quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

UFFS Campus Realeza terá cursos avaliados pelo MEC em fevereiro

Os cursos de Licenciatura em Química, Física e Ciências Biológicas, serão os primeiros cursos da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS – Campus Realeza a passarem pelo processo de reconhecimento.

Por Vanessa Pagno (Licenciatura em Química/ UFFS)

Os cursos iniciam o processo de Reconhecimento a partir do momento em que a primeira turma entra na segunda metade. Esse processo se dá por meio de uma avaliação, na qual o objetivo é identificar as condições de ensino, o perfil do corpo docente, assim como a estrutura da universidade – instalações físicas e organização didático-pedagógica – informações que devem estar contidas explicitamente num Relatório de Reconhecimento apresentado pelo Curso. Após o envio deste relatório, avaliadores do MEC realizam uma visita ao Campus para verificar as condições do Curso.

Neste ano de 2014, os cursos de Licenciatura em Química, Física, Ciências Biológicas e Letras passarão pelo processo de Reconhecimento de Curso. A visita de avaliadores do MEC para o Reconhecimento dos cursos de Química e Física já está marcada para os dias 03 e 04 de Fevereiro.

No dia 03, as professoras avaliadoras Flávia Maria Teixeira dos Santos e Maria Aparecida De Souza, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, farão a análise dos documentos relacionados ao curso de Química, tais como: PDI, PPI, PPC, Regimento Geral da Instituição, Cópia das portarias de autorização e reconhecimento do curso, Plano de Manutenção dos Equipamentos, Plano de expansão, Proposta da Grade Horária e do Quadro de Horários dos Laboratórios, Plano de carreira Docente e de Qualificação Docente, Ata de Instalação da Comissão de Avaliação Docente, Documentação da bibliotecária e profissionais de apoio, da biblioteca e laboratório, dentre outros. A mesma análise será realizada com o curso de Física.

Ainda no dia 03, haverá uma importante reunião com os dirigentes (Reitoria) – Reitor Professor Jaime Giolo e Vice Reitor Antônio Andreolli - com o Diretor do Campus Realeza Professor Dr. José Oto Konsen e com os coordenadores dos cursos de Química, Professor Dr. Clóvis Piovesan, e de Física, Professor Dr. Eduardo de Almeida. Após esta reunião, será realizada visita às dependências da universidade, como biblioteca e laboratórios. Neste mesmo dia, no período noturno, haverá uma reunião envolvendo cerca de um terço dos acadêmicos de cada curso. Já no dia 04, os avaliadores farão as últimas análises dos dados dos cursos.


Em entrevista ao Comunica, o Professor Dr. Clóvis Piovezan destacou a importância do processo de Reconhecimento do curso, sobretudo a importância da participação dos acadêmicos neste processo.
De acordo com o professor, “a portaria de Autorização e/ou Reconhecimento de um Curso Superior pelo MEC é a segurança para o aluno de que a instituição que o oferta foi avaliada, fiscalizada e é orientada dentro dos padrões de qualidade, a segurança de validade do diploma em todo o território Nacional, direito à carteira do conselho que rege a profissão, direito de se inscrever em concursos públicos federais, estaduais e municipais e preparação acentuada para maior aceitação no mercado de trabalho”.

Perguntado referente às expectativas de Reconhecimento do Curso de Química, Piovezan declarou que a coordenação está tranquila quanto a esse processo de avaliação do curso e sua aprovação. Já que “toda a documentação necessária está sendo providenciada, assim como o espaço para os avaliadores trabalharem. Nossa estrutura de Campus é nova e os espaços como salas de aula, laboratórios de ensino, informática e biblioteca estão em pleno funcionamento”, completou.

Para o curso Ciências Biológicas do Campus, o Reconhecimento de curso também é previsto para este início de ano, no entanto, a visita de avaliadores do MEC ainda não está marcada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário