domingo, 27 de outubro de 2013

Estudantes de Filosofia organizam a I Semana Acadêmica do curso

Por Yan Bergozza (Agronomia – Erechim)

Na primeira dezena de novembro, de 4 a 8, a UFFS/Erechim sediará a I Semana Acadêmica do Curso de Filosofia: Temas da Filosofia Moderna e Contemporânea, que está sendo organizada por um grupo de discentes e docentes da universidade.
 
Cartaz da I Semana Acadêmica do Curso de Filosofia

As atividades iniciam na segunda-feira (4) com o minicurso Introdução à Filosofia de Friedrich Nietzsche. À noite, acontecerá o protocolo de abertura a partir das 19 horas, seguido da conferência: Nietzsche e a naturalização da moral, com o Professor Dr. Clademir Luís Araldi da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Além do minicurso e das conferências, a I Semana Acadêmica terá um espaço de Comunicações, que é destinado às apresentações de pesquisas desenvolvidas por acadêmicos.

A inscrição, que poderá ser feita no dia e no local do evento, possibilita o livre acesso dos interessados e é gratuita. É importante ressaltar que os acadêmicos matriculados no curso de Filosofia da UFFS/Erechim já têm suas inscrições garantidas.

O Comunica entrou em contato com Andrei Vanin, acadêmico do curso de Filosofia e integrante da coordenação do evento, que falou falou sobre a relevância do tema e da metodologia dos espaços formativos do evento:

“A filosofia moderna e contemporânea, assim como toda a filosofia, colocam questões que determinam significativamente o modo como vivemos e entendemos o mundo. A idade moderna com o paradigma do sujeito, e a idade contemporânea com o paradigma da linguagem merecem destaque numa semana acadêmica por basicamente dois motivos primordiais: o primeiro, é o interesse dos alunos pelas duas épocas e pelos temas. O segundo é abordar temas que não são muito trabalhados nas aulas. Além da preocupação com as palestras e o minicurso, tivemos o interesse também em reservar uma noite para as comunicações, um espaço para que os acadêmicos consigam mostrar suas pesquisas. A expectativa é grande, e certamente será um momento proveitoso para a formação acadêmica.”

Para obter mais informações sobre a programação e demais questões do evento, acesse: /http://academicofilosofiauffs.blogspot.com.br/

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Discutindo o Programa de Agricultura de Base Ecológica com agricultores


Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

Na sexta feira (18), vários agricultores, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – RS (Emater) e da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e estudantes se reuniram nas dependências do Colégio Agrícola Estadual Emílio Grando para avaliar e discutir o Programa de Agricultura de Base Ecológica (PABE). O encontro ocorreu durante o Seminário Regional do PABE. 
 
Seminário Regional do PABE. Foto: Andréia Livi

Seminário Regional do PABE. Foto: Andréia Livi
O seminário, promovido pela SDR e Emater, teve como objetivo principal pensar estratégias que contemplem o PABE e suas ações de transição agroecológica. Na parte da manhã, ocorreu a fala do Secretário Estadual da SDR Ivar Pavan, que discorreu sobre a importância de criar agroindústrias para agregar valor aos produtos dos agricultores. Na sequência, Agda Ikuta, do Departamento de Agricultura Familiar da SDR, apresentou os objetivos e a metodologia de trabalho do Programa de Agricultura de Base Ecológica. Entre outras falas, os participantes do seminário se dividiram em três grupos para discutir questões correspondentes ao programa e, posteriormente, fizeram a socialização dos pontos principais discutidos. 
 

Grupo de discussão. Fonte: Andréia Livi.

Os assuntos de fomento à discussão permearam alguns eixos direcionadores, como: produção orgânica de alimentos; industrialização; comercialização; certificação; assistência técnica e extensão rural; e estratégias para avançar o processo de transição agroecológica através da organização dos agricultores.

Devido à metodologia de discussão, que teve bastante participação dos agricultores, o seminário foi construtivo e serviu de base para ampliar os conhecimentos e as perspectivas relacionadas à transição agroecológica.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Novo curso de mestrado é ofertado em Erechim

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental - Erechim)

O campus Erechim sediará com um novo curso de Mestrado da UFFS a partir do próximo ano. A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aprovou o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental. Na primeira seleção, serão disponibilizadas 20 vagas para o campus. A previsão para abertura da primeira turma do curso é março de 2014 e em breve será lançado o edital do processo seletivo.

O Mestrado – primeiro nível de um curso de pós-graduação - possibilita uma formação aprofundada, além de preparar profissionais para lecionar em nível superior. Um curso de Pós-Graduação se destina a formar pesquisadores em áreas específicas do conhecimento. O foco do programa do novo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu será Produção Sustentável e Conservação Ambiental, com as linhas de pesquisa em Sustentabilidade dos Agroecossistemas e Conservação dos Recursos Naturais.

Segundo a coordenadora do curso, professora doutora Helen Treichel, o curso “[...] está centrado na promoção da sustentabilidade dos agroecossistemas, desenvolvimento de tecnologias e manutenção das funções sistêmicas dos ambiente naturais. Entendemos por sustentabilidade que o uso atual dos recursos naturais não deve comprometer a disponibilidade dos mesmos recursos para as gerações futuras” . A professora destaca ainda que a criação desse mestrado “[...] vem ao encontro tanto das necessidades de estudos na mesorregião do Mercosul, quanto à meta da criação da UFFS e os princípios da Pós-Graduação da UFFS, dentre os quais destacam-se a promoção do desenvolvimento humano, cultural, socioeconômico e ambiental sustentável por meio do fomento ao ensino, pesquisa e extensão.”

Para mais informações sobre o Mestrado, basta consultar a página do Programa, no site da UFFS (CLIQUE AQUI).

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Discutindo agroecologia com a comunidade - II Seminário de Agroecologia do Alto Uruguai


Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia - Erechim)

Os dias 24 e 25 de setembro, para diversos agricultores, estudantes, professores, profissionais e pesquisadores, foram destinados ao estudo e discussão de temas relacionados à Agroecologia, no II Seminário de Agroecologia do Alto Uruguai.

Palestra realizada na UFFS mostra a importância da doação de órgãos

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental / Erechim)


A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Santa Terezinha de Erechim realizou, no dia 25/09, uma palestra para a comunidade acadêmica da UFFS. A atividade, que foi promovida pelo Setor de Assuntos Estudantis, abordou vários aspectos importantes sobre o assunto que às vezes são desconhecidos pela maioria das pessoas.
 

De acordo com a psicóloga Luana Gasparetto Fontanella, “[...] a CIHDOTT do Hospital Santa Terezinha realiza campanhas durante o ano todo para conscientizar as pessoas e informar sobre a doação de órgãos, pois a única forma de ser um doador é informar a família e falar sobre isso em casa! Há 30 mil pessoas na lista de espera e 7000 transplantes somente são realizados. Temos muito mais chance (70 %) de estar na lista de espera do que ser um doador”.

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário deixar nenhum documento por escrito, basta apenas o doador informar sua família a respeito da sua vontade, pois a doação só será realizada com a autorização familiar, afirma Luana G. Fontanella.
 

A psicóloga falou ainda que a maioria dos casos de doação acontece com os pacientes que entram em morte encefálica (geralmente vítimas de traumatismo craniano ou AVC). Porém, há situações em que o doador é vivo e, nesse caso, ele pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e/ou parte do pulmão.

Luana G. Fontanella encerrou a palestra dizendo que a doação de órgãos ainda é vista com certo preconceito por algumas pessoas, por isso deve-se debater sobre o assunto, para mostrar que se trata de um ato de amor e solidariedade com o próximo, um ato que pode salvar vidas!