terça-feira, 22 de julho de 2014

Alunos do curso de Agronomia apresentam seus trabalhos de conclusão de curso

Jéssica Amroginski – Engenharia Ambiental

O curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS-Erechim) é um dos cursos que está na etapa final da graduação. Os acadêmicos da turma 2010 estão em fase de apresentação de seus trabalhos de conclusão de curso (TCC’s).  O Comunica conversou com a acadêmica Alana Prigol, que foi a primeira aluna do curso que apresentou e teve seu TCC aprovado no dia 14 de julho.

A pesquisa realizada pela acadêmica tem como título Identificação da ocorrência de resistência de leiteiro (Euphorbia heterophylla L.) a herbicidas inibidores de ALS e PROTOX e foi orientada pelo professor Leandro Galon.

A respeito do seu trabalho, Alana afirma que consistiu basicamente em “[...] identificar a resistência da planta daninha (denominada leiteiro) a herbicidas frequentemente utilizados por produtores de culturas, como a soja. Os biótipos testados são oriundos dos estados de Rondônia e Rio Grande do Sul. Os experimentos foram realizados na casa de vegetação pertencente ao grupo Massa (Manejo Sustentável dos Sistemas Agrícolas) localizado na cidade de Erechim, no campus definitivo da UFFS”.

Sobre os resultados obtidos com sua pesquisa ela diz que “O biótipo do Rio Grande do Sul possui sensibilidade aos herbicidas testados e o biótipo de Rondônia mostrou-se mais resistente. Além disso, ressalta-se a importância da rotação de culturas, bem como a rotação de herbicidas como ferramenta para o manejo e prevenção da resistência”.

Questionada a respeito do TCC, a acadêmica afirma que “Foi uma experiência única, que proporcionou maior conhecimento sobre o assunto, pois é uma área relevante na qual tenho interesse de continuar pesquisando, além disso, pude trabalhar com um professor que possui grande conhecimento na área”.
A expectativa dela é que com o “conhecimento adquirido na Universidade eu possa ter um bom espaço no mercado de trabalho”. Alana termina sua fala agradecendo a todos que colaboraram e contribuíram de alguma forma para a realização do seu trabalho.


Depois de apresentar o TCC, a próxima etapa é o estágio, porém ainda não está definido onde acontecerá. Tendo concluído o estágio, deve ser apresentado um relatório e depois só aguardar pela formatura, que será no dia 14 de fevereiro de 2015.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Abertas as inscrições para o SEPE

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental - Erechim)

A submissão de trabalhos para a quarta edição do Seminário de Ensino Pesquisa e Extensão (SEPE) da UFFS já está disponível. Para participar é necessário submeter os resumos através da Plataforma Eletrônica SEER aos Anais do SEPE através do endereço: https://periodicos.uffs.edu.br.


No ano passado, na terceira edição do evento foram apresentados cerca de 561 trabalhos. Para o IV SEPE, que será realizado em todos os campi da UFFS, são esperados mais de 400 trabalhos.

Os trabalhos aprovados serão apresentados na modalidade oral. Para submeter o resumo deve-se seguir as orientações e normas exigidas pela coordenação do evento que podem ser acessadas na página inicial do site da UFFS.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

A Cultura através da Universidade, projetos que são realizados na UFFS são apresentados para comunidade erechinense

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental/Erechim)

Os projetos culturais da UFFS oferecem diversas atividades tanto para o público interno da Universidade quanto para a comunidade externa, possibilitando a participação e a troca de informações com públicos variados, que têm interesse na valorização dessa área.

Um dos projetos aprovados no último edital foi o projeto intitulado “A arte de contar e ouvir histórias na contemporaneidade”, coordenado pelo professor Iloir Gaio. As atividades são desenvolvidas desde o início do semestre pelo coordenador que conta com o auxílio de acadêmicos de diferentes cursos.

Os principais objetivos do projeto são proporcionar o conhecimento e reflexão a respeito de diversas formas de trabalhar com as palavras, mostrando que o ato de contar histórias é uma das possibilidades de se romper o confinamento cultural, facilitando a imaginação criadora. Além disso, permite enfatizar a cultura de ensinamentos e sabedoria do passado, oferece um instrumento capaz de desenvolver e formar pessoas com desejo de compartilhar a vida pautada em valores éticos, sociais, morais e espirituais.

As atividades propostas visam capacitar os integrantes do projeto a contar histórias dos mais variados gêneros, trabalhar em vários contextos diferentes, escolher as histórias mais adequadas para cada ocasião, ensinando os segredos e as mais variadas técnicas que podem ser utilizadas.

O grupo realizou recentemente uma apresentação na Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Ruther Alberto Von Muhlen. Na ocasião, os integrantes do projeto encenaram para crianças com até cinco anos de idade, mostrando para elas como é importante ter uma alimentação saudável. 
 
Imagem: apresentação na Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Ruther Alberto Von Muhlen

Imagem: apresentação na Escola Municipal de Educação Infantil Dr. Ruther Alberto Von Muhlen

No cronograma do projeto, constam ainda diversas atividades a serem realizadas. A próxima acontecerá no dia 16 de julho no Lar dos Velhinhos de Erechim.