terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Acadêmicos de Agronomia participam do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia

Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

Entre os dias 25 e 28 de novembro, aconteceu, em Porto Alegre, a oitava edição do Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA): cuidando da saúde do Planeta. Entendendo a limitação do modelo da agricultura convencional no que se refere à sustentabilidade, são estudadas e desenvolvidas novas formas de relação homem-natureza. Por isso, o evento surgiu com o objetivo de promover alternativas que possibilitem avanços na área da agroecologia a partir de espaços para discussão, reflexão e troca de experiências entre os participantes.

Muitos estudantes, técnicos e professores da UFFS estiveram no VIII CBA contribuindo, participando e apresentando trabalhos de extensão e/ou pesquisa. As quatro turmas de agronomia da UFFS-Erechim participaram do evento e, assim, puderam complementar as perspectivas do curso de agronomia, bem como do futuro profissional e do desafio de desenvolver novas formas de produção.

Em paralelo ao VIII CBA, ocorreu o V Encontro Nacional dos Grupos de Agroecologia (ENGA), que reuniu mais de 500 pessoas e realizou oficinas e discussões acerca da agroecologia.

O Comunica entrou em contato com Andreia Livi e João Daniel Foschiera, estudantes de Agronomia da UFFS Erechim, que participaram dos eventos (ENGA e CBA). Andreia e João fizeram uma crítica ao CBA, com base no caráter tecnicista do evento, que não estendeu diálogo com o público da práxis agroecológica - que constrói a agroecologia no dia a dia. De acordo com os acadêmicos:

“Momentos que debatem a agroecologia são sempre ricos em conteúdos e bem vindos, principalmente para acadêmicos em formação. Isso contribui para avançarmos na construção desta bela obra chamada agroecologia”.
O destaque do evento foi o encerramento com Stephen Gliessman, da Universidade da Califórnia Santa Cruz, que desafiou os participantes do VIII CBA a modificarem suas ações diárias, com o intuito de contribuir para uma vida mais sustentável e transformar a estrutura de mercado que é um ponto chave para mudanças.

Confira algumas fotos do evento feitas por Andreia Livi:









Nenhum comentário:

Postar um comentário