domingo, 31 de agosto de 2014

Diretório acadêmico da Engenharia Ambiental promove palestras para acadêmicos



Jéssica Amroginski – Engenharia Ambiental

Aula inaugural do curso de Engenharia Ambiental (foto de Alan Bet)

O DAAM – Diretório Acadêmico Anderson Mossi – do curso de Engenharia Ambiental promoveu recentemente duas atividades para os alunos. A primeira, realizada dia 18 de agosto integra o cronograma do ciclo de palestras “Conexões com o mercado de trabalho” e a segunda atividade foi uma Aula Inaugural, realizada na última segunda-feira, 25 de agosto.

A palestra realizada no dia 18 foi ministrada por Ubiratan Oro, Engenheiro Civil e Inspetor Chefe do CREA - RS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul) e possibilitou aos alunos conhecer melhor as atribuições da entidade de fiscalização e também como o engenheiro depois de formado deve proceder para registrar-se. A acadêmica Siliandra Muller afirma que “foi muito interessante para nós estudantes do curso de Engenharia Ambiental adquirir novas informações e novos conhecimentos sobre atribuições de nossa profissão. O ciclo de palestras promovido pelo DA está auxiliando muito na localização dos estudantes dentro do curso, pois há muitos que estão desmotivados pela falta de estrutura, de professores e outros recursos, e com essas palestras podem visualizar novas perspectivas voltadas para a sua formação”

Já na Aula Inaugural, realizada pela primeira vez para o curso de Engenharia Ambiental, as acadêmicas e também representantes do DAAM Analise Dall Agnol e Camila Dalla Rosa explicaram o que é o Diretório Acadêmico e quais são as suas funções. Após, o Professor Pedro Luiz Borges Chaffe (UFSC) falou um pouco mais da atuação de um engenheiro ambiental, aprofundando-se na sua área de atuação que são os recursos hídricos/hidrologia. Chaffe possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Engenharia Ambiental pela mesma Universidade e doutorado em Urban and Environmental Engineering - Kyoto University.

De acordo com a presidente do DAAM, Marcela Leohnardt Lago, está previsto para o mês de setembro novas atividades para os alunos.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Inscrições no Enade 2014 já podem ser conferidas

Emanuele Paula Cenci (Arquitetura e Urbanismo-Erechim)

Em 23 de novembro de 2014, acontece a 11ª edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade, que tem como principal objetivo avaliar a qualidade dos cursos de graduação.

O Enade foi criado no ano 2004 para avaliar se os acadêmicos possuem rendimento adequado em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares do seu curso de graduação. Para isso, a cada ano, são selecionadas diferentes áreas do conhecimento para avaliação. Conforme a Portaria Normativa nº 8, de 14 de março de 2014, serão avaliados pelo Enade 2014 os seguintes cursos:

[…] [a] bacharel em Arquitetura e Urbanismo; Sistema de Informação; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção; Engenharia Ambiental; Engenharia Florestal; e Engenharia […]; [b] bacharel ou licenciatura em Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras-Português; Matemática; e Química […]; [c] licenciatura em Artes Visuais; Educação Física; Letras-Português e Espanhol; Letras-Português e Inglês; Música; e Pedagogia; [...] [d] tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Automação Industrial; Gestão da Produção Industrial; e Redes de Computadores; […] [e] bacharel em: Agronomia; Biomedicina; Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia; Serviço Social e Zootecnia; […] [f] tecnólogo em: Agronegócio; Gestão Hospitalar; Gestão Ambiental; e Radiologia. (grifo nosso)

Os acadêmicos enquadrados nos cursos selecionados para o exame devem consultar sua inscrição entre os dias 12 e 21 de agosto (até amanhã, portanto) para confirmar se ela foi realizada corretamente e se os dados possuem alguma retificação a ser feita. Essa consulta é muito importante e pode ser feita através do site do Instituto Nacional de Pesquisas (Inep): http://portal.inep.gov.br/enade/inscricoes

Se houver alguma alteração em seus dados, o acadêmico deve entrar em contato com o Coordenador de seu curso para a realização das devidas correções até 29 de agosto.
 

O resultado do Enade é um dos fatores que auxilia na composição do Índice Geral de Cursos da Instituição (ICG) que aponta e acompanha o funcionamento e a qualidade dos cursos da Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Para maiores informações os acadêmicos podem acessar o site do Portal do Inep no link: http://portal.inep.gov.br/enade/perguntas-frequentes
 
 

Pós-Graduação em Teorias Linguísticas Contemporâneas encerra suas atividades nesta semana


Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental-Erechim)

No último dia 12 de agosto, aconteceu a abertura do Simpósio de Pesquisa em Teorias Linguísticas Contemporâneas com a palestra do prof. Dr. Carlos Mioto (UFSC) A pesquisa formal em Linguística. O evento faz parte do encerramento das atividades do Curso de Pós Graduação em Teorias Linguísticas Contemporâneas da UFFS – Campus Erechim, e, para esta semana (dias 22 e 23) estão programadas as apresentações dos resultados das pesquisas que foram realizadas pelos pós-graduandos.

O curso foi coordenado pelo Professor Atilio Butturi Júnior, - que atualmente está atuando em outra Instituição de Ensino Superior- e teve como objetivo principal “Possibilitar um espaço de reflexão acadêmica e de qualificação e formação de profissionais em Teorias Linguísticas Contemporâneas, oportunizando melhorias na qualidade do ensino e no enriquecimento da formação científica, técnica e profissional do graduado em nível superior”.

Imagem: cartaz do evento produzido por Pedro Paulo Vezon Filho.
 Confira, abaixo, a lista das apresentações que ocorrerão nesta sexta e sábado:

Nome do acadêmico

Título do  trabalho
                                    
Data e hora
  
Local da defesa
                       
Orientador
Cristina E. D. Schiavo
O uso da música para o ensino de língua inglesa no contexto escolar: um estudo de revisão de literatura
22/08/2014 

16h
Auditório
Profª Drª Ani C. Marchesan
Elisabete Baú
As sentenças relativas com núcleo do PB nos dados de escrita do Lácio-Ref
22/08/2014

18h
Auditório
Profª Drª Ani C. Marchesan
Rejane Nickel
As sentenças relativas com núcleo nominal nos dados de fala de Porto Alegre do projeto VARSUL
22/08/2014

19h30min
Auditório
Profª Drª Ani C. Marchesan
Rosangela L. A. da Silva
Propostas de produção textual em livros didáticos de língua portuguesa
23/08/2014

8h30min
Sala 1
Profª Me. Zoraia A. Bittencourt
Nara Dalagnol
Teoria da argumentação na língua: um caminho para a interpretação
23/08/2014

10h
Sala 1
Profª Drª Noemi L. dos Santos
Zelinda B. Dakmer
Competências exigidas pela redação do ENEM e conteúdos ensinados no ensino médio de escolas públicas de Erechim/RS
23/08/2014

11h15min
Sala 1
Profª Me. Zoraia A. Bittencourt
Laís M. Paris
Proposta de trabalho com oralidade nos livros didáticos de língua inglesa das escolas públicas de Erechim/RS
23/08/2014

15h
Sala 1
Profª Me. Zoraia A. Bittencourt

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Estão abertas as inscrições para o teste TOEFL/ITP (level 1)


Daniê Regina Mikolaiczik (Pedagogia - Erechim)

Iniciaram hoje, 18 de agosto, as inscrições para o teste de nivelamento em língua inglesa (TOEFL/ITP) que será aplicado em todos os campi da Universidade Federal da Fronteira Sul. Podem realizar o teste: estudantes, docentes e técnicos-administrativos.
 
 
Fonte: http://isf.mec.gov.br/arquivos/manual_do_candidato_TOEFL_ITP.pdf
 
O teste é muito importante, pois é um dos requisitos para participação no programa Ciências sem Fronteiras. Além de testar seus conhecimentos sobre a língua inglesa, o participante pode utilizar a participação na prova como horas para as ACCs dos cursos de graduação.

A inscrição pode ser feita na Plataforma do Programa Inglês Sem Fronteiras, no site isfaluno.mec.gov.br/index/acesso/i/c. As vagas são limitadas. Nessa plataforma, o estudante também pode encontrar orientações sobre a realização da prova.

No campus de Erechim esta será a segunda aplicação da prova, que esta prevista para o dia 08/11/2014. Em caso de dúvidas os interessados podem entrar em contato com a Assessoria para Assuntos Internacionais da UFFS: E-mail internacional@uffs.edu ou (49) 2049 3140. 
 
 

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo apresentam projetos para o Trabalho Final de Graduação


Emanuele Paula Cenci (Arquitetura e Urbanismo)

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS, ingressantes do ano de 2010, apresentaram seus projetos de pesquisa para o Trabalho Final de Graduação (TFG), que é realizado em duas etapas: a primeira, com a disciplina de “Introdução ao Trabalho Final de Graduação”, na nona fase; e a segunda, no “Trabalho Final de Graduação”, na décima fase.

Neste primeira etapa, foram realizadas pesquisas que buscaram um maior conhecimento sobre o tema (também chamado de conceito), o local de intervenção, o programa arquitetônico, os condicionantes locais, entre outras informações que tragam subsídios para uma proposta projetual que é lançada ainda nesta fase de estudos.
 
 

As apresentações às bancas realizaram-se nos dias 16, 17 e 24 de julho e tiveram a seguinte ordem de apresentação:

Douglas Pompermaier – “Terminal Rodoviário na Cidade de Erechim - RS”

Tiago André Tartas – “Centro de Convivência e Lar Para Idosos Bela Vista”

Maicon Berti – “Escola Agrícola no Município de Bandeirante - SC”

Marina Bellé – “Quilombo Mormaça: Uma Proposta Projetual”

Janieli Andressa Ponsoni – “Habitação de Interesse Social: Repensando Inserções na Cidade de Erechim - RS”

Vitor Jose Growacki – “Instituto e Parque Ecológico da Pedreira”

Érica Cristina Zanella – “Casa de Acolhimento”

Emanuelle Weber Feijó – “Menores Abandonados: Outro Olhar Sobre a Desfiliação”

Ellen Biavati – “Centro de Interpretação: Memória | Cultura | Ambiente”

Elis Regina Stadtlober – “Parque de Cultura, Memória e Lazer Itá - SC”

Deloan Edberto Mattos Perini – “Agricultura Urbana: Parque Linear Produtivo em Erechim - RS” 
 
Imagem: apresentação de projeto de TFG.

Imagem: apresentação de projeto de TFG


A acadêmica Ellen Biavatti, que apresentou sua pesquisa no dia 17 de julho, comentou sobre a importância dessa disciplina e da pesquisa para a graduação:

“Através da disciplina Introdução ao Trabalho Final de Graduação, vivenciou-se diferentes temas e abordagens. As pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos, auxiliaram na compreensão das especificidades de cada assunto, as quais serão trabalhadas na continuidade do Trabalho Final de Graduação. ”.

Todos os acadêmicos foram aprovados nesta fase do trabalho final de graduação e agora o objetivo será o desenvolvimento de um projeto baseado nas diretrizes pesquisadas e nas soluções vislumbradas para melhor resolução da problemática.