terça-feira, 5 de julho de 2011

Entrevista: Marcelo Ronsoni


Por Vanessa Freiberger (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)

Marcelo Luis Ronsoni é Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM). Atualmente, Ronsoni é Pedagogo da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim.
Em entrevista ao Comunica, ele respondeu às perguntas pertinentes ao Projeto Quero entrar na UFFS, que coordena e que tem como objetivo divulgar a Universidade e seus cursos, juntamente com o programa PET Conexões de Saberes.

Comunica: Quem participa da divulgação?
Ronsoni: A atividade é desenvolvida pelo Grupo PET/Conexões de Saberes do Campus Erechim, Coordenação Acadêmica e Setor de Assuntos Estudantis. Do grupo PET participam o coordenador, professor Thiago Ingrassia, e professores colaboradores, bem como os bolsistas, que são estudantes da UFFS. Da coordenação acadêmica eu participo, como pedagogo do campus. O grupo PET desenvolve ações de ensino, pesquisa e extensão. Uma dessas ações é a divulgação da UFFS na região, por meio do programa "Quero Entrar na UFFS". Na atividade, a participação dos bolsistas, que são estudantes da UFFS, é fundamental, pois seus depoimentos cativam os colegas estudantes do Ensino Médio a continuarem seus estudos. Utilizamos para a divulgação um folder institucional e também um folder local, criado pela equipe do Campus Erechim.

Comunica: Quais os locais, escolas e entidades receberão visitas da equipe?
Ronsoni: Temos como meta visitar todas as escolas de Ensino Médio da região de abrangência da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, ou seja, 42 municípios. Estamos priorizando as instituições públicas, mas não excluímos o desenvolvimento da atividade em instituições privadas, porém, nesses casos, atendemos à convites das escolas.


Comunica: Sucintamente, então, quais os objetivos do seu Projeto?

Ronsoni: São vários os objetivos:
- Divulgar no âmbito da área de abrangência da 15ª CRE a presença da UFFS (em especial, do campus Erechim), discutindo a educação pública como um direito e como parte do projeto de vida dos jovens.
 - Legitimar a UFFS/Erechim como possibilidade de acesso à universidade pública e gratuita;
- Discutir a educação pública como um direito social;
- Destacar o fator escola pública no processo seletivo da UFFS;
- Informar sobre o ENEM;
- Apresentar as políticas de assistência estudantil da universidade;

Essa atividade desenvolvida na escola visa tornar público o conhecimento da UFFS, visto que o acesso à internet em muitas comunidades ainda é precário. A presença da UFFS nessas comunidades valoriza o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas escolas e auxilia a projetar o futuro dos jovens que estão encerrando a educação básica.

**********************************************************


Mais informações sobre a atividade podem ser encontradas no blog do grupo PET/Conexões de Saberes - http://petconexoesdesaberes-uffs.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário