sexta-feira, 26 de abril de 2013


Viagem às Reduções Jesuíticas


Por Camila Marmentini (História, Chapecó)


No sábado, dia 16 de março, os estudantes do curso de História e Ciências Sociais do Campus Chapecó realizaram uma visita às Reduções Jesuíticas no Rio Grande do Sul.

A saída foi da Unidade Bom Pastor, os estudantes seguiram até a cidade de Caibaté onde visitaram Santuário de Caaró, que foi erguido em honra aos jesuítas mártires, padres Roque Gonzales de Santa Cruz, Afonso Rodrigues e Juan del Castillo que foram trucidados por um grupo de nativos contrários à evangelização cristã, liderados pelo cacique Nheçu, um líder guarani que possuía autoridade máxima na região do atual município de Roque de Gonzales e comunidades vizinhas, este santuário é o centro de uma grande romaria que ocorre todos os anos no terceiro domingo de novembro.

Seguiram então para Santo Ângelo no Rio Grande do Sul cidade na qual encontra-se o Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, localizado no centro histórico da cidade, o museu abriga vários materiais do período jesuítico-guarani, também pode-se encontrar nele uma maquete da antiga Redução de Santo Ângelo Custódio. O prédio onde o museu foi instalado foi residência do último intendente e primeiro prefeito municipal Dr. Ulisses Rodrigues. Além do museu outro atrativo da cidade é Catedral Ângelo Politana, construída em estilo neoclássico com arcos, colunetas, molduras e ornamentação, é o principal templo da Diocese de Santo Ângelo, está localizada no mesmo lugar da igreja da redução de Santo Ângelo Custódio.

Após o almoço, seguiram para São Miguel das Missões município onde situa-se o Sitio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, onde encontram-se as ruínas jesuíticas da antiga Redução de São Miguel Arcanjo, juntamente com o sítio arqueológico está o Museu das Missões que abriga estátuas de imagens sacras feitas pelos índios Guaranis.

Uma estudante do curso de História, participante da viagem, relatou que a experiência foi ótima. Ela diz: “Somente vendo as ruínas em São Miguel percebe-se a dimensão do investimento feito ali, tudo isso em nome da religião, de impor uma cultura, de dominar”.
O passeio termina com um show noturno de luzes e sons. Uma narrativa da história das Missões Jesuíticas, que em 48 minutos apresenta o nascimento, desenvolvimento e fim da civilização criada no extremo sul do continente americano.




Catedral Ângelo Politana, em Santo Ângelo, RS.

 Sitio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, São Miguel das Missões, RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário