domingo, 24 de novembro de 2013

ENGENHARIA EM ATIVIDADES DE CAMPO

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental - Erechim)

Nesse semestre os acadêmicos da turma 2010 (7ª fase) do curso de Engenharia Ambiental, do campus Erechim, estão realizando diversas atividades de campo, para verificar na prática as teorias que discutiram em sala de aula. A turma realizou uma dessas atividades de campo na cidade de Passo Fundo no final de outubro. Acompanhados pelos professores Clarissa Dalla Rosa, Gean Delise Vargas e Pedro Eugênio Bohel, os alunos conheceram uma estação de tratamento de água (ETA) e esgoto (ETE) da cidade.

Imagem: atividade de campo de Engenharia Ambiental. Fonte: arquivo pessoal.

A acadêmica Jucele Krignl diz que a visita “Foi muito interessante, porque podemos ver na prática o conteúdo visto em sala de aula, e também tivemos a oportunidade de ver de perto uma área de atuação profissional futuramente, além de entender a importância de uma implementação de ETA E ETE nos municípios, bem como suas principais atividades, benefícios e dificuldades de implantação. Vimos também alguns problemas e como solucioná-los, assim a atividade a campo realizada colaborou para melhoria do aprendizado”

Os alunos estão ainda acompanhando a execução de uma edificação de 4 pavimentos na Rua Euclides da Cunha, nº. 291, em Erechim- desde os serviços iniciais para a execução das fundações superficiais tipo sapatas. Irão continuar acompanhando a obra até a sua finalização, prevista para o próximo ano. 

Imagem: a edificação acompanhada pela turma. Fonte: arquivo pessoal.

“Visando multidisciplinaridade, este acompanhamento se faz conjuntamente a outras saídas técnicas de campo, que complementam as disciplinas de mecânica e resistência dos materiais, ciência e tecnologia dos materiais e construção civil” diz o professor Pedro Eugênio Bohel, que ministra as matérias citadas. Pedro Bohel ressalta ainda que essas saídas em campo são abertas para alunos de outras fases, assim como de outros cursos de graduação da UFFS. 

De acordo com o professor, “Esta visualização prática dos elementos teóricos é necessária ao acadêmico de graduação, e indispensável ao aluno de engenharia, que acaba por complementar elucidativamente sua graduação, visto ser a engenharia, o desenvolvimento e a materialização na prática das teorias e dos projetos científicos”. 

Para este semestre, estão previstas ainda saídas de campo para acompanhamento de aterros sanitários e barragens na região do Alto Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário