sexta-feira, 30 de novembro de 2012

I Seminário de Agroflorestas do RS e II Seminário de Frutas Nativas do Rio Grande do Sul

Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

Nos dias 21, 22, e 23 de novembro, aconteceu o I Seminário de Agroflorestas do RS e II Seminário de Frutas Nativas do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, reunindo agricultores, estudantes, técnicos e pesquisadores. O espaço de discussões foi o Núcleo de Formação do MST, no assentamento Sepé Tiarajú – Viamão/RS.

De acordo com o Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (www.inga.org.br), a organização do seminário foi desenvolvida a partir de dois projetos em andamento: Projeto Fortalecimento das Agroflorestas no RS: formação de rede, etnoecologia e segurança alimentar e nutricional, que é executado pela EMATER/ASCAR-RS e UFRGS; e o Projeto Pró Frutas Nativas de Porto Alegre, que é desenvolvido pela ONG INGÁ.

Os seminários foram desenvolvidos a partir de uma metodologia interessante: o público foi dividido em grandes grupos para debaterem sobre a temática Agrofloresta e plantas nativas: manejo, comercialização, beneficiamento e redes. Após o primeiro momento, foram criadas oficinas para discussão específica de cada linha da temática, ou seja, um grupo discutia sobre o manejo, enquanto outro conversava sobre o beneficiamento e assim por diante. Cada oficina de discussão produziu um relatório, que foi utilizado, ao fim do evento, para elaboração de um documento geral.

Segundo João Daniel, acadêmico do curso de agronomia da UFFS/Erechim, “o método de execução do seminário foi muito bom, porque conseguiu fazer com que todos participassem. Sendo assim, a criação do documento ficou coerente com todas as realidades presentes.” No último dia (23), as atividades aconteceram na Assembleia Legislativa/RS, dando encerramento ao evento.

Representando a UFFS/Erechim, participaram do evento o professor Ulisses Pereira de Melo juntamente com os alunos João Daniel Foschiera, Renan Strieski, Maico Schmitz, Franciele Coghetto e Erexauá Michalski.

Erexauá, em entrevista, comentou brevemente a importância do seminário “Atividades como essas são importantes para estimular a sociedade a buscar novas linhas de agricultura, tendo como caráter a sustentabilidade do agroecossitema. Tendo em vista as crises que nós enfrentamos, precisamos criar soluções, dando novos rumos à agricultura. Esse seminário serviu para expor para a sociedade os projetos desenvolvidos na universidade e discutí-los, justificando a importância da complementação dos conhecimentos com as atividades extensionistas”.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Processo seletivo de Transferência interna, Retorno de aluno-abandono da UFFS, Transferência externa e Retorno de graduado


Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

O período de inscrições para o processo seletivo de transferência interna e externa, retorno de aluno-abandono da UFFS e retorno de graduado, encerra no dia 23 de novembro (amanhã).

De acordo com o EDITAL Nº297/UFFS/2012:
  • Caracterizam-se como transferência interna as mudanças de turno, de curso, ou de campus da UFFS;
  • Retorno de Aluno-abandono é relativo àquelas pessoas que eram matriculadas na UFFS e abandonaram/desistiram do curso, podendo agora concorrer a uma vaga novamente;
  • Transferência externa é destinada aos acadêmicos de outras instituições de ensino superior (IES) que desejam se transferir para a UFFS;
  • Retorno de graduado se refere aos graduados de qualquer IES que desejam cursar outra graduação (fazer um novo curso), ou complementar os estudos.

Para realizar a inscrição, é necessário seguir alguns procedimentos.

Para o processo de transferência interna e retorno de aluno-abandono, os alunos devem levar o histórico escolar, documentos de identidade e CPF para preencher o formulário no local da inscrição.

Como consta no EDITAL 297/UFFS/2012, para o pedido de transferência externa, os interessados devem levar: Histórico Escolar de Graduação, atestado de matrícula ou de seu trancamento na instituição de origem, comprovante de que o Curso é autorizado ou reconhecido pelo MEC, Histórico Escolar do Ensino Médio e Certificado de Conclusão do Ensino Médio, declaração do cumprimento com as exigências do MEC quanto ao ENADE (dispensa ou participação), cédula de identidade (RG) e CPF;

Os interessados em concorrer a uma vaga pelo processo de retorno de graduado devem levar o Diploma de Curso de Graduação (frente e verso) devidamente registrado ou Certificado de Conclusão de Curso, Histórico Escolar de Graduação, cédula de identidade (RG) e CPF.

É importante prestar atenção no quadro de vagas dos cursos e nos detalhes contidos no EDITAL 297/2012/UFFS. Alguns cursos exigem, além dos descritos acima, outros documentos para o candidato que quer concorrer a uma vaga.

Confira o edital completo no site da UFFS <www.uffs.edu.br>, link “Editais” < “Boletim oficial” < “Edital nº 297/UFFS/2012”

terça-feira, 13 de novembro de 2012

II SEPE UFFS – Erechim

Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

O dia 31 de outubro, para a UFFS – Erechim, foi de atividades diferenciadas, se comparadas com as aulas normais dos cursos de graduação da universidade. Os períodos vespertino e noturno foram destinados para a realização da fase local do II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (II SEPE). O evento tem como objetivo “fazer a integração do ensino, pesquisa e extensão por meio da socialização dos resultados dos projetos de iniciação acadêmica, científica e docência” (Fonte: http://www.uffs.edu.br)

Durante a tarde e a noite, 66 trabalhos de ensino, pesquisa e extensão foram apresentados. Foram 66 exposições resultantes dos esforços de professores e acadêmicos, trabalhando juntos para desenvolverem os projetos. As apresentações ocorreram em várias salas, que estavam divididas por área de estudo/pesquisa: ciências naturais e da terra, ciências humanas e ciências exatas e tecnológicas.
 
Comunicação Oral. Foto de Kelly Cristina dos Reis

quarta-feira, 7 de novembro de 2012


II Colóquio de Filosofia da UFFS em Erechim

Por Andrei Vanin 

Eventos que promovam a discussão e a troca de saberes sempre são importantes para a formação, seja de acadêmicos ou de professores. Pensando nisso, entre os dias 26 e 29 de novembro de 2012, no campus Erechim, ocorrerá o II Colóquio de Filosofia da UFFS. O evento é coordenado pelos professores Marcio Soares e Eloi Pedro Fabian. Segundo a organização do evento, os principais objetivos do II colóquio são contribuir para a consolidação do curso de Filosofia na Universidade – tanto graduação, quanto Pós-graduação -, oferecer uma formação acadêmica consistente para os acadêmicos da UFFS e oportunizar a troca de saberes com professores de outras instituições. 


terça-feira, 6 de novembro de 2012

Doutora da UFFS ganha prêmio de melhor tese

Por Vanessa Luisa Freiberger (Engenharia Ambiental)

Nos dias 21 a 24 de outubro de 2012 aconteceu, no Rio de Janeiro, o 9º Simpósio Brasileiro de Geomorfologia com o tema específico sobre Ambientes Glaciais. Nessa ocasião, a professora doutora da UFFS Kátia Kellem da Rosa foi premiada pela União de Geomorfologia Brasileira com o título de melhor tese em Geomorfologia dos anos 2011 e 2012.

A seguir uma breve entrevista com a Professora Kátia:


1. Professora, conte como foi o evento que aconteceu no Rio de Janeiro?

“Foi muito gratificante, pois o evento representa um reconhecimento dos pesquisadores da área sobre a relevância do tema abordado na Antártica. Este evento é importante para a comunidade científica nacional que desenvolve pesquisa e ensino em Geomorfologia. Além disso, o tema deste ano, que foi sobre Eventos Catastróficos, é de suma importância para toda a população do país, pois envolve questões como Energia, Sustentabilidade agrícola, habitação e mudanças nos sistemas ambientais decorrentes. Muitos dos eventos catastróficos discutidos durante o referido Simpósio, como os deslizamentos e enchentes, são comumente mostrados pela mídia. Outros eventos que podem ser discutidos são os eventos climáticos extremos que envolvem secas ou ainda fortes temporais. Estes desencadeiam prejuízos e necessitam ser considerados quando se planeja uma gestão de cultivos, por exemplo. Desta forma, é importante que estas questões sejam inseridas no debate nas Universidades, escolas e na comunidade em geral. É necessário que haja maiores integrações entre as pesquisas que vêm se desenvolvendo, para que assim, os planejadores e gestores possam também ser apoiados pelo crescente conhecimento sobre estes temas. Numa perspectiva de crescentes problemas socioeconômicos e ambientais e do baixo grau de resiliência apresentado pelas áreas urbanas e rurais no Brasil. Este evento promoveu importantes discussões”.



UFFS na XV Feira do Livro de Erechim

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental – Erechim)

A XV edição da Feira do Livro de Erechim será realizada de 07 a 11 de novembro. Este ano a novidade é o local da feira, que acontecerá Praça Jayme Lago. O evento também conta com a III Feira Cultural e III Mostra do Turismo. A abertura oficial será às 20h do dia 7 (quarta-feira) e o encerramento acontece às 16h do dia 11(domingo).

A UFFS terá um espaço na Feira e participará de diversas atividades: exposição e lançamento de livros de professores, técnicos e estudantes da Universidade, leituras de histórias e debates realizados pelos professores, exposições fotográficas, apresentações de Projetos como o Café com Memória e o Partilhando Leituras. Segue abaixo a participação da UFFS. Não perca!

sábado, 3 de novembro de 2012

Palestra “As Políticas de Educação Integral no Norte do Rio Grande do Sul”

Por Everton Trentin Zoraski (Filosofia/Erechim)

No dia 26 de outubro, nas dependências do Seminário Nossa Senhora de Fátima, ocorreu a aula inaugural do curso de Especialização em Educação Integral “As Políticas de Educação Integral no Norte do Rio Grande do Sul” ministrada pela Profa. Dra. Rosimar Serena Siqueira Esquinsani (UPF).

Foto de Kelly Cristina Reis

Na abertura do evento, o Coordenador Adjunto do curso, Prof. Dr. Roberto Rafael Dias da Silva, ressaltou a importância do tema dentro da UFFS. Já o Diretor do campus, Prof. Dr. Ilton Benoni da Silva, abordou o tema da criação de Programas de Pós Graduação Estrito Senso, destacando o aspecto fundamental da criação de grupos de pesquisa para que tal iniciativa dê certo.

Da esquerda para a direita: Rosimar Esquinsani, Ilton Benoni e Roberto R. Dias da Silva. Foto de Kelly C. Reis

quinta-feira, 1 de novembro de 2012


O PET e a história dos alunos

Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental – Erechim)

Em outubro de 2012, foi lançada mais uma obra de um professor da UFFS-Erechim. Trata-se do livro Há uma universidade no meio do caminho, organizado pelo professor Thiago Ingrassia Pereira, sociólogo e doutorando em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e que na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, trabalha na área de Fundamentos da Educação e também é Tutor do Práxis -  PET ( Programa de Educação Tutorial) – Conexões de Saberes, além de desenvolver pesquisas sobre Educação Popular e Metodologia de Ensino em Ciências Sociais.

Imagem: capa do livro organizado por Ingrassia