terça-feira, 22 de outubro de 2013

Discutindo o Programa de Agricultura de Base Ecológica com agricultores


Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

Na sexta feira (18), vários agricultores, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – RS (Emater) e da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e estudantes se reuniram nas dependências do Colégio Agrícola Estadual Emílio Grando para avaliar e discutir o Programa de Agricultura de Base Ecológica (PABE). O encontro ocorreu durante o Seminário Regional do PABE. 
 
Seminário Regional do PABE. Foto: Andréia Livi

Seminário Regional do PABE. Foto: Andréia Livi
O seminário, promovido pela SDR e Emater, teve como objetivo principal pensar estratégias que contemplem o PABE e suas ações de transição agroecológica. Na parte da manhã, ocorreu a fala do Secretário Estadual da SDR Ivar Pavan, que discorreu sobre a importância de criar agroindústrias para agregar valor aos produtos dos agricultores. Na sequência, Agda Ikuta, do Departamento de Agricultura Familiar da SDR, apresentou os objetivos e a metodologia de trabalho do Programa de Agricultura de Base Ecológica. Entre outras falas, os participantes do seminário se dividiram em três grupos para discutir questões correspondentes ao programa e, posteriormente, fizeram a socialização dos pontos principais discutidos. 
 

Grupo de discussão. Fonte: Andréia Livi.

Os assuntos de fomento à discussão permearam alguns eixos direcionadores, como: produção orgânica de alimentos; industrialização; comercialização; certificação; assistência técnica e extensão rural; e estratégias para avançar o processo de transição agroecológica através da organização dos agricultores.

Devido à metodologia de discussão, que teve bastante participação dos agricultores, o seminário foi construtivo e serviu de base para ampliar os conhecimentos e as perspectivas relacionadas à transição agroecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário