quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

III Encontro Regional da Agroecologia da região Sul será realizado em Erechim

Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

No 55º CONEA (Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia do Brasil) - realizado em agosto/2012, em Cruz das Almas/BA -, foi deliberado aos estudantes de Agronomia da UFFS/Erechim, que fazem parte da FEAB (Federação Nacional dos Estudantes de Agronomia do Brasil), a organização do III Encontro Regional de Agroecologia da região Sul do Brasil (ERA-SUL) para o ano de 2013.

Por isso, no primeiro fim de semana do mês de dezembro (dias 1 e 2), o CETRE (Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim) foi espaço físico para o acontecimento do Seminário Externo de Construção do III ERA-SUL.

Seminário Externo para a construção do III ERA-Sul. Foto de Yan C. Bergozza



No primeiro dia, foram feitos os repasses das escolas presentes, que é um espaço comum nos encontros para situar cada estudante em todas as atividades que estão sendo executadas na região. Também foi feita uma avaliação dos ERAs anteriores e um debate sobre como a FEAB vem trabalhando com a agroecologia, que é uma das bandeiras de luta. No fim do primeiro dia, os militantes/estudantes presentes discutiram o caráter e os objetivos previstos para o ERA.

No segundo dia, Marco Antônio (MAB), Rafael (MAB) e Ulisses Pereira de Melo (“ex feabento” e atual professor da UFFS) apresentaram a realidade da Universidade Federal da Fronteira Sul, focados no processo de construção da universidade a partir dos movimentos sociais e na situação atual do curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia. Finalizando o seminário, os estudantes discutiram a grade do evento, e sugeriram uma data para o seu acontecimento.



Professor Ulisses P. de Melo. Foto de Yan C. Bergozza.

Participaram do seminário, estudantes que fazem parte da FEAB e da ABEEF (Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal) de diversas Instituições Federais: UFSM (Santa Maria e Frederico Westphalen/RS), UFFS (Cerro Largo/RS), UFSC (Florianópolis/SC), IFRS (Sertão/RS), UFRB (Cruz das Almas/BA), UFRA (Belém-Pará).

Alguns participantes do seminário. Foto de Yan C. Bergozza.

Encontros como esses, de estudantes, justificam que a formação profissional dos acadêmicos não acontece somente através de aulas, dentro na universidade. “Se iremos trabalhar com, e para a sociedade, nada melhor do que estudar e agir junto com a mesma”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário