terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Com clima de “Até logo”, eis os textos mais visualizados em 2013

Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

Desde o início do segundo semestre de 2013, com a equipe Comunica reduzida se comparada aos semestres anteriores, foram produzidos vinte textos por dois bolsistas – com o auxílio dos orientadores. Os quatro textos mais acessados nesse período discursam sobre assuntos diretamente relacionados ao cotidiano de atividades acadêmicas, tanto educacionais como de integração e lazer, e um deles versa sobre a importância da doação de órgãos.

Apresentar os textos com maior número de visualizações é apenas uma forma de analisar os interesses do público leitor. Não é, de forma alguma, desconsiderar a importância dos outros temas. Por isso, nem mais e nem menos importante, o texto que despertou maior interesse entre os leitores do blog foi A UFFS pelo mundo (acesse aqui), que apresenta entrevistas com três acadêmicos da UFFS-Erechim que estão em intercâmbio através do Programa Ciência Sem Fronteiras.

O segundo texto mais acessado foi: Estudantes de Filosofia organizam a I Semana Acadêmica do curso (acesse aqui). É um texto informativo que, além de expor as principais informações do evento, contém um relato do acadêmico Andrei Pedro Vanin, discursando sobre a Filosofia Moderna e Contemporânea.

O terceiro texto trata do III JUFFS, (acesse aqui), tornando públicos alguns acontecimentos do evento esportivo de integração da universidade.

O quarto texto com mais acessos traz à tona a importância da doação de órgãos, relatando uma palestra que foi realizada na UFFS pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Santa Terezinha (acesse aqui).

Em clima de férias - mesmo sendo poucos dias -, nos despedimos do público neste ano de 2013. Em 2014, haverá espaço para novos bolsistas que desejarem aprender e compartilhar conhecimento através do projeto Comunica. Aguardem informações!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Acadêmicos de Agronomia participam do VIII Congresso Brasileiro de Agroecologia

Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

Entre os dias 25 e 28 de novembro, aconteceu, em Porto Alegre, a oitava edição do Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA): cuidando da saúde do Planeta. Entendendo a limitação do modelo da agricultura convencional no que se refere à sustentabilidade, são estudadas e desenvolvidas novas formas de relação homem-natureza. Por isso, o evento surgiu com o objetivo de promover alternativas que possibilitem avanços na área da agroecologia a partir de espaços para discussão, reflexão e troca de experiências entre os participantes.

Muitos estudantes, técnicos e professores da UFFS estiveram no VIII CBA contribuindo, participando e apresentando trabalhos de extensão e/ou pesquisa. As quatro turmas de agronomia da UFFS-Erechim participaram do evento e, assim, puderam complementar as perspectivas do curso de agronomia, bem como do futuro profissional e do desafio de desenvolver novas formas de produção.

Em paralelo ao VIII CBA, ocorreu o V Encontro Nacional dos Grupos de Agroecologia (ENGA), que reuniu mais de 500 pessoas e realizou oficinas e discussões acerca da agroecologia.

O Comunica entrou em contato com Andreia Livi e João Daniel Foschiera, estudantes de Agronomia da UFFS Erechim, que participaram dos eventos (ENGA e CBA). Andreia e João fizeram uma crítica ao CBA, com base no caráter tecnicista do evento, que não estendeu diálogo com o público da práxis agroecológica - que constrói a agroecologia no dia a dia. De acordo com os acadêmicos:

“Momentos que debatem a agroecologia são sempre ricos em conteúdos e bem vindos, principalmente para acadêmicos em formação. Isso contribui para avançarmos na construção desta bela obra chamada agroecologia”.
O destaque do evento foi o encerramento com Stephen Gliessman, da Universidade da Califórnia Santa Cruz, que desafiou os participantes do VIII CBA a modificarem suas ações diárias, com o intuito de contribuir para uma vida mais sustentável e transformar a estrutura de mercado que é um ponto chave para mudanças.

Confira algumas fotos do evento feitas por Andreia Livi:









segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Evento organizado pelo curso de Filosofia debate a “A Divina Comédia”


Jéssica Amroginski  (Engenharia Ambiental/ Erechim)


“Revisitando o Inferno com Dante Alighieri” é um minicurso organizado pelo curso de Filosofia da UFFS- campus Erechim, que acontecerá entre os dias 09 e 12 de dezembro, das 15h às 17h. A atividade será ministrada pelo professor Dr. Luis Alberto De Boni, da Universidade do Porto – Portugal.


De acordo com a professora Joice Beatriz da Costa, organizadora do evento, o curso “[...] será um estudo sobre a primeira parte da Divina Comédia: Inferno. Isto significa adentrar num ambiente de descoberta de certas concepções filosóficas e históricas de sua época, por tratar-se de um dos textos mais importantes no domínio filosófico-teológico da Idade Média. Este estudo não é, pois, apenas um revisitar uma poesia de grande valor literário, lógico e linguístico que será ministrado por professor de ampla experiência e conhecimentos nacionais e internacionais nesta área.”

Luis Alberto De Boni irá analisar o núcleo do livro Inferno de Dante a fim de contextualizar o cenário ali desenvolvido e explicar alguns temas, como Amor, Corpo, Ódio, Sofrimento e Ética, além de proporcionar o debate filosófico acerca destes temas visando a reflexão, a discussão, a atualização e o aperfeiçoamento humano - explica a professora Joice Beatriz da Costa.

O objeto do curso é Dante Alighieri, que  foi um filósofo, poeta e político italiano que viveu no século XIV. É o autor da "Divina Comédia", considerado um clássico da literatura mundial, cuja narrativa é dividida em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso.

Os interessados podem se inscrever através do email: academicofilosofiauffs@gmail.com contendo nome completo, CPF, RG e órgão expedidor. As inscrições também podem ser feitas no local.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Segunda Semana acadêmica do Curso de Ciências Sociais

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental/Erechim)

 Neste mês, será realizada a II Semana Acadêmica do Curso de Ciências Sociais da UFFS – campus Erechim com o tema “A teoria social por suas vozes silenciadas e dissidentes”.

Cartaz de divulgação da II Semana Acadêmica do Curso de Ciências Sociais

As atividades iniciam no dia 11 de dezembro, às 13h30min, com um minicurso ministrado pelo Professor Thiago Ingrassia Pereira, do próprio campus. O evento segue até o dia 13, com programação no período da tarde e da noite. A última palestra será realizada no dia 13 às 19h15min no auditório da Escola Estadual Haidée Tedesco Reali.

As inscrições podem ser feitas no local ou via online, pelo site da UFFS (clique aqui), até o dia 06 de dezembro. Os organizadores esperam um público de 100 a 120 pessoas. As atividades são voltadas aos acadêmicos do curso de Ciências Sociais e podem participar alunos dos demais cursos da UFFS, docentes e público em geral.

Segue abaixo a programação completa: