segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Evento organizado pelo curso de Filosofia debate a “A Divina Comédia”


Jéssica Amroginski  (Engenharia Ambiental/ Erechim)


“Revisitando o Inferno com Dante Alighieri” é um minicurso organizado pelo curso de Filosofia da UFFS- campus Erechim, que acontecerá entre os dias 09 e 12 de dezembro, das 15h às 17h. A atividade será ministrada pelo professor Dr. Luis Alberto De Boni, da Universidade do Porto – Portugal.


De acordo com a professora Joice Beatriz da Costa, organizadora do evento, o curso “[...] será um estudo sobre a primeira parte da Divina Comédia: Inferno. Isto significa adentrar num ambiente de descoberta de certas concepções filosóficas e históricas de sua época, por tratar-se de um dos textos mais importantes no domínio filosófico-teológico da Idade Média. Este estudo não é, pois, apenas um revisitar uma poesia de grande valor literário, lógico e linguístico que será ministrado por professor de ampla experiência e conhecimentos nacionais e internacionais nesta área.”

Luis Alberto De Boni irá analisar o núcleo do livro Inferno de Dante a fim de contextualizar o cenário ali desenvolvido e explicar alguns temas, como Amor, Corpo, Ódio, Sofrimento e Ética, além de proporcionar o debate filosófico acerca destes temas visando a reflexão, a discussão, a atualização e o aperfeiçoamento humano - explica a professora Joice Beatriz da Costa.

O objeto do curso é Dante Alighieri, que  foi um filósofo, poeta e político italiano que viveu no século XIV. É o autor da "Divina Comédia", considerado um clássico da literatura mundial, cuja narrativa é dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.

Os interessados podem se inscrever através do email: academicofilosofiauffs@gmail.com contendo nome completo, CPF, RG e órgão expedidor. As inscrições também podem ser feitas no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário