sexta-feira, 17 de maio de 2013


Reconhecimento do curso de Licenciatura em História da UFFS – Campus de Chapecó
               
Por Camila Marmentini (História, Chapecó)

Unidade Bom Pastor/Campus Chapecó da UFFS, onde funciona o curso de História.
Entre os dias 19 e 22 deste mês, o curso de História da Universidade Federal da Fronteira Sul receberá a visita dos avaliadores do INEP como parte do seu processo de reconhecimento, conforme as diretrizes e procedimentos que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, SINAES, Lei 10.861/2004.

Quando se decide criar um curso, normalmente o MEC aprova tal solicitação, depois de criado o curso, estipula-se um tempo para que tudo aconteça conforme o previsto nas diretrizes. Quando os avaliadores aqui se encontrarem trabalharam em duas linhas: a parte documental (atas de reuniões, estatuto do curso, projeto pedagógico em fim registros em geral) e na verificação do que realmente está sendo aplicado no funcionamento efetivo do curso. Além disso, também avaliarão a estrutura física da UFFS, as salas, biblioteca, acervo, laboratórios. A comissão de avaliação se reunirá em momentos distintos com dirigentes, professores e estudantes.

Para garantir as condições necessárias para realização dos trabalhos, a comissão avaliadora solicitou sala privativa, telefone com linha externa, computador para cada avaliador com software básico de editoração instalado, acesso a internet e navegador instalado, uma impressora a laser ou a jato de tinta e toda a documentação comprobatória necessária.

Após o encerramento a comissão entregara seu parecer no mesmo dia, o que agiliza o processo de divulgação da nota recebida lembrando que nota 3,0 deixaria a desejar e implicaria em uma lista enorme de ajustes a serem feitos, uma nota 5,0 seria magnífica, mas uma nota acima de 4,0 já nos deixaria muito felizes, e com bem menos correções a serem feitas no curso. 

Outros cursos de Licenciatura também serão avaliados naquela semana, e provavelmente na quarta-feira já teremos o resultado referente ao curso de História. Então, acompanhem o COMUNICA na semana que vem, teremos noticias frescas sobre o reconhecimento dos cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário