quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Grupo Práxis do Programa de Educação Tutorial (PET)/ Conexões de Saberes realiza oficinas em escolas da região

Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)


O Programa de Educação Tutorial (PET)/Conexões de Saberes foi efetivado como proposta em 2010 e, desde então, vem desenvolvendo diversas atividades no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. O grupo de estudos trabalha com a área educacional, a fim de problematizar e discutir questões sobre: educação popular, universidade, políticas públicas para a educação, entre outras.

A equipe atuante, chamada de Grupo Práxis, é constituída por estudantes dos cursos noturnos da UFFS/Erechim e por docentes. Uma das atividades de intervenção ocorreu nos dias 18 e 19 de novembro, com a visita às escolas dos municípios de Aratiba, Erebango e Erechim, realizando oficinas a partir do projeto de extensão incluso no programa PET.

Oficina na Escola de Erebango (Colégio Irineu Evangelista de Souza). Foto: Grupo Práxis

Oficina na Escola de Educação Básica Aratiba. Foto: Grupo Práxis

De acordo com Fernanda May, acadêmica de Ciências Sociais da UFFS/Erechim e integrante do Grupo Práxis:

O objetivo desse projeto é estabelecer um diálogo com os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas da região. Nós falamos sobre a Universidade, sobre os cursos, forma de ingresso, sobre o ENEM, sobre bolsas e auxílios e buscamos problematizar com os estudantes a necessidade de realizar um curso superior hoje, bem como verificar as suas perspectivas em relação à continuidade dos estudos e a relação de incentivo por parte da escola, da família.
Durante a oficina, a equipe contextualizou a importância da UFFS, bem como seu papel para contribuir com o desenvolvimento regional. E, também, compartilhou experiências reais dos acadêmicos para com os secundaristas, mostrando as possibilidades de estudantes de ensino público e origem popular ingressarem em uma universidade, transformando a sua realidade e o seu redor.

No blog do PET (http://petconexoesdesaberes-uffs.blogspot.com.br/), é possível conhecer a equipe, obter maiores informações sobre a metodologia de atuação, além de ter acesso a outras notícias do programa.




domingo, 24 de novembro de 2013

Grupo de estudos sobre literatura inicia 

as atividades no campus Erechim



Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental - Erechim)

O Grupo de Estudo A narrativa brasileira de 1964 a 1985 começou nesta quarta-feira (20) suas atividades. O primeiro encontro serviu para decidir como irão prosseguir os próximos encontros do grupo, como os dias e horários compatíveis com os alunos inscritos. Além disso, discutiu-se também os textos e as narrativas que serão lidas.


O grupo é coordenado pelo Professor Roberto Carlos Ribeiro da UFFS. Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guaxupé (UNIFEG), com mestrado e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Ribeiro possui experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, e atua principalmente nos temas relacionados à ficção, literatura brasileira contemporânea, crítica literária e literaturas de língua portuguesa. 

A idéia do grupo, segundo o coordenador, é reunir os professores, alunos e técnicos interessados em literatura, para que analisem, interpretem e discutam narrativas produzidas, editadas, escritas no período histórico da ditadura militar:

“O intuito, também, é trabalhar com literatura, história e sociedade; a forma, ou estrutura, com que a literatura se apresenta nos textos de seus autores. Nesse período, não só, mas mais fortemente, a literatura se constrói com várias possibilidades de formatação, principalmente, porque quer apresentar essa realidade histórica e está, de certa forma, impedida pela censura, explícita ou não. Derivam daí as possibilidades de leituras polissêmicas, as alegorias, o fantástico, o maravilhoso dando suporte às narrativas”. - afirma o professor.

O grupo de estudos está apenas no começo. conforme os encontros forem ocorrendo, o Comunica divulgará as atividades aqui no nosso blog. Mais informações podem ser obtidas através do email: roberto.ribeiro@uffs.edu.br, com o coordenador das atividades
ENGENHARIA EM ATIVIDADES DE CAMPO

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental - Erechim)

Nesse semestre os acadêmicos da turma 2010 (7ª fase) do curso de Engenharia Ambiental, do campus Erechim, estão realizando diversas atividades de campo, para verificar na prática as teorias que discutiram em sala de aula. A turma realizou uma dessas atividades de campo na cidade de Passo Fundo no final de outubro. Acompanhados pelos professores Clarissa Dalla Rosa, Gean Delise Vargas e Pedro Eugênio Bohel, os alunos conheceram uma estação de tratamento de água (ETA) e esgoto (ETE) da cidade.

Imagem: atividade de campo de Engenharia Ambiental. Fonte: arquivo pessoal.

A acadêmica Jucele Krignl diz que a visita “Foi muito interessante, porque podemos ver na prática o conteúdo visto em sala de aula, e também tivemos a oportunidade de ver de perto uma área de atuação profissional futuramente, além de entender a importância de uma implementação de ETA E ETE nos municípios, bem como suas principais atividades, benefícios e dificuldades de implantação. Vimos também alguns problemas e como solucioná-los, assim a atividade a campo realizada colaborou para melhoria do aprendizado”

Os alunos estão ainda acompanhando a execução de uma edificação de 4 pavimentos na Rua Euclides da Cunha, nº. 291, em Erechim- desde os serviços iniciais para a execução das fundações superficiais tipo sapatas. Irão continuar acompanhando a obra até a sua finalização, prevista para o próximo ano. 

Imagem: a edificação acompanhada pela turma. Fonte: arquivo pessoal.

“Visando multidisciplinaridade, este acompanhamento se faz conjuntamente a outras saídas técnicas de campo, que complementam as disciplinas de mecânica e resistência dos materiais, ciência e tecnologia dos materiais e construção civil” diz o professor Pedro Eugênio Bohel, que ministra as matérias citadas. Pedro Bohel ressalta ainda que essas saídas em campo são abertas para alunos de outras fases, assim como de outros cursos de graduação da UFFS. 

De acordo com o professor, “Esta visualização prática dos elementos teóricos é necessária ao acadêmico de graduação, e indispensável ao aluno de engenharia, que acaba por complementar elucidativamente sua graduação, visto ser a engenharia, o desenvolvimento e a materialização na prática das teorias e dos projetos científicos”. 

Para este semestre, estão previstas ainda saídas de campo para acompanhamento de aterros sanitários e barragens na região do Alto Uruguai.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

SEM FRONTEIRAS: OPORTUNIDADES EM ERECHIM


Últimos dias de inscrições para o Programa

Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia - Erechim) 

Há poucos dias, o Comunica publicou um texto (http://comunicaerechim.blogspot.com.br/2013/11/pelo-mundo.html) relatando como estão alguns dos acadêmicos - da UFFS Erechim - que viajaram para outros países através do Ciência Sem Fronteiras. O Programa, que já possibilitou experiências internacionais para diversos estudantes da UFFS e de outras Instituições de Ensino do Brasil, mantém as inscrições abertas até o dia 29 de novembro para uma nova chamada.



Os cursos que serão oferecidos para os intercambistas estão localizados em 20 países: Suécia, Reino Unido, Nova Zelândia, Noruega, Japão, Itália, Irlanda, Hungria, Holanda, França, Finlândia, Estados Unidos, Espanha, Coréia do Sul, China, Canadá, Bélgica, Áustria, Austrália e Alemanha. Os editais, divididos por país, podem ser acessados no site da UFFS  (CLIQUE AQUI E ACESSE). 

A partir de janeiro de 2014, outros(as) acadêmicos(as) da UFFS Erechim embarcarão para estudar em outros países. Uma das estudantes é a Siane Camila Luzzi, que cursa o sétimo semestre do curso de Engenharia Ambiental e vai para o Canadá em janeiro. 

De acordo com a estudante, o seu processo para o Ciência sem Fronteiras iniciou em junho deste ano, com a escolha do país em que gostaria de estudar. Os procedimentos necessários - envio de documentos e teste de proficiência – ocorreram entre junho e setembro, até que em outubro foi recebida a carta de aceite da Lakehead University, que está situada em Thunder Bay, na província de Ontário. De janeiro de 2014 até abril de 2015, a acadêmica cursará quatro meses de inglês, terá quatro meses de estágio e fará dois semestres na Faculdade de Recursos Naturais.

Nas palavras de Siane, sua expectativa: 

“Estou me sentindo ansiosa, pois será uma experiência que sem dúvida vai contar muito no meu futuro profissional, principalmente, mas também pela experiência de vida em si, conviver com pessoas de outro país, com costumes diferentes, que vivem em leis muito diferentes das nossas, que falam outro idioma. Parece que o dia da viagem, que está marcado para dia 30 de dezembro ainda está longe; mesmo faltando menos de um mês e meio, acho que só vou acreditar no momento em que eu descer do avião em solo canadense”.


Depois dessas informações e relatos de uma “pré-viagem” ao exterior, os interessados em se inscrever devem acessar o site do Programa (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/), e baixar o arquivo Orientações para as inscrições no programa Ciência sem Fronteiras no link (CLIQUE AQUI). 


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PROJETO DO CAMPUS ERECHIM NO PROEXT 2014


Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia - Erechim)

O projeto de extensão Gestão Local, Políticas Públicas e Desenvolvimento, coordenado pelo Professor Cléber Martins, foi aprovado pelo Programa de Fomento à Extensão Universitária  – Edital ProExt 2014,  do Ministério da Educação. Pelo Programa, “[...] as IES poderão concorrer ao financiamento de ate R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) por projeto e de ate R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) por programa”.



De acordo com o professor Martins, “O Curso é organizado pelo Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Democracia e Estudos Urbanos e integra um conjunto de atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas desde 2011 na Universidade”. 

A proposta desenvolvida consiste, basicamente, em um curso de 80 horas, dividido em quatro módulos de 20 horas. Cada módulo tratará de assuntos diferentes e também será ministrado por diferentes professores. Há a possibilidade de os participantes cursarem somente um módulo de interesse. Quanto ao público alvo, esse contempla a comunidade em geral, estudantes, técnicos e gestores municipais dos municípios da Região do Alto Uruguai.


O primeiro módulo é destinado à avaliação dos efeitos e resultados do trabalho das instituições participativas – focando a região do Alto Uruguai, com o professor Cleber Martins. O segundo módulo é intitulado “Regras e procedimentos democráticos de participação do cidadão: análise das políticas públicas voltadas ao meio urbano”, e será ministrado pelo Professor Clóvis Schmitt Souza. O terceiro módulo, ministrado pela professora Maria Silvia Cristofoli, se refere aos novos mecanismos de participação cidadã: “Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e as ferramentas de análise do Plano de Ações Articuladas (PAR) desenvolvido pelos municípios”. O quarto e último módulo foi desenvolvido para oferecer aos participantes o conhecimento acerca das experiências da coleta seletiva de resíduos, e terá como ministrantes o professor Liérson Borges de Castro e a professora Débora Machado de Oliveira.


Com um tema relevante, o projeto contempla as demandas reais da sociedade relacionadas à gestão pública e desenvolvimento local, além de contribuir com os objetivos do Edital ProExt 2014 de fortalecer a extensão universitária e contribuir para a implementação de políticas públicas.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

A UFFS PELO MUNDO


Acadêmicos do campus Erechim que estão fazendo intercâmbio no exterior contam ao Comunica como está sendo essa experiência


(Jéssica Amroginski – Engenharia Ambiental/ Erechim)


O programa Ciência sem Fronteiras, iniciativa de diversos órgãos do governo federal, prevê a concessão de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, permitindo que alunos da graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.


Alunos de diferentes cursos da UFFS já foram contemplados com essas bolsas do programa federal e estão estudando no exterior. O Comunica entrou em contato com alguns desses estudantes, do campus Erechim,  para que eles pudessem compartilhar um pouco mais sobre a experiência que estão tendo e como é a Universidade onde estão estudando. Eis os depoimentos de três deles:



Jhonatan Paulo Barro
Acadêmico do Curso de Agronomia da UFFS
Cidade em que está morando: Manhattan, estado do Kansas
Universidade atual: Kansas State University 


Imagem:  Universidade de Kansas. Fonte: arquivo pessoal.


A universidade possui uma estrutura espetacular. A biblioteca é enorme, possui salas para estudos, scanners e copiadoras a R$ 0,10, além de internet e inúmeros computadores. Os laboratórios, ainda não conheço muito, apenas o do curso de inglês: é ótimo, fornece computadores, fones, quadros interativos e uma estrutura moderna, com muito conforto. Os prédios tem uma arquitetura antiga mas são confortáveis e acessíveis. Enfim, é uma estrutura muito melhor das universidades que eu vi no Brasil. Quanto à moradia: eu estou morando com mais 7 brasileiros em um apartamento em um condomínio chamado “Jardines Apartaments”. É muito bonito, fica perto da academia (outra estrutura invejável da universidade a qual podemos usufruir de graça pois está inclusa em nosso plano aqui), do estádio de futebol, do ginásio do basquete, e fica dentro do campus. Os apartamentos são mobiliados e bem confortáveis. Quanto à alimentação, temos opções de 2 restaurantes aqui que possuem uma boa estrutura também. Dentro desses restaurantes temos opções de comida chinesa, italiana, fast food, mexicana e americana clássica (normal). Sem dúvida, essa experiência está sendo ótima. Já conheci muitas pessoas de países diferentes, estou fazendo cada vez mais novas amizades, conhecendo novas culturas, aprendendo coisas novas, no curso de inglês ou até mesmo na minha área de estudo (Agronomia), conversando com colegas de graduação na área e até mesmo com outras pessoas que estão aqui fazendo mestrado e doutorado. Com isso, estou muito animado para terminar bem esse intensivo de inglês para, no próximo semestre, continuar fazendo inglês e uma matéria da graduação de Agronomia. (Essa semana tivemos uma reunião onde esclareceram como vai ser no próximo semestre e, no meu caso, farei mais um semestre de inglês e uma matéria da graduação em Agronomia - faremos matrícula em novembro). Além disso, a cidade é muito bonita e tem praticamente tem tudo que precisamos - apesar de ser uma cidade pequena com cerca de 60 a 70 mil habitantes, incluindo alunos. As pessoas são muito amigáveis e estão sempre dispostas a ajudar. 

Imagem: o acadêmico Jhonatan em sua nova casa. Fonte: arquivo pessoal.

Leonardo ChechiAcadêmico do Curso de Agronomia da UFFS
Cidade em que está morando: Normal, Estado: Illinois
Universidade atual: Illinois State University

Imagem: Universidade de Illinois. Fonte: arquivo pessoal.

A universidade tem cerca de 20 000 estudantes. A maior diferença em relação ao Brasil, na minha opinião, é a carga horária dos cursos. Aqui os cursos tem duração de 4 anos, com uma média 15 a 20 créditos por semestre. Existem diversos tipos de moradia; eu moro em um prédio (18 andares) com quartos para duas pessoas e banheiros coletivos. O restaurante da Universidade oferece variados tipos de comida. Outra diferença importante é em relação aos custos: mesmo sendo uma Universidade pública, ela tem que ser paga e os planos de alimentação e moradia não são nem um pouco baratos, assim como os custos para estudar.

Com o programa Ciência sem Fronteiras estou tendo uma grande oportunidade de conhecer uma cultura diferente e aperfeiçoar meu inglês. Acredito que isto seja muito importante não só para minha vida profissional, mas também para minha vida pessoal, pois já passei por muitas dificuldades aqui, uma vez que quando cheguei aqui não tinha muitos conhecimentos em Inglês. A maior dificuldade para mim é conviver longe da minha família, namorada e amigos. Espero que essa experiência me ajude a encarar com mais facilidade os desafios não só da minha profissão, como também na minha vida e se possível poder retribuir de alguma forma ao Brasil, uma vez que o país está arcando com os custos do programa. 

Imagem: o acadêmico Leonardo pela cidade nova. Fonte: arquivo pessoal.


Andrei SignorAcadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFFS
Cidade em que está morando: Melbourne ( Capital do Estado da Victoria- Austrália)
Universidade atual: Deakin University 

Imagem: a Universidade de Melbourne. Fonte: arquivo pessoal.

Por enquanto, estou estudando apenas Inglês, mas em março iniciam minhas aulas na faculdade de Arquitetura. As aulas em geral parecem ser parecidas com o Brasil. A diferença é que em geral os períodos são mais curtos e as turmas são menores (elas funcionam mais como orientação, e os alunos tem mais tempo para estudar em casa). A universidade nos oferece uma estrutura de excelente qualidade em relação aos ambientes de estudo e uso de tecnologias. Temos seguro saúde funcionando dentro da universidade também, e diversos espaços de convivência. Quanto à moradia, você pode escolher em dividir aluguel ou morar em casa de família; eu divido aluguel, porque além de garantir maior privacidade, é mais barato e divertido. Moro com pessoas da Índia e do Sri Lanka, isso é muito bacana do ponto de vista do aprendizado cultural e mesmo do idioma. A Universidade me ajudou com todo o processo de procura por moradia, inclusive ligando para os donos das casas, pesquisando preços e marcando horários de visitações. 

A experiência está sendo única, tudo aqui é um aprendizado constante, desde o idioma, os estudos e a convivência com as pessoas. Melbourne é uma cidade linda, não me canso de admirá-la, em termos de arquitetura há muitas coisas para ver e aprender a todo o momento. Conhecer pessoas e fazer amizades também é fascinante, somos sempre convidados a conhecer novas culturas e aprender a conviver com hábitos diferenciados.

Imagem: o acadêmico Andrei pela cidade nova. Fonte: arquivo pessoal.

Para os interessados, o Comunica lembra que o Ciência Sem Fronteiras está com novos editais abertos.

Atividade do PIBID Sociologia aborda a importância da Política e da Democracia

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental/Erechim)

A importância da política e da democracia foi o tema central de um vídeo produzido por acadêmicos do Curso de Sociologia da UFFS que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A oficina Democracia e Representação Política, desenvolvida por esses acadêmicos juntamente com alunos da Escola Érico Veríssimo de Erechim, teve como finalidade aproximar estudantes (dos Ensinos Fundamental e Médio) aos temas relacionados com a esfera política, realizar debates e esclarecer alguns conceitos importantes sobre política com os estudantes.

Os trabalhos iniciados em abril de 2013 abordaram “[...] discussões e simulação do processo de tomada de decisões feito por alunos voluntários com a orientação dos bolsistas do PIBID Sociologia. Concluída a primeira etapa, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Poder Executivo (Câmara de Vereadores) e Legislativo (Prefeitura) conhecendo o funcionamento da estrutura política em âmbito municipal e dialogando com seus representantes” diz a bolsista do PIBID e acadêmica de Sociologia, Marjorie Tessie Sozo.

Ao final das atividades promovidas pela oficina, produziu-se um documentário sobre os encontros que foram realizados. Para Marjorie, “O resultado da oficina foi gratificante. Os alunos perceberam que existem outras formas, além do voto, de participar das decisões políticas e de como isso é importante. Finalmente, puderam compartilhar seu aprendizado com os demais da Escola Érico Veríssimo com a exibição do documentário em que protagonizaram os diálogos”.

O vídeo foi exibido no dia 22 de outubro para os estudantes, professores e demais funcionários da Escola Érico Veríssimo, comunidade acadêmica da UFFS e também para as autoridades do poder Executivo e Legislativo de Erechim. No encerramento da apresentação, os alunos que participaram da elaboração do vídeo receberam um certificado.