quinta-feira, 29 de maio de 2014

Alfabetização e Linguagens serão abordadas em curso de extensão na UFFS - Erechim


Daniê Regina Mikolaiczik (Pedagogia/Erechim)

Iniciou, no último dia 20 de maio, na UFFS-Campus Erechim, o curso de extensão com o tema: Alfabetização e Linguagens: possibilidades de intervenção em sala de aula. As aulas do curso serão ministradas pela profª Drª Marilane Wolff Paim, professora e coordenadora do curso de Pedagogia, que possui graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação e Ensino, pela Universidade do Contestado (2001); e Doutorado em Educação (UNISINOS, 2009).

Os encontros serão mensais, realizados no turno da tarde. Foram oferecidas 40 vagas a professores das redes públicas municipal e estadual de ensino - especialmente aqueles que atuam nas turmas de primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental - e estudantes de Licenciaturas.

O curso objetiva discutir quais as melhores estratégias para o trabalho com Alfabetização e Linguagens nos anos iniciais, mostrando os caminhos que podem ser seguidos por professores que buscam uma alfabetização baseada em uma linguagem social. No decorrer do curso, serão convidados vários docentes da UFFS – Erechim para conduzir trabalhos sobre os diferentes tipos de Linguagens.

Para a professora Marilane Wolff Paim, o curso de extensão ''proporciona a fundamentação teórica para a compreensão e análise interpretativa dos conceitos de alfabetização e letramento nas diferentes linguagens''. 
 
 

terça-feira, 27 de maio de 2014

Estudantes da UFFS bloqueiam ERS 135

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental / Erechim)

O frio e o tempo feio não foram motivos para que os estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul cancelassem a manifestação prevista para o dia de ontem, 26. Às margens da ERS 135, na entrada do novo campus da UFFS, alunos se reuniram com cartazes, apitos e instrumentos musicais para protestar e chamar a atenção da população e principalmente do governo sobre um problema que vem se arrastando há tempos.

O principal motivo do movimento é reivindicar o trevo de acesso ao campus, pois as obras ainda estão suspensas devido a irregularidades com a licença ambiental. Os alunos bloquearam o trânsito por cerca de 30 minutos nos dois sentidos da rodovia e, com o trânsito parado, distribuíram aos motoristas panfletos explicando os motivos do manifesto. O bloqueio era suspenso para evitar longos congestionamentos e após a rodovia era novamente trancada pelos estudantes. O protesto que iniciou de manhã seguiu até às 15 h. 
 
Fonte: Grupo do Facebook "Precisa-se de professores"

Fonte: Grupo do Facebook "Precisa-se de professores"


Fonte: Grupo do Facebook "Precisa-se de professores"


A acadêmica Camila Dalla Rosa do curso de Engenharia Ambiental salienta que “Nós estudantes da UFFS paralisamos nossas atividades hoje e fomos em busca de nossos direitos, queremos nosso meio ambiente preservado e da mesma forma queremos soluções para o acesso ao campus definitivo. Nosso ensino de qualidade também depende muito da nossa infra-estrutura definitiva que estará à nossa disposição após termos um acesso seguro ao local.”

Ainda não há previsão para o início das obras no local. 
 
Fonte: Grupo do Facebook "Precisa-se de professores"
 

domingo, 18 de maio de 2014

Publicada Portaria que trata da expansão da UFFS

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental/Erechim)

Tendo em vista que a rede federal das instituições de ensino superior está em processo de expansão e que o Reuni - Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais -, proporcionou a ampliação das universidades federais, criando instituições multicampi, ampliando vagas e cursos, foi criado um Plano de Expansão para a Universidade Federal da Fronteira Sul.

A portaria 389/GR/UFFS/2014, publicada no site da UFFS, aprova a metodologia para a elaboração de um plano de expansão externa e interna da Universidade, ou seja, pretende-se criar novos cursos de graduação nos campi já existentes e também criar novos campi.

De acordo com o documento, a reitoria da UFFS será responsável pela sistematização de todas as propostas que forem recebidas e essas serão remetidas ao Conselho Universitário e ao Conselho Estratégico Social. Em setembro e outubro deste ano, serão realizadas assembleias em que os Conselhos acima citados discutirão essas propostas e em uma sessão exclusiva, o Conselho Universitário irá decidir quais serão as propostas que estarão no plano de expansão interna e externa da UFFS, para posteriormente encaminhar ao MEC em fevereiro de 2015.

As propostas devem ser apresentadas à reitoria até o dia 29 de agosto. Os planos de expansão devem apresentar as metas a serem atingidas no prazo de 10 anos.

O campus de Chapecó está desenvolvendo uma pesquisa de opinião pública online, para que a comunidade em geral possa opinar sobre a expansão interna do campus. Na pesquisa, é possível escolher até três prioridades para opções: cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Para participar da pesquisa, basta acessar: http://www.rizzoma.net/expansaouffs/ 

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Ludicidade e Educação Infantil serão abordadas em curso de extensão na UFFS - Erechim.


Daniê Regina Mikolaiczik (Pedagogia - Erechim)

Iniciou no último dia 08 de maio, na UFFS-Campus Erechim, o curso de extensão com o tema: Ludicidade e Educação Infantil. As aulas serão ministradas por Rodrigo Saballa de Carvalho, que atua como professor no curso de Pedagogia, possui graduação em Pedagogia, Especialização em Gestão da Educação (UFRGS, 2002) e Mestrado (UFRGS, 2005), Doutorado (UFRGS, 2011) e pós-doutorado (UFPEL, 2014) em Educação. (cf. lattes)

Os encontros acontecem todas as quintas-feiras de manhã. Foram 60 vagas oferecidas a professores da Educação Infantil da cidade de Erechim, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais da Rede Pública Estadual - da área de abrangência da 15ª Coordenadoria Regional de Educação - e Municipal, e acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia da UFFS e das demais universidades da região.

O curso objetiva discutir as práticas lúdicas que podem ser desenvolvidas na Educação Infantil. Além de discutir práticas, o grupo conta com um grande número de professores que já atuam em sala de aula, o que faz com que o diálogo se aproxime da realidade, já que são inúmeras as experiências relatadas.
 


Para o professor Rodrigo Saballa de Carvalho “ao analisar as rotinas das instituições de Educação Infantil, é possível perceber que o espaço destinado ao brincar tem sido cada vez mais exíguo, pois a primeira etapa da Educação Básica é muitas vezes vista como um período preparatório para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, corroborando com tal afirmação, é importante destacar que a solicitação para realização de um curso de extensão que tivesse como foco a ludicidade, partiu das próprias Secretarias de Educação das cidades de Campinas do Sul, Carlos Gomes e Centenário - RS, durante o processo de avaliação do curso de extensão Educação Infantil: múltiplos letramentos, realizado no ano de 2013. Tal solicitação de formação continuada, evidencia a importância do curso que esta sendo proposto, e a necessidade de discussão do tema da ludicidade com professores que atuam nas instituições de Educação Infantil”.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

PET Campus-Erechim publica seu segundo livro

Daniê Regina Mikolaiczik (Pedagogia-Erechim)

Em Abril de 2014, ocorreu o lançamento do livro: Universidade Pública em Tempos de Expansão organizado pelo professor da UFFS-Erechim, Thiago Ingrassia Pereira, que é tutor do Grupo Práxis, PET/Conexões de Saberes (Bolsista FNDE), professor da área de Fundamentos da Educação, pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade (UFFS/CNPq), vice-presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, Sociólogo e Doutorando em Educação na UFGRS.

O livro é composto por uma coletânea de textos produzidos por estudantes e professores colaboradores do Grupo Práxis, PET/Conexões de Saberes e tem o objetivo de compartilhar as experiências de ensino, pesquisa e extensão vivenciadas pelo grupo durante os anos de 2012 e 2013.
 
Livro: Universidade Pública em Tempos de Expansão

O Programa de Educação Tutorial (PET)¹ iniciou suas atividades na UFFS-Erechim em 2010, na modalidade Conexões de Saberes, e foi nomeado: Grupo Práxis. O principal objetivo dos estudantes e organizadores é discutir a Educação Popular, atuando nos segmentos de ensino, pesquisa e extensão. Esta já é a segunda obra produzida pelo grupo, que em 2012 publicou: Há uma universidade no meio do caminho, também organizada por professor Thiago Ingrassia Pereira. Na primeira obra foram narradas as experiências dos bolsistas do programa até chegarem à universidade.

__________________
¹ O Ministério da Educação qualifica o PET como grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Na UFFS, o programa é gerido pela Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD.


domingo, 11 de maio de 2014

Docentes de Erechim lançam Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades



Jéssica Amroginski  (Engenharia Ambiental- Erechim)

O Grupo de Trabalho (GT) para a criação do Mestrado em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul – campus Erechim lançou nesta semana a Gavagai - Revista Interdisciplinar de Humanidades. Trata-se de um periódico científico que publica uma série de artigos de diferentes autores, que abordam pesquisas e debates relativos às Humanidades. 

Imagem: capa da primeira edição de Gavagai.

O principal objetivo da revista, que terá edições semestrais, é promover a divulgação de novos trabalhos que apresentam caráter teórico ou aplicado das diversas áreas interdisciplinares e das mais diversas perspectivas teóricas, das ciências humanas e de suas abordagens.

Nessa primeira edição, a Gavagai traz textos com diversas temáticas. São abordadas as relações que criam a identidade “político-pastoral” entre os anos 60 e 90. Já em outro texto, apresenta-se a importância dos periódicos oitocentistas brasileiros como um marco inicial para a leitura de romances no Brasil. Há também um artigo que debate a apropriação e ocupação de espaços públicos, caso ocorrido numa praça no centro de Florianópolis. Esses são apenas alguns dos temas presentes na revista, que conta, ainda, com outros artigos que retratam diferentes esferas do conhecimento.

De acordo com os editores do periódico, “O esperado é que a revista possa se tornar um periódico relevante em sua empreitada de discutir os diversos campos que compõem as Humanidades, seja em suas especificidades, seja em sua complexidade e em seus muitos vértices”.

Além do português, a revista possui resumos traduzidos para o espanhol e inglês. A partir do dia 16, estará disponível online, no endereço: www.gavagai.com.br. O próximo número está previsto para o segundo semestre e as normas estarão no site.

Para conhecer e ler a Gavagai, acesse: http://issuu.com/revistagavagai/docs/gavagai_-_grande



terça-feira, 6 de maio de 2014

Iniciam os preparativos para a primeira formatura da UFFS – Campus Erechim.


Daniê Regina Mikolaiczik (Pedagogia/Erechim)

Após quase cinco anos de atuação na cidade de Erechim, a Universidade Federal da Fronteira Sul se prepara para a formatura de seus primeiros acadêmicos. Serão três cursos de Licenciatura que farão a colação de grau em uma única cerimônia: Filosofia, Geografia e Ciências Sociais. Ao todo, são dezoito formandos que cumpriram as disciplinas dispostas em nove fases (quatro anos e meio).

A equipe do Comunica entrou em contato com um dos responsáveis pela organização, o pedagogo da instituição, Marcelo Luis Ronsoni, para obter mais informações sobre o evento. Segundo Marcelo, até o momento, está definido apenas uma data provisória, 13 de Setembro de 2014. Local, horário e outros detalhes ainda não estão confirmados.

Para os formandos, a expectativa é grande, porém, como poucas informações foram divulgadas em relação a formatura, eles se sentem apreensivos, já que não se trata de um simples evento. Andrei Pedro Vanin, formando do curso de Filosofia, afirmou que “A expectativa é grande. Se formar, marca o fim de uma etapa, que na maioria das vezes nem sempre quer que se acabe. Mas também, é um novo começo, em buscas de novos caminhos. No nosso caso, a formatura é mais especial por ser a primeira turma a colar grau na história da Universidade. Certamente será um momento inesquecível”.

Vale ressaltar que o grande impasse na tomada de decisões sobre a formatura ocorre porque a Universidade Federal da Fronteira Sul, de acordo com o documento: RESOLUÇÃO Nº 6/2013 – CONSUNI/CGRAD, é responsável por parte das despesas da cerimônia, fator que torna o processo mais burocrático.
Os formandos e toda a comunidade acadêmica continuarão acompanhando as próximas definições sobre a primeira formatura da UFFS - Campus Erechim.