quarta-feira, 30 de abril de 2014

Grupo de Estudos Foucauldianos inicia atividades no Campus de Erechim

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental/Erechim)

Iniciaram, no último dia 26, as atividades do Grupo de Estudos Foucauldianos do Discurso. Esse grupo foi criado porque o autor Michel Foucault é essencial em algumas pesquisas no campus de Erechim, principalmente para acadêmicos dos cursos de Filosofia e Arquitetura e Urbanismo. Além disso, há pesquisas relacionadas ao autor na Pós-graduação Lato Sensu em Teorias Linguísticas Contemporâneas.

O objetivo principal do grupo, que é coordenado pelos professores Atilio Butturi Junior e Fábio Francisco Feltrin de Souza, é apresentar e debater conceitos do trabalho de Michel Foucault; elaborar discussões e produzir trabalhos acadêmicos, como resenhas e artigos, para socializar as pesquisas realizadas pelos membros. Segundo Atílio, “O grupo foi criado para discutir, com alunos da Especialização e com os bolsistas de IC [Iniciação Científica], alguns temas e problematizações levantados por Michel Foucault. Acabamos assimilando outros interessados, mas a proposta ainda é a de oferecer um certo panorama foucauldiano"

O grupo é aberto à comunidade, porém tem um limite máximo de 20 pessoas. As atividades serão realizadas através de leituras semanais (2 horas de leituras individuais) e reuniões quinzenais (4 horas cada). 
Cronograma - Grupo de Estudos


Data
Conteúdo
Observação
26 de Abril
"Arqueologia da arqueologia": estruturalismo, Heidegger e Nietzsche
Leitura:
Dosse: capítulo "O Corte Saussuriano", do livro "História do Estruturalismo"
10 de Maio
O a priori histórico
A singularidade do acontecimento: o discurso
Leitura:
Foucault: prefácio de "As Palavras e as Coisas"
Veyne: capítulo "Tudo é Singular na História Universal: o 'discurso' ", do livro "Foucault: seu pensamento, sua pessoa"
24 de Maio
A arqueologia dos saberes: produção da verdade e do sujeito
Leitura:
Dosse: capítulo "Foucault e a desconstrução da história", do livro "História do Estruturalismo"
7 de Junho
A arqueologia dos saberes: produção da verdade e do sujeito
Leitura:
Foucault: "Prefácio" e capítulo "As Regularidades Discursivas", do livro "A Arqueologia do Saber"
28 de Junho
Entre a arqueologia e a genealogia: produção da verdade e do sujeito
Leitura:
Foucault: "A Ordem do Discurso"
9 de Julho
Saber e poder
Leitura:
Machado: texto "Introdução: por uma genealogia do poder", de "Microfísica do Poder"
2 de Setembro
Saber e poder
Foucault: texto "Genealogia e Poder", de "Microfísica do Poder"
Foucault: capítulo "O Panoptismo", do livro "Vigiar e Punir"
16 de
Setembro
Dispositivo, sujeito e resistência
Leitura:
Foucault: capítulo "O Dispositivo da Sexualidade", de "A Vontade de Saber"
Araújo: capítulo "A Constituição do Sujeito", do livro "Foucault e a Crítica do Sujeito"
4 de
Outubro
A Governamentalidade
Leitura:
Foucault: texto "A Governamentalidade", do livro "Microfísica do Poder"
18 de
Outubro
Resistência e subjetivação
Leitura:
Artigo : " Dispositivo: um solo para a subjetivação" (WEIMANN, 2006).
1º de Novembro
A fase ética
Leitura:
Foucault: capítulo " A ética do cuidado de si como prática da liberdade , do livro: Ditos e escritos V: ética, sexualidade e política. 2.ed. Trad. Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010e. p.264-287.
22 de
Novembro
A fase ética: o cuidado de si
A fase ética: a parrêsia
Encerrramento
Leitura:
Foucault: aulas iniciais de "Os Anormais"

Leitura: capítulo "El riesgo de pensar", de Santos, presente em: ABRAHAM, T. El último Foucault. Buenos Aires: Sudameicana, 2003. p.40-107.



segunda-feira, 28 de abril de 2014

Curso realizado na UFFS aproxima os acadêmicos à arte do Cinema

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental/Erechim)

Está em andamento na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim um mini-curso sobre Cinema. O Laboratório de Cinema, como é chamado, é ministrado pela estudante intercambista francesa, Alice Galloiun. A atividade que faz parte da programação cultural da Universidade conta com a participação de aproximadamente 80 alunos de diferentes cursos que estão aprendendo um pouco mais sobre a sétima arte.

O objetivo do Laboratório é ensinar aos participantes alguns conhecimentos básicos sobre cinema, como noções de roteiro e montagem, para que ao final eles possam produzir seus próprios filmes. Segundo Alice, “é uma oportunidade de fazer um filme próprio, para contar o que cada um quiser do modo que quiser, e também de mostrar o que é realmente o cinema”. O grupo reúne-se no laboratório de informática da UFFS nas segundas e terças-feiras.

Alice mora em Brunoy, na periferia de Paris, estuda cinema na Universidade Paris Diderot e antes de vir para o Brasil, realizou intercâmbio na Universidade de Bolonha na Itália. Há quase dois meses em Erechim, além de ministrar o Laboratório de Cinema, ela trabalha na Obra Promocional Santa Marta e na Associação de Recicladores Amigos da Natureza (Arcan). Depois de Erechim, Alice passará pelo Recife antes de retornar à França para continuar seus estudos.

Em conversa com o Comunica, a respeito da experiência que está tendo na UFFS a estudante diz que “[...] é muito interessante trabalhar com pessoas da minha idade e de outra cultura, porque não temos a mesma relação com o cinema e assim posso ver o cinema com outro ponto de vista”. Ela diz ainda que espera que todos os brasileiros que forem para a França sejam tão bem recebidos como ela foi aqui no Brasil.

As aulas, que são oferecidas voluntariamente pela intercambista, serão realizadas até o dia 20 de maio e os participantes serão certificados.