos.

Os principais objetivos do projeto são proporcionar o conhecimento e reflexão a respeito de diversas formas de trabalhar com as palavras, mostrando que o ato de contar histórias é uma das possibilidades de se romper o confinamento cultural, facilitando a imaginação criadora. Além disso, permite enfatizar a cultura de ensinamentos e sabedoria do passado, oferece um instrumento capaz de desenvolver e formar pessoas com desejo de compartilhar a vida pautada em valores éticos, sociais, morais e espirituais.

As atividades propostas visam capacitar os integrantes do projeto a contar histórias dos mais variados gêneros, trabalhar em vários contextos diferentes, escolher as histórias mais adequadas para cada ocasião, ensinando os segredos e as mais variadas técnicas que podem ser utilizadas.

O grupo realizou recentemente uma apresentação na Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Ruther Alberto Von Muhlen. Na ocasião, os integrantes do projeto encenaram para crianças com até cinco anos de idade, mostrando para elas como é importante ter uma alimentação saudável. 
 
Imagem: apresentação na Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Ruther Alberto Von Muhlen

Imagem: apresentação na Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Ruther Alberto Von Muhlen

No cronograma do projeto, constam ainda diversas atividades a serem realizadas. A próxima acontecerá no dia 16 de julho no Lar dos Velhinhos de Erechim. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário