segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Grupo MASSA – Manejo Sustentável dos Sistemas Agrícolas

Emanuele P. Cenci (Arquitetura e Urbanismo/Erechim)

O Grupo Manejo Sustentável dos Sistemas Agrícolas (MASSA) é desenvolvido por professores e acadêmicos do curso de Agronomia do Campus de Erechim da UFFS desde 2012 e tem como objetivo a ampliação do conhecimento científico dos alunos com uma visão de agricultura que se preocupa mais com a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

As atividades desenvolvidas pelos acadêmicos do MASSA iniciam com a pesquisa sobre o assunto. Depois disso, são montados e coletados os dados dos experimentos e realizadas análises estatísticas das variáveis e interpretação dos dados. Quando esta etapa é finalizada, os resultados obtidos são convertidos em trabalhos de conclusões de curso, resumos e artigos que são apresentados em congressos e/ou enviados a revistas da área (sempre com orientação dos professores).
 
 
 
Imagem: Experimentos do grupo MASSA. Foto de César Tiago Forte.

Imagem: Experimentos do grupo MASSA. Foto de César Tiago Forte.

Imagem: Experimentos do grupo MASSA. Foto de César Tiago Forte.

Imagem: Experimentos do grupo MASSA. Foto de César Tiago Forte.

Neste mês de setembro, o Grupo MASSA participou do Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas, ocorrido entre os dias 1 e 4, em Gramado–RS. Dentre os participantes, havia quatro acadêmicos e três professores da instituição que apresentaram, ao todo, 11 resumos expandidos na forma de pôsteres e apresentação oral. O acadêmico da 10ª fase, César Tiago Forte, comentou:
 
"Além do conhecimento adquirido com a apresentação dos trabalhos, a participação no Congresso foi de extrema importância para os acadêmicos, pois foram apresentadas palestras relacionadas às novas tecnologias de controle de Plantas Daninhas com pesquisadores nacionais e internacionais. Além disso, tivemos oportunidade de entrar em contato com as empresas do setor agrícola, o que fortalece a oportunidade de emprego”.
Imagem: Integrantes do grupo MASSA no Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. Foto de César Tiago Forte.

Os acadêmicos e professores que desejam participar do grupo devem ter interesse em um aprendizado diferenciado e procurar seguir a linha da pesquisa. O Grupo não tem nenhum tipo de seleção e a certificação aos acadêmicos é proporcional a frequência: se o participante for assíduo as atividades desenvolvidas no Grupo, receberá a quantidade de certificação de horas igual a de um bolsista (20h).

domingo, 7 de setembro de 2014

Programa Ciência Sem Fronteira abre novas vagas para graduação-sanduíche

Emanuele P. Cenci (Arquitetura e Urbanismo/Erechim)

O Programa Ciência Sem Fronteira traz aos acadêmicos de Instituições públicas a possibilidade de cursar um período da sua graduação ou pós-graduação fora do seu país de origem, através de um intercâmbio de 12 meses. A criação deste programa tem como objetivo à expansão e a inovação das pesquisas e tecnologias brasileiras.




No dia 15 de Agosto de 2014, foram disponibilizadas novas chamadas para contemplação de acadêmicos em cursos de graduação para 21 países de destino: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.

O acadêmico interessado em participar do Programa deve seguir a alguns requisitos para a candidatura:
  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação nas Áreas Prioritárias do Programa (listadas no item 2 dos editais);
  • Ter obtido a pontuação mínima de 600 pontos no Enem, em teste realizado após 2009;
  • Ter concluído entre 20% e 90% do curso até o início previsto da viagem ao exterior.
Se estes requisitos já foram preenchidos, o próximo passo é escolher o país de interesse e ler o respectivo edital no site do Programa Ciência Sem Fronteira: <http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/inscricoes-resultados>

As inscrições das chamadas nº 180, 181, 182, 183, 196, 197, 198, 199, 200, 201, 202, 203 e 204 podem ser realizadas até o dia 29 de setembro. Já as chamadas nº 179, 184, 185, 186, 187, 188, 189, 190, 191, 192, 193, 194 e 195 recebem inscrições até 30 de setembro e devem ser realizada através do mesmo link (acima).

O candidato deve realizar o exame de proficiência exigido pelo edital do país escolhido e fazer o upload de sua nota antes do prazo final determinado pelo Cronograma (disponível no Edital).

Além disso, acadêmicos que possuem prêmios em concursos, olimpíadas escolares e méritos acadêmicos podem anexar seus comprovantes junto à inscrição. Alguns países oferecem cursos de línguas (Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá (edital 189), China (mandarim), Coreia do Sul, EUA, França, Irlanda, Itália, Nova Zelândia e Reino Unido) cuja duração e nota mínima no exame de proficiência podem ser consultada no Edital referente ao país.

Para obter maiores informações e tirar dúvidas, acesse o site: <http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=60bdd61c-cbdb-4743-9405-190637af46ac&groupId=214072>


sábado, 6 de setembro de 2014

Projeto Cultural: Grupo de Danças da UFFS-Erechim

Emanuele P. Cenci (Arquitetura e Urbanismo/Erechim)

O projeto do grupo de danças, que iniciou suas atividades há cerca de dois anos, foi retomado neste semestre.

O objetivo, segundo seu criador e atual coordenador, prof. Dr. Anderson Ribeiro, é incentivar a prática da dança e a interação entre os estudantes dos diversos cursos, além de contribuir de forma ativa na formação cultural do universitário. Para isso, são ofertadas aulas de dança aos acadêmicos e à comunidade externa.

Durante as aulas, são ensinados ritmos de danças populares e de salão, como forró, salsa, bachata e samba de gafieira, e não há nenhum requisito básico para participar das aulas, basta realizar a inscrição, enviando email ao prof. Anderson <andersonribeiro@uffs.edu.br>, e participar assiduamente das aulas para receber a certificação.

Os encontros do Grupo de Danças já iniciaram e ocorrerão às quartas-feiras, das 17h10min às 19h, na sala 2 do anexo da UFFS.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

1º Seminário de Estudos e Políticas de Alfabetização (SEPA) inicia no dia 8 de setembro

Daniê Regina Mikolaiczik (Pedagogia – Erechim)


Já estão abertas as inscrições para o 1º Seminário de Estudos e Políticas de Alfabetização (1º SEPA), que será realizado nos dias 8 e 9 de setembro na UFFS Erechim. As inscrições, que vão até a próxima sexta-feira, dia 5 de setembro, podem ser realizadas no link: http://www.uffs.edu.br/index.php?option=com_smartformer&formid=222

O público-alvo são acadêmicos do Curso de Pedagogia da UFFS Campus Erechim, professores da rede pública municipal e estadual de Erechim e interessados no assunto. Os participantes receberão certificação de 20 horas.

O objetivo do Seminário, segundo o site da UFFS (clique aqui), "é problematizar as recentes políticas de alfabetização, tendo em vista a discussão sobre a formação do professor alfabetizador e seus respectivos efeitos no processo de aprendizagem das crianças".

GEAME - Organizadores do Evento.

O evento está sendo organizado pelo Grupo de Estudos em Alfabetização do Município de Erechim (GEAME) e conta com a parceria do Pibid de Pedagogia e do Curso de Extensão em Alfabetização e Letramento.

A abertura do evento está marcada para às 13h30min do dia 8 de setembro com a palestra: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), ministrada pela Profª Drª Patrícia Moura Pinho, da UNIPAMPA - Jaguarão RS.

A programação completa do evento, retirada do site da UFFS, pode ser conferida abaixo:

Dia 8 de setembro (segunda-feira)
Palestra: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
Palestrantes: Patrícia Moura Pinho (UNIPAMPA/Jaguarão)
Mediadora: Acadêmica Maristela Longo
Horário: 13h30min – 18h30min
Local: Auditório da UFFS

Apresentação Musical com Amilton Jacob
Horário: 19h
Local: Auditório da UFFS

Palestra: Avaliação no Ciclo de Alfabetização
Palestrante: Ana Cristina da Silva Rodrigues (UNIPAMPA/Jaguarão)
Debatedora e Mediadora: Zoraia Aguiar Bittencourt (UFFS/Erechim)
Horário: 19h30min – 22h30min
Local: Auditório da UFFS

Dia 9 de setembro (terça-feira)
Palestra: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid): o desafio da docência
Palestrantes: Fernanda Marquezan (UNIFRA/Santa Maria), Marilane Maria Wolff Paim (UFFS/Erechim), Michele Martelet (Rede municipal/Santa Maria)
Mediadora: Acadêmica Daniê Regina Mikolaiczik
Horário: 8h30min – 12h30min
Local: Auditório da UFFS

Palestra: Numeramento e Letramento: diálogos possíveis
Palestrante: Patrícia Moura Pinho (UNIPAMPA/Jaguarão); Zoraia Aguiar Bittencourt (UFFS/Erechim)
Mediadora: Acadêmica Carla Fernanda Matté Marengo
Horário: 13h30min – 18h30min
Local: Auditório da UFFS

Palestra: A Formação do Professor Alfabetizador
Palestrante: Maria Lucia Marocco Maraschin (UFFS/Chapecó)
Debatedora e mediadora: Marilane Maria Wolff Paim (UFFS/Erechim)
Horário: 19h30min – 22h30min
Local: Auditório da UFFS